Administração - O comportamento organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2018 - Petrobras - Administrador (Júnior)
Logo após a realização de processo seletivo público, os recém-admitidos têm o seu primeiro contato com a cultura organizacional da empresa através do seu programa de ambientação.
Esse programa, também chamado em outras organizações de processo de socialização organizacional, tem como objetivo
- A. mudar os valores individuais e organizacionais para que haja maior consistência e alinhamento do indivíduo no ambiente de trabalho, provocando também renúncia a certas atitudes e comportamentos.
- B. explicar ao novo admitido a estrutura da organização, seu sistema de autoridade, responsabilidade e comunicação e suas alternativas para obter vantagens competitivas.
- C. apresentar o plano de remuneração e benefícios da empresa para que seja feita uma análise do clima organizacional, que inclua as percepções e opiniões dos funcionários sobre o seu grau de satisfação na empresa.
- D. descrever as tarefas e procedimentos que serão desempenhados por aquele novo admitido, omitindo a questão comportamental para não desestimular aqueles que não se ajustam à cultura organizacional.
- E. alinhar indivíduo-organização com relação à sua cultura gerando maior comprometimento, iniciativa e pró- -atividade dos empregados e direcionando os seus comportamentos em prol do alcance dos objetivos organizacionais.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Tribunal de Justiça - SC (TJSC/SC) - Analista Administrativo
- A. grau de satisfação com os pares; grau de satisfação com as políticas e práticas de recursos humanos;
- B. índice de qualidade do trabalho em equipe; absenteísmo total;
- C. turnover; grau de satisfação com a organização;
- D. índice de adequação do empregado à vaga; índice de retenção;
- E. índice de satisfação dos clientes; grau de satisfação com a liderança.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) (2ª edição) - Administrador
- A. o controle hierárquico e a tomada de decisão centralizada predominam.
- B. a confrontação e o negativismo das pessoas são recompensados.
- C. a vitória é valorizada e as pessoas que têm desempenho superior às demais são recompensadas.
- D. a persistência e o trabalho árduo são valorizados.
- E. a gerência é realizada de modo participativo e com foco nas pessoas.
Administração - O comportamento organizacional - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2018 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Administrador
A capacidade de influenciar o comportamento das pessoas nas organizações nos remete às discussões sobre a dinâmica do poder em seu interior. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Existem diferentes tipos e fontes de poder nas organizações. Nesse sentido, podemos identificar como tipos de poder o de recompensa, o coercitivo, o legítimo, o de referência e o de especialização.
II. As fontes de poder relacionadas ao poder coercitivo são a experiência, o conhecimento e o talento, e as relacionadas ao poder de referência são a atração e o carisma.
III. Além de derivar de fontes interpessoais, o poder também se origina da estrutura das atividades e do fluxo de informações encontradas em toda a organização. Assim, dentre as características organizacionais que moldam as relações de poder, podem-se citar a redução da incerteza, a substituibilidade e a centralidade.
IV. De acordo com o modelo de contingências críticas, tudo o que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar suas metas e continuar a sobreviver pode ser classificado como contingência crítica. A obtenção do controle de recursos é uma maneira de se reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente dessas contingências críticas e uma forma de indivíduos ou grupos adquirirem poder na organização.
V. A capacidade de uma pessoa ou grupo de adquirir poder também é afetada pela centralidade ou pela posição no interior do fluxo de trabalho em uma organização.
- A. Somente as afirmativas II, IV são corretas.
- B. Somente as afirmativas I, II, IV são corretas.
- C. Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
- D. Somente as afirmativas I, III, IV e V são corretas.
- E. Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
Administração - O comportamento organizacional - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2018 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Administrador
A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.
( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.
( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.
( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.
( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.
- A. V – F – V – F – V
- B. F – V – F – V – F
- C. V – V – F – V – F
- D. F – F – V – V – F
- E. F – F – V – F – V
Administração - O comportamento organizacional - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2018 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Administrador
Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A. II – III – I – II – I
- B. III – III – II – II – I
- C. III – II – I – I – II
- D. II – I – II – III – III
- E. III – I – II – III – II
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2018 - Centrais Elétricas de Santa Catarina - SC (CELESC/SC) (2ª edição) - Administrador
- A. A política de compliance não tem relação direta com governança corporativa.
- B. As políticas de compliance referem-se ao cumprimento de regras pré-estabelecidas (normas, leis, regras de controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio).
- C. A política de compliance tem sua ênfase principal na relação da empresa com o seu ambiente interno.
- D. As políticas de compliance vêm sendo amplamente utilizadas por empresas no Brasil desde 1940.
- E. As políticas de compliance são voltadas especialmente à área financeira e contábil das empresas.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2018 - Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Videira - SC (VISAN/SC) - Administrador
- A. da cultura organizacional.
- B. da análise do ambiente interno.
- C. do processo de controle organizacional.
- D. do processo de planejamento estratégico.
- E. do diagnóstico de desempenho organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Medicina - DF (CRM/DF) - Administrador
- C. Certo
- E. Errado
Administração - O comportamento organizacional - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Odontologia - PB (CRO/PB) - Agente Administrativo
- C. Certo
- E. Errado