Administração - Gestão do Conhecimento - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) - Analista
A empresa de tecnologia Beta estava com um resultado bom, mas não estava agradando a administração superior. Foi decidida a contratação de uma consultoria e especificado, em seu contrato, que o conhecimento dos consultores deveria ser colocado à disposição da empresa, em algum formato estruturado e codificável.
Nesse caso hipotético, o modo de geração de conhecimento é o(a)
- A. recurso dirigido.
- B. fusão.
- C. codificação.
- D. aquisição.
- E. aluguel.
Administração - Gestão do Conhecimento - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) - Analista
- A. É a aspiração da organização às suas metas e reside no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
- B. Oferece liberdade para os membros da organização até onde permitem as circunstâncias, aumentando a motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos.
- C. Corresponde à decomposição de rotinas, hábitos ou estruturas organizacionais que gera a oportunidade de questionar a validade das atitudes dos funcionários. Esse processo contínuo de questionamento e de reconsideração das premissas existentes favorece a criação do conhecimento organizacional.
- D. É a existência de informação que vai além das exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Também é considerada como rotação estratégica de pessoal para ajudar os membros a entenderem o negócio a partir de várias perspectivas.
- E. Consiste na combinação de informação, de maneira diferente, flexível e rápida, e oferece igual acesso à informação a toda a organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2018 - Centrais Elétricas de Santa Catarina - SC (CELESC/SC) (2ª edição) - Analista de Sistemas
Sobre o tópico de Gestão do Conhecimento, considere as seguintes afirmativas.
1. Os ativos intangíveis que constituem o capital intelectual estão disseminados por toda a organização.
2. A gestão do conhecimento deve considerar, além das competências das pessoas que compõem a organização, também as suas redes de interações.
3. A gestão do conhecimento é formada pelo conjunto de processos voltados a criar, capturar, armazenar, compartilhar, aplicar e reutilizar conhecimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A. É correta apenas a afirmativa 3.
- B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
- D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Psicólogo
- C. Certo
- E. Errado
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Psicólogo
- C. Certo
- E. Errado
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Psicólogo
- C. Certo
- E. Errado
Administração - Gestão do Conhecimento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2018 - Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) (2ª edição) - Administrador (Júnior)
O ambiente organizacional tem-se tornado cada vez mais complexo e competitivo, obrigando as empresas a se reposicionarem no mercado, a alterarem suas estruturas, formas de produção e tantas outras variáveis que possibilitam às organizações a consecução de seus objetivos. Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário que a empresa tenha estratégias e planos definidos para o desenvolvimento de seus recursos humanos.
Um dos instrumentos que apoiam a gestão da empresa para o desenvolvimento de seus recursos humanos é a(o)
- A. Gestão do Capital Humano, em que se estabelecem políticas de fidelização para os empregados, estreitando o relacionamento destes através de campanhas que visam à comunicação interna e às políticas de benefícios e incentivos.
- B. Gestão por competência, que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
- C. Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento.
- D. Programa de Recompensas, que se refere ao potencial que a empresa concentra — por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários — para impulsionar o resultado em ganho financeiro.
- E. Balanced Score Card, que permite à empresa mapear as capacidades existentes na organização, sejam elas técnicas, comportamentais ou conceituais, alocando as pessoas aos cargos que possibilitam seu melhor desempenho.
Administração - Gestão do Conhecimento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2018 - Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) (2ª edição) - Administrador (Júnior)
Uma empresa baseada no conhecimento reconhece que este elemento — o conhecimento — é um recurso estratégico. Para tirar o máximo proveito do que isto pode representar em sua gestão e na melhoria de sua competitividade, adota modos diferentes de conversão do conhecimento, com o objetivo de torná-lo disponível na organização.
Um dos processos utilizados para a conversão do conhecimento na organização é a
- A. combinação, que é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, a criação do conhecimento tácito.
- B. externalização, que se constitui em um processo de transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
- C. socialização, que é um processo de composição de conceitos, que envolve a integração de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, em um sistema de conhecimento.
- D. adaptação, que é o conhecimento organizacional gerado pelas redes informais e auto-organizadas para sua evolução.
- E. internalização, que é o processo de ampliação do conhecimento explícito realizado pelo próprio funcionário, e que possibilita o compartilhamento, com o ambiente externo, dos conhecimentos existentes internamente.
Administração - Gestão do Conhecimento - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2018 - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) - Analista
- A. A primeira escola se sobrepõe à segunda porque aumenta o valor dos ativos intelectuais da organização.
- B. Por ser o capital humano o maior ativo de qualquer organização, a segunda escola tem mais relevância que a primeira, no que tange à criação do conhecimento.
- C. Ambas têm o mesmo peso na geração de conhecimento.
- D. O aprendizado organizacional não depende do capital humano para gerar conhecimento.
- E. Embora o capital humano seja fundamental em qualquer organização, este não se sobrepõe a outros recursos organizacionais.
Administração - Gestão do Conhecimento - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Assembléia Legislativa - RO - Analista Legislativo
Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas.
Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de
- A. externalização.
- B. combinação.
- C. socialização.
- D. internalização.
- E. acomodação.