Questões de Administração

Assinale a alternativa que apresenta a principal finalidade da gestão de materiais em uma organização pública.
  • A. (Re)Provisionar materiais em tempo oportuno, quantidade ideal e custos adequados, de modo a assegurar equilíbrio entre consumo e estoque.
  • B. Assegurar que as informações e correspondências cheguem às partes interessadas em tempo hábil para resguardar a eficiência organizacional.
  • C. Administrar os recursos financeiros da organização, de modo a assegurar que os recursos (humanos, tecnológicos, materiais etc.) estejam disponíveis para as atividades organizacionais cotidianas.
  • D. Organizar os espaços físicos do ambiente de trabalho, de modo a garantir condições mínimas que resguardem a saúde e a qualidade de vida no trabalho do servidor.
  • E. Gerenciar os documentos permanentes arquivados na organização, de modo a resguardar o respectivo valor histórico e a inalienabilidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Dentre os modelos de avaliação de desempenho, tem-se o balanced scorecard com quatro perspectivas, sendo elas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. Kaplan e Norton (2004) citados por Schmidt, Santos e Martins (2014) apresentam a integração destas quatro perspectivas à estratégia organizacional. Sobre este assunto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Desempenho financeiro: traduz-se no principal ingrediente para alavancar o sucesso financeiro. Kaplan e Norton (2004) enfatizam que o monitoramento dessa perspectiva passa pela estruturação de indicadores para medir a satisfação, retenção e crescimento do sucesso com os clientes-alvo. Além disso, define objetivamente a proposta de valor para os segmentos de clientes-alvo. A seleção adequada da proposição de valor para os clientes é o elemento central da estratégia.

( ) Sucesso dos clientes-alvo: é critério definitivo para mensurar o desempenho financeiro da organização. Cabe à organização estabelecer estratégias capazes de promover o crescimento de valor sustentável para os acionistas.

( ) Processos internos: constituem-se no mecanismo capaz de criar e cumprir a proposição de valor para os clientes. Ao estabelecer indicadores para acompanhar a evolução dos processos internos, estará monitorando-se, em última instância, a tendência de melhoria desses processos, e o impacto junto aos clientes e nos resultados.

( ) Aprendizado e crescimento: os objetivos estabelecidos nessa perspectiva descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional que se conjugam para sustentar a estratégia. Os ativos intangíveis são a fonte definitiva de criação de valor sustentável, então, as melhorias obtidas nessa perspectiva constituem-se em indicadores de tendência para os processos internos, que impulsionam o sucesso para os clientes e acionistas.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação à área de recursos humanos, julgue os itens de 66 a 70. Atualmente, o objetivo da gestão de pessoas é propiciar que a organização alcance seus objetivos e realize sua missão.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Técnicos de um órgão da administração pública consideram que a execução de serviços administrativos é mais importante que o atendimento ao público. Por isso, o atendimento é realizado em sistema de revezamento e rotineiramente, sendo necessário repor atendentes devido a conflitos com clientes e ausências de servidores nos dias da escala de trabalho.

Nessa situação hipotética,

conflitos com clientes e ausências nas escalas são problemas de má conduta no comportamento dos servidores e podem estar relacionados à falta de interesse pelos assuntos, podendo, ainda, comprometer a cortesia e urbanidade no relacionamento com os clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A literatura define estoque como a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação. Em uma organização do setor público, corresponde ao somatório de materiais que permanecem reservados para uso oportuno. Os estoques devem sempre ser corretamente dimensionados, eis que sua manutenção é onerosa, importando, entre outros custos, os
  • A. independentes do nível de estoque médio, tal como os custos de pedido.
  • B. inversamente proporcionais ao seu nível médio, tal como o custo de depreciação.
  • C. diretamente proporcionais ao seu nível médio, tal como o custo de perdas.
  • D. de oportunidade, que se relacionam com o valor financeiro dos itens.
  • E. de predileção, relacionados com aspectos psicológicos e culturais inerentes ao gerenciamento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A abordagem citada no texto refere-se a um conceito

  • A. baseado na busca de equilíbrio entre resultado financeiro, responsabilidade social e ambiental, possibilitando a implementação de indicadores que avaliem essas três dimensões.
  • B. baseado nas mudanças sociais, geradas pelos resultados econômicos e financeiros decorrentes das suas atividades de responsabilidade social.
  • C. fundamentado pela ferramenta conhecida como 3P (profit, planet, performance), que implementa indicadores para auxiliar no gerenciamento dos resultados financeiros da empresa.
  • D. fundamentado na busca de equilíbrio entre planejamento financeiro e responsabilidade social, possibilitando a implementação do método conhecido como 3P (plan, profit, people), que avalia o resultado da empresa considerando suas ações sociais.
  • E. implementado nas empresas listadas na Bolsa, para compor uma métrica que avalie os resultados financeiros do ponto de vista dos investidores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em vendas, ao apresentar um produto securitário, o assistente securitário deve:
  • A. focar na necessidade do cliente;
  • B. deixar que o cliente controle a entrevista;
  • C. usar linguagem culta e sofisticada para causar boa impressão;
  • D. mostrar ao comprador o máximo de conhecimento técnico sobre o produto;
  • E. manter um clima de simpatia para que o cliente não faça objeções.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em vendas, o conhecimento dos produtos é fundamental por permitir que:
  • A. o vendedor passe autoridade ao discorrer sobre o acúmulo de informações que ele detém;
  • B. o comprador perceba a profundidade do conhecimento do vendedor;
  • C. o comprador obtenha as informações técnicas que só o vendedor pode dar;
  • D. o vendedor mostre segurança e habilidade para responder objeções;
  • E. comprador e vendedor possam estar em equilíbrio com relação às informações.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um fabricante de equipamentos eletrônicos, pressionado pela inadimplência dos lojistas compradores de seus produtos, decide assumir o controle do seu processo logístico e chegar ao consumidor final, por meio da venda porta a porta Na situação em questão, o fabricante estará fazendo uso do sistema de venda
  • A. a varejo.
  • B. indireta.
  • C. direta.
  • D. por atacado.
  • E. horizontal.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quando a psicologia surgiu como ciência, o debate sobre a forma de descrever e explicar a mente e o comportamento humano começou. Com isso várias escolas e teorias sobre esse assunto foram desenvolvidas. Com relação a essas teorias e escolas, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a teoria e seu respectivo autor:
  • A. Psicanálise – Carl Gustav Jung.
  • B. Gestalt Terapia – Abraham Maslow.
  • C. Teoria Centrada na Pessoa – Frederick Perls.
  • D. Teoria da Aprendizagem Social – Albert Bandura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: