Questões sobre O comportamento organizacional

Logo após a realização de processo seletivo público, os recém-admitidos têm o seu primeiro contato com a cultura organizacional da empresa através do seu programa de ambientação.

Esse programa, também chamado em outras organizações de processo de socialização organizacional, tem como objetivo

  • A. mudar os valores individuais e organizacionais para que haja maior consistência e alinhamento do indivíduo no ambiente de trabalho, provocando também renúncia a certas atitudes e comportamentos.
  • B. explicar ao novo admitido a estrutura da organização, seu sistema de autoridade, responsabilidade e comunicação e suas alternativas para obter vantagens competitivas.
  • C. apresentar o plano de remuneração e benefícios da empresa para que seja feita uma análise do clima organizacional, que inclua as percepções e opiniões dos funcionários sobre o seu grau de satisfação na empresa.
  • D. descrever as tarefas e procedimentos que serão desempenhados por aquele novo admitido, omitindo a questão comportamental para não desestimular aqueles que não se ajustam à cultura organizacional.
  • E. alinhar indivíduo-organização com relação à sua cultura gerando maior comprometimento, iniciativa e pró- -atividade dos empregados e direcionando os seus comportamentos em prol do alcance dos objetivos organizacionais.
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A diretora de recursos humanos de uma fundação privada está organizando a primeira pesquisa de clima organizacional da fundação. Ela quer escolher indicadores que permitam avaliar o clima organizacional, a fim de propor futuras ações de melhoria. São indicadores do clima organizacional:
  • A. grau de satisfação com os pares; grau de satisfação com as políticas e práticas de recursos humanos;
  • B. índice de qualidade do trabalho em equipe; absenteísmo total;
  • C. turnover; grau de satisfação com a organização;
  • D. índice de adequação do empregado à vaga; índice de retenção;
  • E. índice de satisfação dos clientes; grau de satisfação com a liderança.
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As opções a seguir apresentam características diversas de uma organização. Entre elas, a cultura organizacional construtiva é aquela em que
  • A. o controle hierárquico e a tomada de decisão centralizada predominam.
  • B. a confrontação e o negativismo das pessoas são recompensados.
  • C. a vitória é valorizada e as pessoas que têm desempenho superior às demais são recompensadas.
  • D. a persistência e o trabalho árduo são valorizados.
  • E. a gerência é realizada de modo participativo e com foco nas pessoas.
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A capacidade de influenciar o comportamento das pessoas nas organizações nos remete às discussões sobre a dinâmica do poder em seu interior. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Existem diferentes tipos e fontes de poder nas organizações. Nesse sentido, podemos identificar como tipos de poder o de recompensa, o coercitivo, o legítimo, o de referência e o de especialização.

II. As fontes de poder relacionadas ao poder coercitivo são a experiência, o conhecimento e o talento, e as relacionadas ao poder de referência são a atração e o carisma.

III. Além de derivar de fontes interpessoais, o poder também se origina da estrutura das atividades e do fluxo de informações encontradas em toda a organização. Assim, dentre as características organizacionais que moldam as relações de poder, podem-se citar a redução da incerteza, a substituibilidade e a centralidade.

IV. De acordo com o modelo de contingências críticas, tudo o que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar suas metas e continuar a sobreviver pode ser classificado como contingência crítica. A obtenção do controle de recursos é uma maneira de se reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente dessas contingências críticas e uma forma de indivíduos ou grupos adquirirem poder na organização.

V. A capacidade de uma pessoa ou grupo de adquirir poder também é afetada pela centralidade ou pela posição no interior do fluxo de trabalho em uma organização.

  • A. Somente as afirmativas II, IV são corretas.
  • B. Somente as afirmativas I, II, IV são corretas.
  • C. Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
  • D. Somente as afirmativas I, III, IV e V são corretas.
  • E. Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
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A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.

( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.

( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.

( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.

  • A. V – F – V – F – V
  • B. F – V – F – V – F
  • C. V – V – F – V – F
  • D. F – F – V – V – F
  • E. F – F – V – F – V
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Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. II – III – I – II – I
  • B. III – III – II – II – I
  • C. III – II – I – I – II
  • D. II – I – II – III – III
  • E. III – I – II – III – II
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Sobre políticas de compliance no ambiente organizacional, é correto afirmar:
  • A. A política de compliance não tem relação direta com governança corporativa.
  • B. As políticas de compliance referem-se ao cumprimento de regras pré-estabelecidas (normas, leis, regras de controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio).
  • C. A política de compliance tem sua ênfase principal na relação da empresa com o seu ambiente interno.
  • D. As políticas de compliance vêm sendo amplamente utilizadas por empresas no Brasil desde 1940.
  • E. As políticas de compliance são voltadas especialmente à área financeira e contábil das empresas.
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Valores; crenças e pressupostos; ritos, rituais e cerimônias; sagas e heróis; tabus; e normas são considerados elementos constitutivos:
  • A. da cultura organizacional.
  • B. da análise do ambiente interno.
  • C. do processo de controle organizacional.
  • D. do processo de planejamento estratégico.
  • E. do diagnóstico de desempenho organizacional.
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Em relação aos processos e às funções da administração, julgue os itens de 67 a 73. Os artefatos representam o primeiro nível da cultura organizacional e incluem os produtos, os serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Quanto ao equilíbrio e ao comportamento organizacional e aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, a organização poderá existir mesmo que as contribuições sejam insuficientes para proporcionar incentivos aos participantes.
  • C. Certo
  • E. Errado
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