Comunicação Social - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
I. tratam de todo processo de informação e comunicação preparado pela imprensa para ser divulgado por empresas como formas exclusivas de divulgação de suas marcas e com o objetivo de motivação para a produtividade.
II. referem-se à circulação de informações de forma vertical, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontal, isto é, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
III. têm várias funções importantes, no sentido de fazer circular as informações novas, entre elas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios gerenciais e de produtividade.
IV. têm por objetivo a motivação nos processos de interação, de trocas e de relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
-
A) I e IV somente.
B) III somente.
C) II, III e IV.
D) I, II e IV.
Comunicação Social - Gêneros e Formatos Jornalísticos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
Neste sentido, pode-se afirmar que o jornalismo se organiza
-
A) como atividade de narração dos fatos, apurando e divulgando informações de interesse público, e por constituir-se como atividade de natureza social e profissional dos jornalistas, indispensável à vida em sociedade.
B) como uma atividade que pode ser exercida por qualquer pessoa, sem necessidade de apuração, desde que esteja na hora do acontecimento e consiga registrá-lo e divulgá-lo em tempo real, pelas redes sociais.
C) sob a responsabilidade exclusiva das empresas de comunicação, assessorias de imprensa, agências de notícias e organizações de informação internacionais, que controlam os jornais, rádios, televisões e plataformas digitais e têm por objetivo a divulgação de notícias do interesse destas empresas e organizações.
D) como atividade remunerada sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, que é o legítimo regulador do mercado e da liberdade de expressão, conforme estabelecido pela Constituição Federal.
Comunicação Social - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
-
A) ajuda as empresas na produção de conhecimento, além de proporcionar novas técnicas de administração empresarial, especialmente aquelas voltadas para a administração financeira e de recursos humanos.
B) busca compreender, em sua concepção e em suas práticas, a comunicação informacional, a comunicação mercadológica, a comunicação administrativa e a comunicação interna.
C) diz respeito somente às atividades de relações públicas, isto é, à facilitação da comunicação das empresas com seu público.
D) tem as mesmas funções que as relações públicas, exceto na questão da comunicação interna.
Comunicação Social - Marketing - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II) informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
-
A) II e IV somente.
B) IV somente.
C) II, III e IV.
D) I, II e III.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
Esse modelo se consolida principalmente em função
-
A) do consumo sustentável e da responsabilidade social.
B) da necessidade de produção de produtos verdes para o mercado global.
C) dos produtos orgânicos produzidos pelas comunidades tradicionais.
D) do marketing ecológico que dirige suas mensagens especialmente para os produtos e empresas sustentáveis.
Comunicação Social - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
Relacione as colunas a seguir
1. Comunicação pública
2. Clipping
3. Imagem Institucional
4. Design gráfico
5. Nota oficial
( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas artísticas e publicitárias de visibilidade.
( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.
( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um arquivo que registra as publicações sobre a empresa.
( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta a sua relação com o público.
( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm natureza pública e interesse coletivo.
A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as colunas é
-
A) 4-3-1-5-2.
B) 3-4-1-5-2.
C) 3-4-5-2-1.
D) 4-3-2-5-1.
Comunicação Social - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
-
A) a comunicação feita através de satélites, computadores e celulares para consumidores logados nas redes sociais.
B) a comunicação entre máquinas, possibilitando mudanças no padrão da produção industrial.
C) a comunicação integrada e corporativa que pressupõe um ecossistema digital que determina ações estratégicas a serem realizadas na web, nas redes sociais e nos dispositivos móveis.
D) comunicação corporativa que tem como única estratégia o uso de site e blogs para divulgar marcas e ações de empresas junto ao seu público consumidor.
Comunicação Social - Gêneros e Formatos Jornalísticos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jornalista, ao preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um acontecimento ou que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de televisão é indicada no roteiro como
-
A) Sonora.
B) Passagem.
C) Depoimento.
D) Off.
Comunicação Social - Comunicação Pública - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
-
A) poder judiciário e outorgadas pelo poder executivo.
B) Congresso Nacional e outorgadas pelo poder executivo.
C) Anatel e outorgadas pelo Congresso Nacional.
D) Empresa Brasileira de Comunicação e outorgadas pelo Ministério das Comunicações.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social
-
A) Logomarca.
B) Logotipo.
C) Identidade Visual.
D) Layout