Questões sobre Produto

Administração - Produto - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2018 - Petrobras - Engenheiro de Produção Júnior

Em Projetos de Desenvolvimento de Produto (PDPs) existem arranjos organizacionais que se mostram mais adequados que outros, dependendo da natureza do projeto. Há quatro arranjos organizacionais que podem ser utilizados nesses projetos: estrutura funcional, estrutura peso leve, estrutura peso pesado e equipes autônomas.

Os arranjos organizacionais baseados em equipes peso pesado são mais indicados quando houver

  • A. baixa interdependência entre as atividades previstas no projeto
  • B. ciclos de vida mais longos de um mercado previsível
  • C. concorrência fortemente baseada em custos
  • D. poucos recursos alocados ao projeto
  • E. exigência de novas competências não desenvolvidas na organização
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A figura abaixo apresenta uma matriz BCG aplicada ao portfólio de produtos de uma empresa.

A partir do exposto na matriz, é correto concluir que:

  • A. o produto A é do tipo “estrela”, que traz a maior rentabilidade para a empresa;
  • B. o produto C é do tipo “ponto de interrogação”, que deve ser abandonado, se possível;
  • C. o produto B é um produto “maduro”, que a empresa deve abandonar para investir nos produtos “estrela” e “cachorros”;
  • D. o produto B é do tipo “vaca leiteira”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para financiar os outros produtos;
  • E. os produtos D e E são “cachorros”, no início do ciclo de vida, nos quais a empresa deve investir para desenvolver novos mercados.
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O processo de gerenciamento de produtos e componentes em ciclos de vida múltiplos, da origem da matéria-prima até a fabricação, da fábrica ao ponto de consumo, e do ponto de consumo de retorno até o ponto de fabricação para reciclagem ou manufatura, evitando seu descarte, é conhecido como
  • A. Logística integrada
  • B. Logística reversa
  • C. Logística sustentável
  • D. Logística verde
  • E. Economia circular
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Considere um método ou ferramenta que avalia a complexidade para a compra de um determinado produto, bem ou serviço e realiza uma comparação com relação ao impacto que este possui no negócio.

Tal método ou ferramenta refere-se a

  • A. Local Sourcing
  • B. Follow Sourcing
  • C. Single Sourcing
  • D. Strategic Sourcing
  • E. Global Sourcing
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Sobre a matriz BCG, que disseminou o conceito do posicionamento da “vaca leiteira” e outras imagens na linguagem do marketing, assinale a afirmativa correta.
  • A. A inadequação para análise de setores da indústria, por ter sido desenvolvida por uma empresa da área de vacinas.
  • B. "Cachorros” ou “abacaxis” são negócios ou unidades de negócio com baixa participação em mercados estáticos ou em declínio.
  • C. “Fazendas” são negócios ou unidades de negócio que demandam uma colheita intensiva.
  • D. O uso da matriz tipicamente requer o uso de uma árvore de decisão complexa.
  • E. A matriz BCG permite uma visão ampliada das estratégias competitivas propostas por Michael Porter.
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Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de
  • A. conceituar a imagem da empresa e sua marca.
  • B. definir os custos de produção e de distribuição do fabricante.
  • C. planejar a comunicação institucional dos bens fabricados.
  • D. tornar o produto acessível para o consumidor final.
  • E. vender os produtos a atacadistas e distribuidores.
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O comportamento dos consumidores é importante para analisar as modificações ocorridas na demanda de determinado produto. Ao estimar a curva de demanda de um produto no curto prazo, os economistas relacionam a quantidade demandada (indicada no eixo das abscissas) ao preço desse mesmo produto (indicado no eixo das ordenadas). No entanto, a curva de demanda pode deslocar-se para a direita (ou seja, para cima) ou para a esquerda (ou seja, para baixo), em resposta a fatores responsáveis pela alteração da demanda no médio e longo prazos. A curva de demanda de um produto pode deslocar-se para a direita (isto é, para cima) se houver
  • A. progresso tecnológico no setor produtor
  • B. redução dos preços dos insumos utilizados em sua produção
  • C. mudança dos preços relativos a outros bens substitutos
  • D. aumento do número de empresas concorrentes no setor produtor
  • E. subsídios do governo às empresas produtoras
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A Matriz BCG foi utilizada por uma empresa do ramo de alimentos e bebidas para análise de seu portfólio de produtos. Sobre as análises permitidas pela BCG, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma marca de biscoito já consolidada no mercado, que gera uma alta receita sem necessidade de alto investimento em marketing, é um exemplo de vaca leiteira.

II. Um refrigerante com baixo desempenho em um mercado em declínio é um exemplo de ponto de interrogação.

III. Um doce alocado no grupo das estrelas gera pouco custo para a manutenção da sua fatia de mercado.

Assinale a opção que indica as afirmativas corretas.

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.
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A organização que direciona um produto que já domina a mercados menores, em detrimento de mercados maiores, está adotando a estratégia competitiva denominada
  • A. liderança em custos.
  • B. diferenciação em mercado.
  • C. foco.
  • D. liderança em preços.
  • E. foco em produto.
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A respeito do ciclo de vida de produtos, assinale a opção correta.
  • A. Os produtos possuem vida útil ilimitada, podendo ser absorvidos pelo mercado em demanda estável.
  • B. As oportunidades de venda para determinado produto se mantêm estáveis ao longo de seu ciclo de vida.
  • C. O lucro se mantém constante ao longo das quatro fases do ciclo de vida de um produto: introdução, crescimento, maturação e declínio.
  • D. O período de rápida aceitação do mercado é conhecido como maturidade.
  • E. As estratégias de produção e finanças devem se alterar ao longo de suas fases intermediárias.
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