Religiões - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental
Os feitos, dizeres e aprovações do Profeta Maomé e os meios práticos por Ele utilizados para ensinar o Islã fazem parte
- A.
do Suna.
- B.
do Talmude.
- C.
do Mishná.
- D.
do Bhagavad Gita.
- E.
da Epístola.
Educação Artística - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental
Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).
No livro, as autoras fazem uma reflexão sobre o que é ser professor de arte. Nesse contexto, afirmam que:- A.
É atuar na escola e ensinar técnicas, permitindo que os estudantes aprendam um ofício.
- B.
É atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações.
- C.
É atuar através de uma pedagogia determinada pela instituição.
- D.
É atuar na prática artística, deixando a fundamentação teórica para ser abordada em outras disciplinas.
- E.
É desenvolver nos alunos a sensibilidade pela arte.
Biologia - Fisiologia Animal - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental
Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea, ou em outros fluidos corporais, por glândula ou órgão a fim de induzirem a atividade de células de um outro local. No local alvo, o hormônio exerce ação reguladora, indutora ou inibidora. Observe a relação a seguir entre a estrutura corporal e o hormônio ali sintetizado e assinale a alternativa INCORRETA.
- A.
Adrenal: cortisol.
- B.
Pâncreas: estradiol.
- C.
Rim: renina.
- D.
Tecido adiposo: leptina.
- E.
Tireoide: calcitonina.
Língua Espanhola - Vocabulário - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

- A.
alcohol – oceano – epidemia.
- B.
elogio – atmosfera – cerebro.
- C.
teléfono – nostalgia – prototipo.
- D.
magia – oxígeno – idioma.
- E. euforia – nitrógeno – fobia.
Religiões - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental
Segundo o paradigma de Ensino Religioso proposto por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Referências Curriculares Estaduais, espera-se do professor dessa disciplina que:
I. Seja capaz de compreender o pluralismo religioso presente na sociedade brasileira.
II. Busque conseguir adeptos para serem convertidos a uma religião, crença ou doutrina.
III. Estabeleça juízos de valor entre as religiões, definindo qual é a verdadeira.
IV. Estimule o respeito à diversidade religiosa.
Quais estão corretas?
- A.
Apenas I e III.
- B.
Apenas I e IV.
- C.
Apenas I, II e III.
- D.
Apenas II, III e IV.
- E.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental
“No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.”
Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?
- A.
Roberto Giancaterino.
- B.
Jussara Hoffmann.
- C.
Philippe Perrenoud.
- D.
Heloisa Luck.
- E.
Celso Vasconcellos.
Educação Artística - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental
Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).
Segundo as autoras, o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse sentido, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensinoaprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:
- A.
Pintar – Desenhar – Esculpir.
- B.
Ensinar – Informar – Capacitar.
- C.
Fazer – Interpretar – Compreender.
- D.
Fazer – Representar – Exprimir.
- E.
Pintar – Desenhar – Exprimir.
Matemática - Cálculo Aritmético Aproximado - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Auxiliar de Secretaria
Todo ano é realizada a festa junina na escola de educação infantil de uma determinada cidade. Sabendo-se que de hoje até a realização da festa faltam 840 horas e que todos já estão envolvidos na organização do evento, pode-se afirmar que o número de semanas, correspondente ao total de horas que faltam para a realização da festa, equivale a
- A.
3
- B.
4
- C.
5
- D.
6
- E.
7
Língua Espanhola - Vocabulário - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

La única opción donde todos los sustantivos son del género masculino como “linguaje” (línea 32) es
- A.
color / labor / nariz.
- B.
carruaje / crema / miel.
- C.
árbol /dolor / análisis.
- D.
legumbre / cárcel / protesta.
- E.
silicona / hamburguesa / sal.
Pedagogia - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental
A equipe técnico-administrativa tem como função precípua coordenar e orientar todos os esforços da escola, com vistas ao atendimento das necessidades dos educandos e o desenvolvimento de suas capacidades. Com base em Lück, relacione as funções que devem ser desempenhadas pelos componentes da equipe técnico-administrativa, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A.
3 – 2 – 3 – 2 – 1.
- B.
3 – 1 – 2 – 3 – 1.
- C.
3 – 2 – 1 – 2 – 1.
- D.
2 – 1 – 3 – 3 – 2.
- E.
1 – 2 – 2 – 3 – 3.