Pedagogia - Geral - Instituto Quadrix - 2017 - SEE/DF - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - SEE/DF - Professor de Educação Básica
Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.
A escola desempenha uma função relevante no combate às discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar aos estudantes o acesso a conhecimentos científicos e registros culturais diferenciados.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - SEE/DF - Professor de Educação Básica
Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.
O maior obstáculo para que docentes utilizem em suas aulas as temáticas africanas consiste na indisponibilidade e no difícil acesso ao material historiográfico sobre o passado africano, como destacado no texto 15A2DDD.- C. Certo
- E. Errado
Pedagogia - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Professor de Nível Superior/PNS

- A. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, devem-se considerar as práticas sociais e experiências diversas quando da organização das práticas de linguagem.
- B. Os contos de fadas possuem caráter meramente abstrato, por trabalhar com conceitos não sociais.
- C. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o componente língua portuguesa desvincula-se da atuação social e passa a dar ênfase à prosa literária, como forma de preservar textos clássicos.
- D. Infere-se do texto que o objetivo de levar um clássico da literatura infantil para casa se resume a mostrar aos pais dos alunos a importância da atividade em família.
- E. Depreende-se do texto que, na educação infantil, os textos literários são mais importantes que outros tipos de textos.
Pedagogia - Geral - Banca não informada - 2017 - IFTO - Professor
Para responder a questão 28, leia, abaixo, a orelha do livro Manual do cara-de-pau, de 1991, do escritor, jornalista e professor Carlos Queiroz Telles.
A partir do texto Manual do cara-de-pau, podemos afirmar.
- A. O texto não critica os discursos empolados, em termos de palavras rebuscadas, e vazios.
- B. O texto faz uso denotativo das palavras, pois o objetivo do livro parece ser querer ensinar como falar difícil e, consequentemente, subir na vida.
- C. O texto faz uso de uma linguagem denotativa e valoriza o uso da erudição como forma de poder.
- D. O texto afirma que falar difícil é a erudição adequada e por isso muitos políticos, executivos, doutores, bacharéis, artistas, críticos, ensaístas e professores devem subir na vida.
- E. O texto caricatura a falsa erudição, o uso inadequado de vocabulário especializado e da linguagem como forma de poder.
Pedagogia - Geral - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017 - HUGG-UNIRIO/RJ - Pedagogo
- A. Utiliza-se de técnicas e fórmulas matemáticas
- B. Não tem relação com treinamentos
- C. É utilizada para identificar o lucro após investimento
- D. Identifica a efetivação do aprendizado
- E. Tem intrínseca relação com treinamentos
Pedagogia - Geral - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017 - HUGG-UNIRIO/RJ - Pedagogo
- A. Jurídica, econômica e política
- B. Ambiental, fatorial e econômica
- C. Social, política, econômica
- D. Ecológica, ambiental e social
- E. Econômica, ambiental e social
Pedagogia - Geral - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017 - HUGG-UNIRIO/RJ - Pedagogo
Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para a empresa. Nesse sentido, analise as proposições a seguir quanto aos possíveis riscos citados por Porter:
I. O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca.
II. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos.
III. A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.
IV. A imitação reduz a diferenciação percebida, mas é uma ocorrência incomum quando o setor amadurece.
Estão corretas as afirmativas:
- A. I, III apenas
- B. II, IV apenas
- C. I, II, III, IV
- D. I, II, III apenas
- E. III, IV apenas
Pedagogia - Geral - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017 - HUGG-UNIRIO/RJ - Pedagogo
A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.
( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço.
( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes.
( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis.
( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
- A. F, V, V, V, F
- B. V, V, V, V, F
- C. F, F, F, V, V
- D. V, F, F, V, V
- E. V, V, F, F, F
Pedagogia - Geral - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017 - HUGG-UNIRIO/RJ - Pedagogo
Porter (1986) descreve acerca de uma estratégia genérica que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Nesse sentido, os métodos para obter a diferenciação são vários, dentre eles:
I. Projeto ou imagem da marca.
II. Tecnologia.
III. Serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.
IV. Peculiaridades.
Assinale a alternativa correta.
- A. I apenas
- B. II apenas
- C. III apenas
- D. IV apenas
- E. I, II, III, IV