Questões de Comunicação Social

A respeito de campanhas de marketing, assinale a alternativa correta.
  • A. As campanhas atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.
  • B. É correto afirmar que uma campanha de marketing digital equivale à mala direta dos tempos atuais.
  • C. Já está comprovado que os diversos segmentos de público são fiéis ao respectivo perfil ou aceitam a mala direta ou o marketing digital.
  • D. A taxa de cliques (CTR ou click-trough rate) é verificada dividindo-se o número de cliques que um anúncio recebe pela quantidade de usuários em um determinado espaço de tempo.
  • E. Com a chegada de novos recursos e ferramentas que dinamizam a comunicação por meios digitais, a mala direta caiu no esquecimento.
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Os eventos fazem parte do cotidiano das mais variadas instituições. Existe uma diversidade de eventos, entre eles: de moda, científicos, de negócios, culturais, esportivos, ecológicos, sociais, religiosos e gastronômicos. É difícil imaginar uma sociedade sem eventos, que se tornaram estratégias de comunicação de produtos e marcas de todos os tipos. Acerca do planejamento e da produção de eventos, assinale a alternativa correta.
  • A. Em um evento de uma instituição pública, o assessor de imprensa é o responsável por apresentar e dirigir o evento, mantendo o assunto dentro da pauta.
  • B. A Sala de Imprensa é o local montado e equipado para recepcionar os jornalistas da instituição que está promovendo o evento. Nesse local, poderão ser realizadas as entrevistas coletivas, distribuição do briefing do dia e da relação das autoridades presentes, convidados especiais e palestrantes.
  • C. Após o evento, a confrontação dos resultados esperados com os obtidos possibilita identificar os pontos positivos e negativos do evento. Para efetivação dessa fase, são necessários alguns instrumentos de controle, que foram utilizados durante a organização do evento, tais como: formulários de procedimentos formais, checklist, relatórios periódicos das atividades, atas das reuniões periódicas, lista de presença e questionários de avaliação dos participantes.
  • D. Fluxograma é o conjunto de ações que visa a atrair, para determinada região ou cidade, evento que se realiza periodicamente.
  • E. Um evento denominado simpósio é definido como a exposição de um assunto para uma plateia relativamente pequena. O assunto é geralmente de natureza educativa, e os ouvintes já possuem algum conhecimento quanto ao que será exposto. Após a apresentação, deverá ser aberto espaço para questionamentos. Nas instituições públicas, há muitos eventos dessa natureza para capacitar os servidores.
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A importância da escrita para a evolução da sociedade é indiscutível, ao mesmo tempo em que essa evolução também afeta a escrita. No tocante ao texto jornalístico, é correto afirmar que
  • A. a internet teve pouca ou nenhuma influência no texto jornalístico.
  • B. o recurso do lead caiu em desuso, com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
  • C. os textos jornalísticos on-line valorizam o recurso da pirâmide invertida.
  • D. a internet valorizou o uso da pirâmide invertida, em que a ponta, parte mais aguda, contém as informações mais relevantes da notícia
  • E. a pirâmide invertida, assim denominada por ter, em um primeiro momento, a base mais larga e, portanto, conter a maior parte da matéria, perdeu a própria funcionalidade.
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Planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação, por meio de eventos e relações interpessoais e interinstitucionais, como recurso estratégico com os diferentes públicos, para gerar um conceito favorável quanto à organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, as respectivas atividades e os respectivos produtos. Essas informações representam, dentro de uma organização, o setor de
  • A. Marketing.
  • B. Jornalismo.
  • C. Administração.
  • D. Relações Públicas.
  • E. Assessoria de Imprensa.
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Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. As estratégias e ações de comunicação institucional em órgãos públicos pressupõem: a existência de uma política global de comunicação; a utilização de pesquisas; o planejamento estratégico; e a prática de uma comunicação integrada, que capitalize, eficaz e eficientemente, a sinergia das distintas subáreas de comunicação social.
  • B. Em tempos de novas tecnologias, é correto citar a comunicação digital e as novas mídias, principalmente o e-governance. A estratégia; do e-governance possibilita ao cidadão tomar decisões e opinar junto às câmaras legislativas.
  • C. Em síntese, cabe ao jornalismo, nas respectivas práticas nas instituições e organizações, desempenhar funções administrativa, estratégica, mediadora e política, que norteiam a realização de inúmeras atividades; e planejar e administrar estrategicamente a comunicação, superando a antiga adoção da pura e simples função técnica de divulgação e de produção midiática.
  • D. As ações de comunicação e marketing eleitoral seguem agendas padronizadas, incluindo não só o teor da mensagem, mas também a apresentação da qualidade do papel e a abordagem da equipe de apoio nas ruas.
  • E. Relações públicas é a prática da comunicação ao nível da fonte, para assegurar aos meios de comunicação informação de boa qualidade, sob o ponto de vista da relevância social. As relações públicas, tal como são entendidas, existem somente em instituições que, por dever e (ou) competência, geram atos e fatos de interesse público.
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Acerca da forma de comunicação de instituições públicas, assinale a alternativa correta.
  • A. Câmaras legislativas apenas têm a missão de elaborar campanhas de viés político. As campanhas de viés educativo, por exemplo, são elaboradas por outras instituições públicas.
  • B. Propaganda não é o termo correto no caso da comunicação pública, pois ela tem viés mercadológico.
  • C. A propaganda institucional é aquela relacionada ao exercício do poder político. Propaganda, do latim propagare, significa propagação ou divulgação de determinada informação, ideia, nome etc.
  • D. As propagandas educativas visando à prevenção do câncer constituem uma das grandes preocupações de saúde pública em diversas partes do mundo. No Brasil, a cada ano, são elaboradas propagandas contra o fumo.
  • E. A propaganda institucional é uma espécie de propaganda política, a qual tem por finalidade levar informação à sociedade, por meio da divulgação de atos, programas, obras e serviços realizados ou patrocinados por empresas privadas que se relacionam à administração pública, conforme prevê o art. 37 § 1o da Constituição Federal.
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Para a elaboração de um planejamento de comunicação, é necessário recorrer a ações específicas do trabalho de assessoria de imprensa, fazendo, principalmente, um levantamento quantitativo e qualitativo a respeito da imagem da instituição na imprensa. Assinale a alternativa que indica termo utilizado para o referido levantamento.
  • A. Clipping.
  • B. Press kits.
  • C. Follow up.
  • D. Media training.
  • E. Mailing.
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O surgimento de novos meios de comunicação introduziu novas linguagens no Jornalismo. O jornalismo impresso, o jornalismo radiofônico e o jornalismo televisivo utilizam linguagens adaptadas às características do respectivo meio. Para o grande teórico da comunicação, McLuhan, “o meio é a mensagem”. Com base no conhecimento acerca das variações das técnicas jornalísticas em veículos distintos, assinale a alternativa correta.
  • A. Jornalismo on-line e webjornalismo são sinônimos, ou seja, a reformulação da parte visual do jornalismo impresso para uma configuração dentro da página virtual.
  • B. A redação de notícias com hipertexto representa um novo sistema de construção. A tradicional técnica “pirâmide invertida” dá lugar a uma arquitetura noticiosa aberta, com blocos de informação organizados em diferentes modelos, sejam eles lineares ou complexos.
  • C. Na televisão, o vídeo tem um papel mais complementador da informação, enquanto, na internet, ele revela mais um aspecto de ilustração. Na televisão, o vídeo não é redundante e empresta um caráter legitimador à informação veiculada oralmente.
  • D. Historicamente, a base da linguagem televisiva sempre foi a imagem, o objetivo era a competição com o rádio. Já nesse primeiro momento, um estudo aprofundado dos aspectos narrativos da imagem tomava conta dos estúdios e sets de filmagem dos telejornais.
  • E. Fala-se em nova linguagem no jornalismo para a internet, no entanto ela apenas replica e dispõe de outra forma de recursos já utilizados nos meios de comunicação tradicionais.
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O release tem mais de 100 anos de existência; pode-se afirmar que é uma das técnicas mais reconhecidas na assessoria de imprensa. Esse artifício impacta a agenda setting. Acerca dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  • A. O release tem como objetivo chamar a atenção do jornalista, por isso deve utilizar-se de linguagem extravagante.
  • B. A agenda setting é o modo como os jornalistas irão selecionar e publicar a notícia.
  • C. Os releases são textos longos, semelhantes a grandes reportagens e contendo detalhamento.
  • D. O modelo de pirâmide invertida não cabe ao release.
  • E. Como se trata de um resumo, o release não exige título, apenas um pequeno sutiã.
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Entre as diversas ações comunicacionais presentes na gestão administrativa de órgãos públicos, está o “Alô Senado”, que, desde 1997, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal, é um serviço de atendimento ao cidadão que tem possibilitado uma aproximação direta do parlamento com a sociedade. Tendo como base o exemplo apresentado, assinale a alternativa correta em relação ao papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos.
  • A. Entre as diversas ações comunicacionais presentes na gestão administrativa de órgãos públicos, está o “Alô Senado”, que, desde 1997, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal, é um serviço de atendimento ao cidadão que tem possibilitado uma aproximação direta do parlamento com a sociedade. Tendo como base o exemplo apresentado, assinale a alternativa correta em relação ao papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos.
  • B. Ocupar-se exclusivamente dos aspectos em relação à opinião pública.
  • C. Abrir canais de comunicação com os públicos; a opinião pública e a sociedade em geral deve ser parte primordial de uma política de comunicação dos sistemas e das assessorias de comunicação dos órgãos públicos.
  • D. Limitar-se à esfera da divulgação de informações do governo e da assessoria de imprensa como mecanismo de autopromoção dos governantes e das respectivas ações.
  • E. Assessorar parlamentares e políticos.
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