Questões de Administração

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. A aprendizagem contínua está relacionada à educação de toda a vida do indivíduo, com ênfase em diferentes saberes e nas perspectivas profissionais futuras.
  • C. Certo
  • E. Errado
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São consideradas estratégias de desenvolvimento de equipes de alta performance, EXCETO:
  • A. o líder de uma equipe recém-formada deve promover o conhecimento mútuo dos membros
  • B. criar e fortalecer uma identidade, dar um nome, utilizar uniforme, distintivos.
  • C. estimular a criatividade, abandonar as concepções sem fundamento, o julgamento crítico é uma forma de criar um clima de abertura intelectual.
  • D. estabelecer processos seletivos amenos, facilitando o ingresso de outras pessoas, valorizando assim seus participantes.
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Analise as alternativas a seguir em relação aos níveis de profundidade dos resultados de um treinamento e assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. O nível de reação mostra a satisfação dos participantes em relação à experiência do treinamento.
  • B. No nível de aplicação das habilidades apreendidas no trabalho as pessoas adotam novas atitudes que mudam seu comportamento.
  • C. O nível impacto nos resultados do negócio é o mais profundo e tem seu foco no programa e facilitador.
  • D. O nível conhecido como retorno sobre o investimento é genericamente denominado ROI.
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No que concerne ao tema de Recursos Humanos, as atividades correspondentes à orientação por meio de mentores e rotação de funções se inserem na atuação relacionada com
  • A. Relações com Sindicatos e Legislação Trabalhista.
  • B. Recrutamento e Seleção.
  • C. Salários e Benefícios.
  • D. Folha de pagamento e Bônus.
  • E. Treinamento e Desenvolvimento.
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Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue os itens a seguir. Ao planejar capacitações para sua equipe, o gestor deve estabelecer objetivos para o treinamento, a exemplo da promoção de atitudes, que se refere ao desenvolvimento de capacidades intelectuais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à postura profissional, a relações interpessoais e à comunicação no contexto organizacional, julgue os itens que se seguem. O desenvolvimento das pessoas no contexto organizacional não depende do relacionamento interpessoal, mas sim da oferta de cursos e treinamentos apresentados pela empresa.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA em relação aos principais meios utilizados para o levantamento das necessidades de treinamento.
  • A. A avalição de desempenho pode identificar colaboradores que executem suas tarefas abaixo do nível esperado.
  • B. O colaborador não desempenha adequadamente suas atribuições, deve-se providenciar imediatamente treinamento.
  • C. Solicitações e entrevistas com supervisores e gerentes.
  • D. Realizando entrevistas de saída, isto é quando o colaborador estiver deixando a empresa.
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Muitos programas de treinamento estão distanciados das necessidades estratégicas da empresa e não é feita uma sondagem sobre a área de informação ou de habilidades que um indivíduo ou grupo precisa desenvolver para melhorar ou aumentar a sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho. Isso acontece pela falta de
  • A. informação para a determinação de como utilizar recursos para atingir os objetivos estabelecidos.
  • B. utilização da avaliação de reação do treinamento.
  • C. programação do conteúdo do curso e dos métodos de aprendizagem.
  • D. elaboração do objetivo instrucional do treinamento.
  • E. desenvolvimento do diagnóstico de necessidade de treinamento.
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O treinamento e o desenvolvimento estão inseridos plenamente nos novos tempos de elevada. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
  • A. O treinamento de pessoal está dirigido ao crescimento da pessoa, focalizando as posições futuras que o funcionário poderá ocupar, e às novas habilidades e capacidades que serão exigidas.
  • B. A aprendizagem das pessoas nas organizações deve ser gerenciada por meio dos eventos da instrução organizados em três fases: atenção do aprendiz, guias de aprendizagem e feedback de desempenho.
  • C. O desenvolvimento de pessoal prepara adequadamente o funcionário para executar suas tarefas. Essa é a diferença básica entre desenvolver e treinar.
  • D. Treinamento, num sentido restrito, significa a preparação do funcionário para a execução de uma função específica.
  • E. O treinamento de pessoal visa desenvolver atitudes gerenciais no funcionário para ocupar cargos técnicos.
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Treinamentos e desenvolvimento de pessoal devem ser avaliados para que se determine sua real efetividade, por exemplo, no aprendizado, no comportamento no cargo e no resultado financeiro da organização. A esse respeito, assinale a opção correspondente ao tipo de avaliação que busca identificar a efetividade e os benefícios em relação aos custos gerados para a oferta das ações de treinamento.
  • A. avaliação de reação
  • B. avaliação de aprendizagem
  • C. avaliação de impacto no comportamento
  • D. avaliação de resultados ou de retorno do investimento
  • E. avaliação de transferência do treinamento
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