Questões de Administração do ano 2014

Planejamento é um processo decisório sistematicamente desenvolvido com antecedência para se definir os objetivos que devem ser atingidos, condicionando todas as decisões que ao longo de um determinado período, deverão ser adotados para sua consecução. Independentemente de ser um planejamento voltado ao setor público ou não, o planejamento tem alguns níveis que devem ser percorridos pelo processo decisório. Sabendo disso e baseando-se nos conceitos de Planejamento e seus níveis, é correto afirmar que a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) se enquadra no nível de planejamento
  • A. estratégico.
  • B. decisório.
  • C. tático.
  • D. operacional.
  • E. fundamental.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre o Planejamento no setor público brasileiro, assinale a alternativa correta.
  • A. Pode-se dizer que, no setor público, o Planejamento estratégico tem sido, na teoria, o único utilizado para definir metas e demais instrumentos legais.
  • B. Da presença constante e significativa de um processo de planejamento do setor público decorre uma forte predominância do enfoque contábil que, normalmente, é parte principal dos orçamentos públicos.
  • C. A concepção de Planejamento é fundamental para que este seja o processo decisório do que se deve contemplar nos Planos Plurianuais, embasado, principalmente, em dados estatísticos e em pesquisas realizadas.
  • D. Devido ao escasso tempo que é destinado ao processo de elaboração orçamentária, acabam por serem privilegiadas as informações financeiras.
  • E. Por se tratar de um planejamento no setor público, é considerado um processo de alocação racional e gerenciamento de recursos públicos adequados, pois se está sempre atento as suas etapas conceituais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a)
  • A. balanço social
  • B. gestão social
  • C. auditoria social
  • D. estratégia social
  • E. contabilidade social
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O gerente de uma empresa está preocupado com o início da operação de uma nova planta produtiva na região Centro- Oeste. Mesmo gerando muitos empregos, o ambiente natural em volta da fábrica poderá ser afetado se houver falhas nos sistemas de controle de emissão de gases. Além disso, o aumento da atividade econômica na região poderá gerar problemas para a população, tais como: aumento da densidade populacional, piora do trânsito e elevação do custo de vida. Para cumprir as responsabilidades sociais da empresa, o gerente deverá optar pela abordagem classificada como a da(o)
  • A. obrigação social
  • B. resposta social
  • C. ponderação social
  • D. responsabilidade social
  • E. contrato social
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Preocupado com desvios de conduta de gestores e com a deterioração do ambiente de trabalho, o diretor de uma empresa elaborou uma declaração formal em que estavam apresentados todos os parâmetros de comportamento profissional considerado adequado para as atividades naquela empresa. O tipo de documento elaborado denomina-se
  • A. Arbitragem
  • B. Estatuto Social
  • C. Código de Ética
  • D. Comissão de Inquérito
  • E. Processo Administrativo
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet. O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado
  • A. provedor de serviços
  • B. provedor de conteúdo
  • C. provedor de comunidade virtual
  • D. corretora de transações
  • E. criadores de mercado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais. Os sistemas responsáveis pelo monitoramento das atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos e entradas de dinheiro são denominados sistemas de
  • A. trocas diretas
  • B. apoio à decisão
  • C. apoio ao executivo
  • D. informação gerencial
  • E. processamento de transações
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Segundo os princípios da administração estratégica, para executar uma análise do ambiente de forma eficiente e efetiva, o administrador deve entender bem a maneira como os ambientes organizacionais estão estruturados. Os componentes externos à organização, que têm amplo escopo e sobre os quais a organização não tem nenhum controle, compõem o denominado nível de ambiente
  • A. geral
  • B. interno
  • C. operacional
  • D. institucional
  • E. organizacional
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao longo do tempo, 3 formas de administração pública se sucederam. Uma dessas formas emerge na segunda metade do século XX como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial. Focada no aumento da eficiência da Administração Pública, a forma acima descrita é denominada Administração Pública
  • A. liberal
  • B. gerencial
  • C. burocrática
  • D. patrimonialista
  • E. desenvolvimentista
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com a direção dos fluxos de mensagens e informações dentro da estrutura organizacional de uma empresa, as comunicações podem ser classificadas como
  • A. orais, escritas ou digitais
  • B. formais, informais e oficiais
  • C. implícitas, explícitas ou híbridas
  • D. descendentes, ascendentes e laterais
  • E. deliberadas, emergentes e planejadas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: