Questões Concurso Prefeitura de Uruguaiana - RS

Religiões - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

Os feitos, dizeres e aprovações do Profeta Maomé e os meios práticos por Ele utilizados para ensinar o Islã fazem parte

  • A.

    do Suna.

  • B.

    do Talmude.

  • C.

    do Mishná.

  • D.

    do Bhagavad Gita.

  • E.

    da Epístola.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

No livro, as autoras fazem uma reflexão sobre o que é ser professor de arte. Nesse contexto, afirmam que:
  • A.

    É atuar na escola e ensinar técnicas, permitindo que os estudantes aprendam um ofício.

  • B.

    É atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações.

  • C.

    É atuar através de uma pedagogia determinada pela instituição.

  • D.

    É atuar na prática artística, deixando a fundamentação teórica para ser abordada em outras disciplinas.

  • E.

    É desenvolver nos alunos a sensibilidade pela arte.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea, ou em outros fluidos corporais, por glândula ou órgão a fim de induzirem a atividade de células de um outro local. No local alvo, o hormônio exerce ação reguladora, indutora ou inibidora. Observe a relação a seguir entre a estrutura corporal e o hormônio ali sintetizado e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Adrenal: cortisol.

  • B.

    Pâncreas: estradiol.

  • C.

    Rim: renina.

  • D.

    Tecido adiposo: leptina.

  • E.

    Tireoide: calcitonina.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
La única opción donde hay vocablo(s) que no es (son) heterotónico(s), como “nível”, en la línea 21, es
  • A.

    alcohol – oceano – epidemia.

  • B.

    elogio – atmosfera – cerebro.

  • C.

    teléfono – nostalgia – prototipo.

  • D.

    magia – oxígeno – idioma.

  • E. euforia – nitrógeno – fobia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Religiões - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

Segundo o paradigma de Ensino Religioso proposto por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Referências Curriculares Estaduais, espera-se do professor dessa disciplina que:

I. Seja capaz de compreender o pluralismo religioso presente na sociedade brasileira.

II. Busque conseguir adeptos para serem convertidos a uma religião, crença ou doutrina.

III. Estabeleça juízos de valor entre as religiões, definindo qual é a verdadeira.

IV. Estimule o respeito à diversidade religiosa.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e III.

  • B.

    Apenas I e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental

“No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.”

Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?

  • A.

    Roberto Giancaterino.

  • B.

    Jussara Hoffmann.

  • C.

    Philippe Perrenoud.

  • D.

    Heloisa Luck.

  • E.

    Celso Vasconcellos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

Segundo as autoras, o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse sentido, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensinoaprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:

  • A.

    Pintar – Desenhar – Esculpir.

  • B.

    Ensinar – Informar – Capacitar.

  • C.

    Fazer – Interpretar – Compreender.

  • D.

    Fazer – Representar – Exprimir.

  • E.

    Pintar – Desenhar – Exprimir.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Todo ano é realizada a festa junina na escola de educação infantil de uma determinada cidade. Sabendo-se que de hoje até a realização da festa faltam 840 horas e que todos já estão envolvidos na organização do evento, pode-se afirmar que o número de semanas, correspondente ao total de horas que faltam para a realização da festa, equivale a

  • A.

    3

  • B.

    4

  • C.

    5

  • D.

    6

  • E.

    7

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

La única opción donde todos los sustantivos son del género masculino como “linguaje” (línea 32) es

  • A.

    color / labor / nariz.

  • B.

    carruaje / crema / miel.

  • C.

    árbol /dolor / análisis.

  • D.

    legumbre / cárcel / protesta.

  • E.

    silicona / hamburguesa / sal.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental

A equipe técnico-administrativa tem como função precípua coordenar e orientar todos os esforços da escola, com vistas ao atendimento das necessidades dos educandos e o desenvolvimento de suas capacidades. Com base em Lück, relacione as funções que devem ser desempenhadas pelos componentes da equipe técnico-administrativa, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 2 – 3 – 2 – 1.

  • B.

    3 – 1 – 2 – 3 – 1.

  • C.

    3 – 2 – 1 – 2 – 1.

  • D.

    2 – 1 – 3 – 3 – 2.

  • E.

    1 – 2 – 2 – 3 – 3.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: