Questões sobre Comunicação Organizacional

No processo de criação publicitária, o formato em que se estabelece a visualidade de comunicação de uma instituição para ser usada em diversos suportes e plataformas de propaganda é chamado de
    A) Logomarca.
    B) Logotipo.
    C) Identidade Visual.
    D) Layout
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais produtoras de matérias-primas.
Es
se modelo se consolida principalmente em função
    A) do consumo sustentável e da responsabilidade social.
    B) da necessidade de produção de produtos verdes para o mercado global.
    C) dos produtos orgânicos produzidos pelas comunidades tradicionais.
    D) do marketing ecológico que dirige suas mensagens especialmente para os produtos e empresas sustentáveis.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A comunicação nos meios institucionais abrange as mais variadas vertentes no tocante à linguagem e ao contexto. Levando em consideração tal afirmação, assinale a alternativa correta.
  • A. O mural de avisos, dentro de uma instituição pública, pode ser entendido como comunicação externa, já que propõe a divulgação de informações específicas de diversos departamentos ao público geral.
  • B. A comunicação pública é responsável pela conquista de consumidores de informação pública, priorizando a divulgação dos serviços de uma organização, traçada pelo plano de marketing do órgão. Por meio das informações obtidas nas pesquisas qualitativas, faz-se o uso de ferramentas, como propaganda, promoção de vendas e merchandising, para alcançar os objetivos comunicacionais.
  • C. O mecanismo de comunicação, dentro de um órgão público, se movimenta de forma linear. É nesse sentido que residem o equilíbrio e a eficácia do sistema comunicacional na esfera institucional.
  • D. A construção e a manutenção de uma boa imagem e identidade empresariais estão exclusivamente ligadas ao trabalho da comunicação institucional, por meio de um planejamento estratégico eficaz, pois, dentro dos órgãos, o trabalho de relacionamento e boa imagem é feito pelo departamento de recursos humanos.
  • E. A comunicação para o público interno precisa se firmar como essencial nas empresas, pois influencia a construção da realidade organizacional. Para que o funcionário se sinta parte do processo organizacional e satisfeito no ambiente de trabalho, a comunicação deve zelar pela igualdade de acesso ao conhecimento, pela integração das atividades e pela valorização do trabalho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito do papel social da comunicação em diversos contextos, assinale a alternativa correta.
  • A. Entende-se o papel da comunicação como algo relativo, pois cada profissão, dentro da comunicação, possui uma ética distinta. Enquanto o jornalista deve se preocupar com a opinião pública, o assessor de imprensa é exclusivamente empenhado em proteger a imagem da instituição.
  • B. A comunicação tem grande papel na questão da representação social, seja por meio da telenovela, dos jornais ou da publicidade.
  • C. O gestor do departamento de comunicação é quem irá denotar ao comunicador qual será o respectivo papel na sociedade.
  • D. A comunicação não tem qualquer influência sobre a opinião pública, apenas difunde os fatos já existentes.
  • E. Comunicador é aquele que comunica focado exclusivamente nas questões sociais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para a elaboração de um planejamento de comunicação, é necessário recorrer a ações específicas do trabalho de assessoria de imprensa, fazendo, principalmente, um levantamento quantitativo e qualitativo a respeito da imagem da instituição na imprensa. Assinale a alternativa que indica termo utilizado para o referido levantamento.
  • A. Clipping.
  • B. Press kits.
  • C. Follow up.
  • D. Media training.
  • E. Mailing.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da forma de comunicação de instituições públicas, assinale a alternativa correta.
  • A. Câmaras legislativas apenas têm a missão de elaborar campanhas de viés político. As campanhas de viés educativo, por exemplo, são elaboradas por outras instituições públicas.
  • B. Propaganda não é o termo correto no caso da comunicação pública, pois ela tem viés mercadológico.
  • C. A propaganda institucional é aquela relacionada ao exercício do poder político. Propaganda, do latim propagare, significa propagação ou divulgação de determinada informação, ideia, nome etc.
  • D. As propagandas educativas visando à prevenção do câncer constituem uma das grandes preocupações de saúde pública em diversas partes do mundo. No Brasil, a cada ano, são elaboradas propagandas contra o fumo.
  • E. A propaganda institucional é uma espécie de propaganda política, a qual tem por finalidade levar informação à sociedade, por meio da divulgação de atos, programas, obras e serviços realizados ou patrocinados por empresas privadas que se relacionam à administração pública, conforme prevê o art. 37 § 1o da Constituição Federal.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. As estratégias e ações de comunicação institucional em órgãos públicos pressupõem: a existência de uma política global de comunicação; a utilização de pesquisas; o planejamento estratégico; e a prática de uma comunicação integrada, que capitalize, eficaz e eficientemente, a sinergia das distintas subáreas de comunicação social.
  • B. Em tempos de novas tecnologias, é correto citar a comunicação digital e as novas mídias, principalmente o e-governance. A estratégia; do e-governance possibilita ao cidadão tomar decisões e opinar junto às câmaras legislativas.
  • C. Em síntese, cabe ao jornalismo, nas respectivas práticas nas instituições e organizações, desempenhar funções administrativa, estratégica, mediadora e política, que norteiam a realização de inúmeras atividades; e planejar e administrar estrategicamente a comunicação, superando a antiga adoção da pura e simples função técnica de divulgação e de produção midiática.
  • D. As ações de comunicação e marketing eleitoral seguem agendas padronizadas, incluindo não só o teor da mensagem, mas também a apresentação da qualidade do papel e a abordagem da equipe de apoio nas ruas.
  • E. Relações públicas é a prática da comunicação ao nível da fonte, para assegurar aos meios de comunicação informação de boa qualidade, sob o ponto de vista da relevância social. As relações públicas, tal como são entendidas, existem somente em instituições que, por dever e (ou) competência, geram atos e fatos de interesse público.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No relacionamento com a mídia, os gestores públicos devem estar preparados para responder às questões que surgirem. Para isso, é necessário que a Assessoria de Imprensa municie os gestores com informações atualizadas. Assim sendo, antes das entrevistas, a primeira coisa a ser lida pelo gestor é o
  • A. press list.
  • B. clipping.
  • C. mailing list.
  • D. press kit.
  • E. follow up.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Na tentativa de explicar por que as notícias são como elas são, foi elaborada no século XIX uma teoria inspirada no pensamento positivista a partir dos postulados de que I. as notícias são determinadas pela realidade e II. o jornalista é um comunicador desinteressado, sem interesses específicos que o desviam da sua missão de informar. Trata-se da teoria
  • A. do espelho.
  • B. organizacional.
  • C. do gatekeeper.
  • D. do newsmaking.
  • E. estruturalista.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito da comunicação organizacional, julgue os itens de 111 a 113. A partir dos anos 1980, emergiu, nos estudos da comunicação organizacional, o aporte teórico em torno da doutrina retórica tradicional, da teoria das relações humanas e da teoria da gestão organizacional, com maior ênfase no empiricismo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: