Questões sobre Eficiência x Eficácia

Uma organização pública pode ser considerada como um grupo estruturado de pessoas que trabalham juntas para alcançarem objetivos para satisfazer a sociedade. Tais organizações podem variar em diversas maneiras, mas o importante é que procurem trabalhar de forma eficaz, eficiente e efetiva.

Em relação à eficácia, à eficiência e à efetividade nas organizações, é correto afirmar que:

  • A. um empregado é considerado eficaz quando sua produtividade é alta;
  • B. a efetividade está relacionada à minimização dos recursos utilizados, sejam eles recursos como tempo, pessoas, capital ou equipamento;
  • C. a eficiência está mais relacionada com a escolha dos objetivos mais apropriados e ausência de desperdícios;
  • D. a eficácia tem ênfase nos processos e a eficiência nos resultados;
  • E. a eficiência está relacionada com fazer bem as coisas, utilizando o mínimo de recursos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São exemplos de indicadores de resultados eficácia, eficiência e efetividade, sendo este último voltado à dimensão de resultados da (dos)
  • A. relação entre os produtos gerados e os insumos empregados.
  • B. quantidade e das qualidades dos benefícios entregues ao usuário.
  • C. obtenção e do uso do recurso com menor ônus.
  • D. conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência.
  • E. impactos gerados pelos produtos/serviços, pelos processos ou pelos projetos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A eficiência pode ser entendida como a utilização de uma quantidade mínima de recursos para o cumprimento das metas. Já a eficácia é a capacidade para produzir o bem ou resultado desejado.

Acerca desse tema, assinale a alternativa relacionada apenas às atividades de gerenciamento que resultam em eficiência e eficácia organizacionais.

  • A. Experiência, organização, marketing e sustentabilidade.
  • B. Planejamento, liderança, organização e controle.
  • C. Planejamento, marketing, organização e sustentabilidade.
  • D. Sustentabilidade, foco no cliente, harmonia e experiência.
  • E. Foco no cliente, harmonia, planejamento e criatividade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere hipoteticamente determinada fábrica de automóveis que produz carros de uma forma mais rápida e com menor consumo de materiais que seus concorrentes. Contudo, os carros produzidos nessa fábrica possuem uma baixa procura pelos consumidores.

Com base na situação descrita, é correto afirmar que a fábrica tem

  • A. baixa eficiência.
  • B. baixa produtividade.
  • C. alta competitividade.
  • D. estrutura física precária.
  • E. baixa eficácia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo tomado as devidas providências para a solução de um processo que tramita em determinado órgão público, um cidadão, reiteradas vezes, já se dirigiu ao setor de atendimento e, embora tenha recebido tratamento respeitoso e gentil dos atendentes, com esclarecimentos acerca dos procedimentos necessários para finalizar o problema, continua sendo informado de que o processo permanece inconcluso.

Nessa situação hipotética, a pendência deve-se ao fato de o órgão em questão apresentar problema relacionado à falta de

  • A. cortesia.
  • B. eficiência.
  • C. discrição.
  • D. comunicabilidade.
  • E. tolerância.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo, refere-se à
  • A. eficiência.
  • B. efetividade.
  • C. eficácia.
  • D. excelência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os próximos itens, relativos aos processos administrativos organizacionais. Nos conceitos administrativos, várias palavras assumem novos significados; dessa forma, eficiência é um termo utilizado para identificar organizações que aperfeiçoam o uso de seus recursos em relação aos meios utilizados para produzir resultados.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação à eficiência, a personalidades, a relacionamento e a comportamento interpessoal no âmbito do trabalho em equipe, é correto afirmar que
  • A. as equipes formadas por servidores extrovertidos, simpáticos, organizados e emocionalmente estáveis tendem a ser mais bem avaliadas, por seus superiores, quanto ao desempenho.
  • B. a folga social em uma equipe de trabalho cria um clima de cooperação social e de maior flexibilidade nas relações interpessoais devido ao esforço igualitário das pessoas para obter os melhores desempenhos, uma vez que estão trabalhando coletivamente.
  • C. o trabalho em equipe proporciona, nas estruturas organizacionais tradicionais, modelos mais rígidos e inflexíveis, diminuindo a coordenação dentro da organização.
  • D. o órgão se prejudica, ao criar equipes de trabalho, porque, nelas, há maior número de perspectivas das demandas e das diferentes abordagens que podem estar disponíveis para se resolver determinado problema.
  • E. as melhores equipes de trabalho tendem a ser grandes, quase sempre as maiores, exatamente por isso, o que facilita a promoção da coesão, do comprometimento e da responsabilidade mútua necessária para alcançar o alto desempenho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Determinada entidade integrante da Administração indireta do Estado assumiu o compromisso de alcançar seus objetivos de forma eficiente e eficaz. O ano de 2017 foi bastante desafiador para a organização, com muitas entregas a serem realizadas, as quais, após muito trabalho de toda a equipe, foram concluídas, cumprindo-se, assim, os objetivos fixados. No entanto, no curso do ano ocorreram vários afastamentos dos empregados da entidade em face da sobrecarga de trabalho, ensejando a necessidade de contratação de apoio externo para manter o ritmo das entregas, gerando custos adicionais e desproporcionais em relação aos produtos e serviços correspondentes.

Diante deste cenário, entende-se que a atuação da entidade foi

  • A. eficiente e eficaz, na medida em que cumpriu as entregas, falhando apenas no quesito economicidade.
  • B. eficaz, na medida em que usou adequadamente os recursos financeiros disponíveis.
  • C. eficiente, na medida em que atingiu seus objetivos, ainda que com relação inadequada entre os insumos e o produto final.
  • D. ineficiente, pois, não obstante tenha atingido os objetivos preconizados, não fez uso adequado dos recursos humanos e financeiros disponíveis.
  • E. eficiente, dado que usou mais do que seus recursos originalmente disponíveis.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Uma firma de consultoria é contratada por uma fábrica de chocolates para descobrir a razão do aumento vertiginoso nos custos mensais.

Após a análise aprofundada dos indicadores de desempenho utilizados, ela percebeu que o problema tinha relação com um simples erro de cálculo no ajuste das máquinas de processamento, o que estava fazendo a fábrica utilizar mais cacau que o padrão típico da produção, considerando os benchmarks do setor.

Segundo a firma de consultoria, a fábrica de chocolates está com um problema de

  • A. capacidade.
  • B. rentabilidade.
  • C. participação.
  • D. eficiência.
  • E. eficácia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: