Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
Com base no texto e em conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.
- A. As assessorias são fontes passivas de informação que, de maneira organizada, amparam os anseios comunicativos nos meios interno e externo, difundindo a boa imagem para a sociedade com o objetivo de conquistar a opinião pública.
- B. Consultoria de comunicação refere-se a um profissional interno da organização que irá desenvolver as ações de comunicação específica; já o assessor de comunicação presta serviço a uma organização que o contrata por demanda.
- C. O profissional de comunicação atuante como assessor de comunicação possui as mesmas competências que um profissional dos veículos de massa, pois comunica por meio da mesma linguagem.
- D. Assessoria de imprensa é, fundamentalmente, o gerenciamento do fluxo de informação e relacionamento entre fontes de informação e imprensa.
- E. Relações públicas e assessoria de imprensa são áreas completamente distintas. A primeira está focada nas relações entre público e empresa/instituição, e a segunda se refere ao relacionamento entre imprensa e órgão público.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
[...] Quais os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em Notícia?
A indagação apresentada incorpora a definição de
- A. valor-notícia, de Wolf.
- B. sociedade em rede, de Castells.
- C. cibercultura, de Lévy.
- D. aldeia global, de McLuhan.
- E. indústria cultural, de Adorno.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. O conceito já era discutido por McLuhan, que, em 1964, descreveu as formas de interação a partir dos meios, dividindo-os em meios quentes e meios frios, nas quais os últimos eram os que não permitiam a interatividade.
- B. O filósofo Pierre Lévy é um dos pensadores que restringem a interatividade à relação humano-computador.
- C. A equivalência de significados entre interatividade e interação foi recentemente estabelecida, após décadas de intensos debates.
- D. A equivalência de significados entre interatividade e interação foi recentemente estabelecida, após décadas de intensos debates.
- E. A linguagem não pode ser descrita como interativa.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. O advento da internet reforça o mito da imparcialidade e da objetividade.
- B. Em Princípios Editoriais das Organizações Globo, documento divulgado em 2011, ocorre a primeira ruptura oficial, no mundo jornalístico, com a Teoria do Espelho.
- C. A Teoria do Espelho, inspirada no positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), apontava que a notícia seria de qualidade se o jornalista conseguisse retratar fielmente o fato como se houvesse uma imagem a ser refletida da notícia e que pudesse ser captada pelo profissional e assim transcrita.
- D. Objetividade é um termo que encontra diferentes significados no Jornalismo, na Ciência, no Direito e na História.
- E. A objetividade jornalística não pode ser enquadrada em um conjunto de normas e regras para a observação da realidade.
Comunicação Social - Planejamento - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. Na comunicação editorial, a escolha das cores é universal e segue as convenções cromáticas do estudo em planejamento gráfico.
- B. O editor-chefe é o responsável pela composição visual da publicação. Desenvolve o planejamento gráfico de uma edição, seguindo as instruções e os parâmetros estipulados pelo projeto gráfico.
- C. A margem mínima de uma comunicação impressa é conceituada como espaço negativo, enquanto o espaço positivo se refere à mancha gráfica, que é composta basicamente por gráficos e ilustrações.
- D. Na Comunicação Social, a concepção tipográfica tem fundamentalmente papel estético. Neste sentido, a tipografia deve ser visualmente envolvente, considerando-se o contexto em que é lida e os objetivos da composição.
- E. A organização envolve a distribuição do conteúdo, define o que irá em cada página. O design corresponde a um padrão visual, denota o ritmo e a consistência de como as páginas serão apresentadas. A estrutura abrange aspectos técnicos, como a demarcação das margens, da colunagem, do padrão de cores, da tipografia e das estratégias gráficas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. A radiodifusão destina-se ao entretenimento e à informação do público em geral, enquanto a teledifusão destina-se à prestação de serviços culturais e educacionais.
- B. A radiodifusão estatal é aceita na medida em que seja cultural, educativa ou didática, com publicidade comercial.
- C. A radiodifusão defenderá, de qualquer forma, a comunicação governamental em exercício. Defenderá igualmente a unidade política do Brasil, a aproximação e convivência pacífica com a comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica.
- D. A responsabilidade das emissoras que transmitem os programas exclui a dos pais ou responsáveis, pois há classificação indicativa e horário para cada programação.
- E. O regime da livre iniciativa e concorrência, sustentado pela publicidade comercial, fornece condições de liberdade e independência necessárias ao florescimento dos órgãos de opinião e, consequentemente, da radiodifusão.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. Todos são iguais perante a lei, porém há distinções; por isso, é dever da Comunicação Social representar as diferentes classes e etnias de forma distinta, por vezes fazendo juízo de valor.
- B. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, podem sofrer restrição, caso haja algum órgão público lesado em relação à reputação.
- C. Os meios de comunicação social podem constituir monopólio ou oligopólio, desde que não haja qualquer tipo de irregularidade relativa aos impostos.
- D. A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, e conterá, sempre que necessário, advertência quanto aos malefícios decorrentes do respectivo uso.
- E. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros e estrangeiros que comprovem capital, aos quais caberá a responsabilidade pela respectiva administração e orientação intelectual.
Comunicação Social - Marketing - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. Ações articuladas dentro do mercado.
- B. Derivada do termo inglês market (mercado, em português), estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização.
- C. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.
- D. Conjunto de conhecimentos sistematizados de forma a orientar as ações de uma empresa, de um órgão governamental, de uma ONG ou mesmo de um artista ou profissional liberal.
- E. Processo de análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado.
Comunicação Social - Marketing - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
- B. Apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum.
- C. É também conhecida como Marketing 3.0; é um conceito atual, no qual o departamento de marketing assume posição central no planejamento e na execução das ações.
- D. É o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público.
- E. Consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto.
Comunicação Social - Marketing - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, restrito às iniciativas do setor privado.
- B. É objetivo do personal marketing, ramificação do marketing institucional, estabelecer a identidade entre a organização que está promovendo a campanha de fortalecimento institucional com cada indivíduo que compõe o público-alvo desta.
- C. O marketing institucional fortalece a imagem de uma organização perante o público-alvo, tendo como etapa do objetivo maior o aumento das vendas.
- D. O marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela.
- E. O endomarketing, também conhecido como marketing institucional, tem por objetivo otimizar as relações internas das empresas.