Biologia - Biossegurança - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Técnico em Perícias
Sobre normas básicas de biossegurança, analise as assertivas a seguir:
I. Cabelos longos devem ser mantidos presos durante o trabalho.
II. As unhas devem estar limpas e curtas, não ultrapassando a ponta dos dedos.
III. Anéis e pulseiras devem ser retirados antes da lavagem das mãos.
IV. Resíduos perfurocortantes que não necessitam de tratamento devem ser descartados em recipientes rígido, como caixas tipo descarpax, que devem ser bem fechadas imediatamente após seu preenchimento total.
Quais estão corretas?
- A. Apenas IV.
- B. Apenas I e II.
- C. Apenas II e III.
- D. Apenas I, II e III.
- E. I, II, III e IV.
Legislação Especial Federal - Lei nº 11.343/2006 - Lei de Drogas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Perito Médico Legista
Em relação às perícias de Dependência de Tóxicos Substâncias Psicoativas (SPA), analise as assertivas a seguir:
I. O princípio denominado actio libera in causa deve ser considerado pelo perito em casos de embriaguez pré-ordenada de indivíduos não dependentes de SPA e, desde que não haja evidência de caso fortuito ou força maior, aponta para a inexistência de modificadores da responsabilidade penal.
II. Conforme a Lei de Tóxicos (Lei nº 11.343/2006), o diagnóstico pericial de dependência de SPA (álcool ou substâncias de efeitos análogos), na ausência de outros elementos, não é suficiente para modificar a imputabilidade do agente, reduzindo ou abolindo sua responsabilidade penal.
III. Periciando que refere redução do consumo habitual e pesado de álcool, insônia, ilusões e/ou alucinações visuais e hiperatividade autonômica, na ausência de outras condições clínicas detectáveis, sugere a presença de um quadro atual de abstinência de álcool, indicando uma hipótese diagnóstica de dependência de SPA álcool.
Quais estão corretas?
- A. Apenas I.
- B. Apenas II.
- C. Apenas I e III.
- D. Apenas II e III.
- E. I, II e III.
Direito Processual Penal - Competência - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Técnico em Perícias
- A. Natureza da infração.
- B. Litispendência.
- C. Distribuição.
- D. Conexão ou continência.
- E. Prerrogativa de função.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Ministério da Justiça - MJ - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Perito Criminal
- A. Verificar se as áreas mediatas e imediatas estão isoladas e preservadas adequadamente, corrigindo, se necessário, o perímetro da área isolada.
- B. Somente por ordem dos Peritos Criminais outras pessoas poderão ter acesso à área isolada, cabendo medidas coercitivas no sentido de impedir que pessoas estranhas adentrem ao local isolado.
- C. A coleta de material biológico será feita sempre com o uso de luvas novas e descartáveis, que serão trocadas antes da manipulação de um novo vestígio.
- D. Em casos de morte com suspeita de utilização de arma de fogo, em não havendo coleta de material para exame residuográfico no local, os Peritos Criminais deverão providenciar para que sejam protegidas e preservadas as áreas anatômicas de interesse dos exames.
- E. Os objetos que não forem coletados pelos Peritos Criminais ficarão sob custódia dos familiares da vítima.
Administração - Gestão por Competência - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Técnico em Perícias
Considerando que o conceito de competência é baseado em três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), analise as assertivas a seguir:
I. A dimensão conhecimento está ligada aos conceitos de informação: saber o quê e saber o porquê.
II. A dimensão habilidade está relacionada à identidade e determinação e a querer fazer.
III. A dimensão atitude envolve saber como e a capacidade técnica de uma pessoa.
Quais estão corretas?
- A. Apenas I.
- B. Apenas II.
- C. Apenas I e III.
- D. Apenas II e III.
- E. I, II e III.
Língua Portuguesa - Pronome - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Perito Criminal

Analise as afirmações que seguem, relativamente ao uso de pronomes entre as linhas 30 e 35.
I. Na linha 33, os pronomes eu e me têm o mesmo referente, no entanto, têm funções diferentes na frase em que estão inseridos.
II. O pronome nós (l. 33) funciona como sujeito, responsável pela flexão dos verbos perguntar, errar, dedicar e dar.
III. O pronome relativo a qual (l. 35) refere-se à expressão impressão equivocada a (l. 35).
Quais estão INCORRETAS?
- A. Apenas I.
- B. Apenas II.
- C. Apenas I e II.
- D. Apenas II e III.
- E. I, II e III.
Legislação Especial Federal - Lei 12.737/2012 - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Perito Criminal
- A. Segurança dos dados.
- B. Dispositivos informáticos.
- C. Rede de computadores.
- D. Privacidade.
- E. Livre acesso à informação.
Biologia - Parasitologia - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Técnico em Perícias
Em relação aos seres vivos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As bactérias são seres unicelulares com núcleo celular delimitado por uma cariomembrana e um material genético constituído por DNA ou RNA dependendo da espécie.
( ) As células animais diferenciam-se das células vegetais, entre outras coisas, por não apresentarem parede celular e cloroplastos.
( ) Os protozoários estão entre os organismos mais simples do planeta, muitos causam doenças ao homem, tais como o Plasmodium sp causador da malária, o Trypanosoma cruzi causador da doença de chagas e o Clostridium tetani causador do tétano.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A. F F V.
- B. F V V.
- C. V F V.
- D. F V F.
- E. V V F.
Legislação Especial Federal - Lei 12.965/2014 - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Perito Criminal
- A. 6 meses.
- B. 1 ano.
- C. 2 anos.
- D. 3 anos.
- E. 5 anos.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Conselho Federal de Psicologia - CFP - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2017 - IGP/RS - Perito Criminal
- A. O psicólogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litígio pode produzir documentos advindos do processo psicoterápico com a finalidade de fornecer informações à instituição judicial sobre seus pacientes, mesmo sem o consentimento deles.
- B. O psicólogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litígio deve produzir documentos advindos do processo psicoterápico com a finalidade de fornecer informações à instância judicial sobre seus pacientes, mesmo sem o conhecimento deles.
- C. O psicólogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litígio nunca deve pedir o consentimento dos seus pacientes sobre a produção de documentos advindos do processo psicoterápico com a finalidade de fornecer informações para qualquer solicitante.
- D. É vedado ao psicólogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litígio produzir documentos advindos do processo psicoterápico com a finalidade de fornecer informações à instância judicial acerca das pessoas atendidas, sem o consentimento formal destas últimas, à exceção de Declarações, conforme a Resolução CFP nº 07/2003.
- E. A referida Resolução não trata sobre a produção de documentos advindos do processo psicoterápico.