Questões sobre Gestão do Conhecimento

A empresa de tecnologia Beta estava com um resultado bom, mas não estava agradando a administração superior. Foi decidida a contratação de uma consultoria e especificado, em seu contrato, que o conhecimento dos consultores deveria ser colocado à disposição da empresa, em algum formato estruturado e codificável.

Nesse caso hipotético, o modo de geração de conhecimento é o(a)

  • A. recurso dirigido.
  • B. fusão.
  • C. codificação.
  • D. aquisição.
  • E. aluguel.
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O papel da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é promover o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, assim como a criação e o acúmulo de conhecimento em nível individual. Nonaka e Takeuchi defendem as cinco condições exigidas no nível organizacional para promover a espiral do conhecimento. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta acerca da condição flutuação e caos criativo.
  • A. É a aspiração da organização às suas metas e reside no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
  • B. Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
  • C. Corresponde à decomposição de rotinas, hábitos ou estruturas organizacionais que gera a oportunidade de questionar a validade das atitudes dos funcionários. Esse processo contínuo de questionamento e de reconsideração das premissas existentes favorece a criação do conhecimento organizacional.
  • D. É a existência de informação que vai além das exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Também é considerada como rotação estratégica de pessoal para ajudar os membros a entenderem o negócio a partir de várias perspectivas.
  • E. Consiste na combinação de informação, de maneira diferente, flexível e rápida, e oferece igual acesso à informação a toda a organização.
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Sobre o tópico de Gestão do Conhecimento, considere as seguintes afirmativas.

1. Os ativos intangíveis que constituem o capital intelectual estão disseminados por toda a organização.

2. A gestão do conhecimento deve considerar, além das competências das pessoas que compõem a organização, também as suas redes de interações.

3. A gestão do conhecimento é formada pelo conjunto de processos voltados a criar, capturar, armazenar, compartilhar, aplicar e reutilizar conhecimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. A mensuração do conhecimento organizacional pode ser efetuada a partir da perspectiva do capital humano, dos clientes e da organização. Ilustram medidas dessas dimensões, respectivamente, os custos de treinamento por colaborador, o índice de satisfação do cliente e o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O ambiente organizacional tem-se tornado cada vez mais complexo e competitivo, obrigando as empresas a se reposicionarem no mercado, a alterarem suas estruturas, formas de produção e tantas outras variáveis que possibilitam às organizações a consecução de seus objetivos. Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário que a empresa tenha estratégias e planos definidos para o desenvolvimento de seus recursos humanos.

Um dos instrumentos que apoiam a gestão da empresa para o desenvolvimento de seus recursos humanos é a(o)

  • A. Gestão do Capital Humano, em que se estabelecem políticas de fidelização para os empregados, estreitando o relacionamento destes através de campanhas que visam à comunicação interna e às políticas de benefícios e incentivos.
  • B. Gestão por competência, que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
  • C. Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento.
  • D. Programa de Recompensas, que se refere ao potencial que a empresa concentra — por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários — para impulsionar o resultado em ganho financeiro.
  • E. Balanced Score Card, que permite à empresa mapear as capacidades existentes na organização, sejam elas técnicas, comportamentais ou conceituais, alocando as pessoas aos cargos que possibilitam seu melhor desempenho.
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Uma empresa baseada no conhecimento reconhece que este elemento — o conhecimento — é um recurso estratégico. Para tirar o máximo proveito do que isto pode representar em sua gestão e na melhoria de sua competitividade, adota modos diferentes de conversão do conhecimento, com o objetivo de torná-lo disponível na organização.

Um dos processos utilizados para a conversão do conhecimento na organização é a

  • A. combinação, que é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, a criação do conhecimento tácito.
  • B. externalização, que se constitui em um processo de transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
  • C. socialização, que é um processo de composição de conceitos, que envolve a integração de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, em um sistema de conhecimento.
  • D. adaptação, que é o conhecimento organizacional gerado pelas redes informais e auto-organizadas para sua evolução.
  • E. internalização, que é o processo de ampliação do conhecimento explícito realizado pelo próprio funcionário, e que possibilita o compartilhamento, com o ambiente externo, dos conhecimentos existentes internamente.
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Para se aumentar o aprendizado e a geração de conhecimento organizacional, duas abordagens complementares são aceitas pela gestão de pessoas moderna: a escola da informação e a escola comportamental. A respeito do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A. A primeira escola se sobrepõe à segunda porque aumenta o valor dos ativos intelectuais da organização.
  • B. Por ser o capital humano o maior ativo de qualquer organização, a segunda escola tem mais relevância que a primeira, no que tange à criação do conhecimento.
  • C. Ambas têm o mesmo peso na geração de conhecimento.
  • D. O aprendizado organizacional não depende do capital humano para gerar conhecimento.
  • E. Embora o capital humano seja fundamental em qualquer organização, este não se sobrepõe a outros recursos organizacionais.
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Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas.

Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de

  • A. externalização.
  • B. combinação.
  • C. socialização.
  • D. internalização.
  • E. acomodação.
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