Questões sobre Planejamento

O planejamento gráfico, na Comunicação Social, tem papel fundamental na relação entre instituição e público. Nesse processo, questões conceituais, estruturais e técnicas se imbricam para melhor comunicar o leitor. Entre os aspectos envolvidos no planejamento gráfico, três principais componentes se destacam: organização, padrão e estrutura. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.
  • A. Na comunicação editorial, a escolha das cores é universal e segue as convenções cromáticas do estudo em planejamento gráfico.
  • B. O editor-chefe é o responsável pela composição visual da publicação. Desenvolve o planejamento gráfico de uma edição, seguindo as instruções e os parâmetros estipulados pelo projeto gráfico.
  • C. A margem mínima de uma comunicação impressa é conceituada como espaço negativo, enquanto o espaço positivo se refere à mancha gráfica, que é composta basicamente por gráficos e ilustrações.
  • D. Na Comunicação Social, a concepção tipográfica tem fundamentalmente papel estético. Neste sentido, a tipografia deve ser visualmente envolvente, considerando-se o contexto em que é lida e os objetivos da composição.
  • E. A organização envolve a distribuição do conteúdo, define o que irá em cada página. O design corresponde a um padrão visual, denota o ritmo e a consistência de como as páginas serão apresentadas. A estrutura abrange aspectos técnicos, como a demarcação das margens, da colunagem, do padrão de cores, da tipografia e das estratégias gráficas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.

O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. limitador – cor – layout – gramatura – gradiente.
  • B. molde – papel – bleed – logotipo – inclinação.
  • C. diretriz - tipologia – linha editorial – target – peso.
  • D. forma - boneca – arte final – expediente – corpo.
  • E. mediador – formato – diagrama – identidade – desenho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda. O sucesso do planejamento de mídia depende da precisão e da isenção das pesquisas de mídia, absolutamente indispensáveis para a seleção das melhores alternativas de mídia e para a aplicação adequada da verba dos anunciantes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em uma revista, em página dupla, uma foto foi utilizada, ocupando toda a área do papel e dando um acabamento até a borda.

Em planejamento gráfico, isso recebe o nome de

  • A. viúva.
  • B. marca de impressão.
  • C. zona de visualização.
  • D. sangramento.
  • E. fotomontagem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Numere, por ordem cronológica, as fases de realização de um planejamento estratégico em Assessoria de Imprensa, a começar pelo que seria, de acordo com estudos na área, o ponto de partida.

( ) Pesquisa e diagnóstico.

( ) Execução.

( ) Mensuração de resultados.

( ) Planejamento de relações com a imprensa.

A sequência correta dessa ordenação é

  • A. (1); (2); (3); (4).
  • B. (1); (3); (4); (2).
  • C. (3); (4); (1); (2).
  • D. (4); (3); (2); (1).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em entrevista ao site Cultura e Mercado, a gestora cultural Maria Helena Cunha afirma que, “o primeiro passo para a construção de um plano estratégico [para a gestão cultural] é o reconhecimento do ambiente de atuação e aqui me refiro ao ambiente interno e externo das instituições. Este reconhecimento leva à elaboração de um diagnóstico que dará subsídio para o início dos trabalhos de planejamento, que ainda irá, em seguida, passar para a estruturação de um plano de ação, de sustentabilidade e que irão definir as ações estratégicas e os projetos executivos”.

Fonte: http://www.culturaemercado.com.br/site/mercado/aplicando-o-planejamento-estrategico-a-gestao-cultural/.

Acesso em 20.08.2018. Pelo exposto, pode-se afirmar corretamente que a gestão cultural

  • A. implica conhecer o campo em que o gestor atua de modo a planejar de forma estratégica suas ações.
  • B. é imprescindível para os equipamentos culturais privados, sendo opcional no caso dos equipamentos públicos que não visam ao lucro.
  • C. tem na elaboração do diagnóstico a etapa imediatamente anterior à definição dos projetos a serem executados.
  • D. é uma área de formação generalista, ou seja, prescinde de uma especialização, e deve ser, prioritariamente, assumida por um artista.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

 Atente ao que se diz a seguir sobre o planejamento estratégico da comunicação de eventos:

I. O engajamento do público tem sido uma diferença fundamental em determinados eventos.

II. Um evento auxilia na construção de uma identidade corporativa.

III. O compartilhamento de imagens é a etapa comunicacional mais importante de um evento.

IV. A noção de “disrupção” tem ganho cada vez mais destaque nessa área.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV
  • B. I, II e III apenas.
  • C. III e IV apenas.
  • D. I, II e IV apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue os itens de 81 a 83. O projeto gráfico e a diagramação são duas etapas distintas do processo de planejamento gráfico de um jornal. O primeiro consiste no ordenamento diário dos elementos nas páginas e a segunda estabelece a definição conceitual e o padrão gráfico geral da publicação.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue os itens de 81 a 83. Entre os componentes estéticos básicos da comunicação visual, estão a forma, a direção, o tom e o movimento, entre outros.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O planejamento gráfico vai além de apenas uma disposição do conteúdo nas páginas. Ele requer pensar a notícia de uma maneira diferente e que aproxime o leitor da informação. Para ajudar nesse processo, o designer conta com programas de criação de infográficos e de diagramação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um programa ou software de planejamento gráfico.
  • A. INFOGR.AM.
  • B. INDESIGN.
  • C. PIKTOCHART.
  • D. CANVA.
  • E. TOTVS.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: