Questões de Administração da CESGRANRIO

A abordagem citada no texto refere-se a um conceito

  • A. baseado na busca de equilíbrio entre resultado financeiro, responsabilidade social e ambiental, possibilitando a implementação de indicadores que avaliem essas três dimensões.
  • B. baseado nas mudanças sociais, geradas pelos resultados econômicos e financeiros decorrentes das suas atividades de responsabilidade social.
  • C. fundamentado pela ferramenta conhecida como 3P (profit, planet, performance), que implementa indicadores para auxiliar no gerenciamento dos resultados financeiros da empresa.
  • D. fundamentado na busca de equilíbrio entre planejamento financeiro e responsabilidade social, possibilitando a implementação do método conhecido como 3P (plan, profit, people), que avalia o resultado da empresa considerando suas ações sociais.
  • E. implementado nas empresas listadas na Bolsa, para compor uma métrica que avalie os resultados financeiros do ponto de vista dos investidores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O comportamento dos consumidores é importante para analisar as modificações ocorridas na demanda de determinado produto. Ao estimar a curva de demanda de um produto no curto prazo, os economistas relacionam a quantidade demandada (indicada no eixo das abscissas) ao preço desse mesmo produto (indicado no eixo das ordenadas). No entanto, a curva de demanda pode deslocar-se para a direita (ou seja, para cima) ou para a esquerda (ou seja, para baixo), em resposta a fatores responsáveis pela alteração da demanda no médio e longo prazos. A curva de demanda de um produto pode deslocar-se para a direita (isto é, para cima) se houver
  • A. progresso tecnológico no setor produtor
  • B. redução dos preços dos insumos utilizados em sua produção
  • C. mudança dos preços relativos a outros bens substitutos
  • D. aumento do número de empresas concorrentes no setor produtor
  • E. subsídios do governo às empresas produtoras
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de
  • A. conceituar a imagem da empresa e sua marca.
  • B. definir os custos de produção e de distribuição do fabricante.
  • C. planejar a comunicação institucional dos bens fabricados.
  • D. tornar o produto acessível para o consumidor final.
  • E. vender os produtos a atacadistas e distribuidores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere um método ou ferramenta que avalia a complexidade para a compra de um determinado produto, bem ou serviço e realiza uma comparação com relação ao impacto que este possui no negócio.

Tal método ou ferramenta refere-se a

  • A. Local Sourcing
  • B. Follow Sourcing
  • C. Single Sourcing
  • D. Strategic Sourcing
  • E. Global Sourcing
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As negociações são constantes no mundo dos negócios, nos relacionamentos diários e em tantas outras situações que nem se percebe a importância desse processo. Uma negociação se caracteriza por ser um processo que
  • A. deve conduzir a um acordo que proporcione resultados que atendam aos interesses das partes e que sejam satisfatórios e colaborativos.
  • B. deve atender ao interesse individual da parte que tem maior poder de barganha no processo.
  • C. desconsidera os conflitos de interesse, já que o processo, em si, tem como objetivo identificar a melhor solução para as partes envolvidas.
  • D. é unidirecional, devendo abordar uma única área de interesse, já que a manutenção do foco na solução é o objetivo desse processo.
  • E. requer uma pesquisa documental rigorosa, para que a comunicação possa ser negligenciada, tendo em vista os conflitos que a comunicação gera, por diferenças de interpretação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A estrutura analítica do projeto (EAP) é figura central na elaboração de um Plano de Gerenciamento de Projeto.

Para sua elaboração, o PMBOK 5ª edição indica a utilização de quais “ferramentas ou técnicas”?

  • A. Decomposição e Opinião especializada
  • B. Geração de alternativas e Análise do produto
  • C. Grupos de discussão e Protótipos
  • D. Análise de documentos e Diagrama de contexto
  • E. Benchmarking e Mapas mentais
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As empresas atuam em um ambiente de forças e tendências que geram oportunidades e impõem ameaças.

Um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional é a crescente

  • A. diminuição da população mundial
  • B. estratégia de foco na produção
  • C. formação de alianças empresariais
  • D. preferência por mercados de massa
  • E. restrição à presença de multinacionais
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere a um modelo de planejamento integrado, o planejamento estratégico é um processo
  • A. flexível e desconectado do rigor dos orçamentos.
  • B. retórico, que dispensa a utilização de um orçamento formal.
  • C. retórico de construção de objetivos, metas, valores organizacionais e iniciativas, conectado ao rigor dos orçamentos.
  • D. rigoroso e conectado aos objetivos, metas, valores organizacionais e iniciativas construídos nos orçamentos.
  • E. rigoroso, que dispensa a utilização de um orçamento formal.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um executivo, recém-contratado em uma empresa que atua na área de serviços, foi nomeado para fazer o monitoramento das ações a serem realizadas, pelas diferentes áreas da organização, naquele ano. As ações a serem monitoradas são aquelas que foram estabelecidas com base no planejamento estratégico da empresa. O executivo, para realizar a atividade para a qual foi designado, solicitou a cada uma das áreas da organização que desenvolvesse o seu plano de ação.

Plano de ação é um documento

  • A. que representa o esforço temporário a ser realizado por cada área da empresa para criar um produto ou serviço exclusivo, e que tem como característica o desenvolvimento das atividades por etapas, com evolução progressiva, possibilitando assim o seu monitoramento.
  • B. onde estão identificados os pontos fortes e fracos da empresa, as ameaças e oportunidades existentes no mercado, e os novos produtos e serviços que serão ofertados pela empresa, para que o monitoramento desses elementos sirva de base para a revisão do planejamento estratégico.
  • C. onde são estabelecidas as ações preventivas, preditivas e reativas, de acordo com a estrutura estratégica realizada pela empresa e que ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas, controle este que será possibilitado pelo monitoramento.
  • D. utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos, onde devem estar descritos seus quatro elementos básicos: o trabalho a ser realizado; a efetivação do trabalho planejado; a identificação dos gaps entre o realizado e o que foi planejado; e as ações corretivas para os problemas que possam ocorrer na execução das atividades.
  • E. utilizado para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingimento dos resultados desejados ou na resolução de problemas, com informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas, o que possibilita o monitoramento das atividades realizadas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um consultor foi contratado por uma empresa de médio porte que atua no setor de transportes e tem enfrentado alguns desafios em sua reestruturação para fazer frente ao novo cenário que está surgindo nesse mercado. O consultor, após fazer a análise da empresa e comparar com o cenário do ambiente em que ela atua, indicou algumas linhas de ação para que essa empresa tenha um novo posicionamento de mercado. O trabalho realizado pelo consultor está associado à
  • A. atualização da missão da empresa, que tem como objetivo a identificação dos seus pontos fortes.
  • B. identificação da política da empresa, em que fica estabelecida a razão de sua existência no mercado.
  • C. elaboração do planejamento estratégico, com a análise do ambiente interno da organização e do macroambiente.
  • D. caracterização da estrutura da empresa, que tem como objetivo definir a direção que ela deseja seguir.
  • E. definição dos valores da empresa, que se constituem nos resultados que a empresa pretende atingir.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: