Questões de Administração da FGV

Em vendas, ao apresentar um produto securitário, o assistente securitário deve:
  • A. focar na necessidade do cliente;
  • B. deixar que o cliente controle a entrevista;
  • C. usar linguagem culta e sofisticada para causar boa impressão;
  • D. mostrar ao comprador o máximo de conhecimento técnico sobre o produto;
  • E. manter um clima de simpatia para que o cliente não faça objeções.
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Em vendas, o conhecimento dos produtos é fundamental por permitir que:
  • A. o vendedor passe autoridade ao discorrer sobre o acúmulo de informações que ele detém;
  • B. o comprador perceba a profundidade do conhecimento do vendedor;
  • C. o comprador obtenha as informações técnicas que só o vendedor pode dar;
  • D. o vendedor mostre segurança e habilidade para responder objeções;
  • E. comprador e vendedor possam estar em equilíbrio com relação às informações.
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Um fabricante de equipamentos eletrônicos, pressionado pela inadimplência dos lojistas compradores de seus produtos, decide assumir o controle do seu processo logístico e chegar ao consumidor final, por meio da venda porta a porta Na situação em questão, o fabricante estará fazendo uso do sistema de venda
  • A. a varejo.
  • B. indireta.
  • C. direta.
  • D. por atacado.
  • E. horizontal.
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Leia o fragmento a seguir.

O processo participativo com foco nas estratégias organizacionais e nas metas a alcançar, que visa a apoiar ações eficazes e efetivas na gestão de pessoas e está vinculado à avaliação institucional, desenvolvendo-se sem intermitências temporais.

Esse processo é chamado de

  • A. interstício temporal.
  • B. desempenho crítico.
  • C. qualificação organizacional.
  • D. gestão de competências.
  • E. gestão de desempenho.
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Ao analisar os indicadores estratégicos de sua companhia, João Pedro verificou que as faltas dos funcionários eram um problema recorrente.

Em relação ao mapa estratégico, a companhia possui uma situação adversa sob a perspectiva

  • A. financeira.
  • B. dos clientes.
  • C. de processos internos.
  • D. de processos externos.
  • E. de aprendizado e crescimento.
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Uma instituição pública implantou a gestão de competências como prática de recursos humanos. As competências individuais foram mapeadas, e identificados os gaps de competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários precisa desenvolver: conhecimentos de direito administrativo; disposição para trabalho em equipe; utilização do sistema de informática para controle de processos adotado pela instituição.

Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas, respectivamente:

  • A. treinamento no cargo; ensino à distância (EAD); treinamento em sala de aula;
  • B. coaching; jogos de empresas; ensino à distância (EAD);
  • C. treinamento em sala de aula; coaching; simulações;
  • D. rotação de cargos; atribuição de projetos; ensino à distância (EAD);
  • E. treinamento em sala de aula; simulações; rotação de cargos.
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Muitas vezes, as empresas preferem a contratação de profissionais de fora do contexto organizacional para ocupar uma vaga. O recrutamento externo é justificado porque
  • A. estimula o espírito de competição entre os membros internos.
  • B. minimiza os riscos de inadequação cultural.
  • C. reduz a incerteza quanto ao potencial do candidato.
  • D. permite renovar o quadro de competências da organização.
  • E. proporciona um processo mais célere de alocação.
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Após a triagem em processo seletivo para uma vaga de emprego, dez candidatos são convocados para a fase seguinte, de seleção substantiva. Assinale a opção de apresenta um instrumento adequado para essa etapa da seleção.
  • A. Verificação de antecedentes.
  • B. Resolução de estudo de caso.
  • C. Aplicação de formulário situacional.
  • D. Avaliação toxicológica.
  • E. Avaliação em “círculos de sensibilidade”.
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Uma organização acaba de realizar um processo de recrutamento externo, com a contratação de uma consultoria especializada, para atrair candidatos a um processo seletivo que visa preencher um número expressivo de vagas. O diretor de recursos humanos quer avaliar o desempenho do processo de recrutamento – mais especificamente, quer avaliar o desempenho do método de recrutamento utilizado.

Um indicador adequado para tal seria:

  • A. índice de empregados de alto potencial;
  • B. índice de retenção;
  • C. tempo médio de contratação;
  • D. número de candidatos qualificados apresentados;
  • E. índice de adequação do empregado à vaga.
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Ao ser constatado um alto índice de turnover (rotatividade) dos funcionários de uma empresa, uma firma de consultoria é contratada para auxiliar na redução desse problema, que tem trazido severos custos à empresa. Após estudo minucioso, os consultores identificaram uma disfunção relacionada ao equilíbrio organizacional. Assinale a opção que indica a conclusão a que eles chegaram.
  • A. O payback do final do período não é compatível com o investimento planejado.
  • B. As recompensas da organização não são proporcionais às contribuições dos colaboradores.
  • C. O sistema interno não está interagindo com o sistema externo.
  • D. As forças atuantes no setor estão promovendo uma rivalidade predatória.
  • E. Os conflitos organizacionais estão gerando o burn-out técnico.
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