Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. mata atlântica e cerrado.
- B. estepes e manguezal.
- C. restingas e araucárias.
- D. carrasco e pradarias.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Leia atentamente o texto a seguir: “Pela vasta planura que se estende a perder de vista, se erriçam os troncos ermos e nus com os esgalhos rijos e encarquilhados, que figuram o vasto ossuário da antiga floresta. O capim, que outrora cobria a superfície da torra do verde alcatifa, roído até à raiz pelo dente faminto do animal e triturado pela pata do gado, ficou reduzido a uma cinza espessa que o menor bafejo do vento levanta em nuvens pardacentas. O sol ardentíssimo côa através do mormaço da terra abrasada uns raios baços que vestem de mortalha lívida e poenta os esqueletos das árvores, enfileirados uns após outros como uma lúgubre procissão de mortos. Apenas ao longe se destaca a folhagem de uma oiticica, de um juazeiro ou de outra árvore vivaz do sertão, que elevando a sua copa virente por sobre aquela devastação profunda, parece o derradeiro arranco da seiva da terra exausta a remontar ao céu”.
Alencar, José de. O Sertanejo. 4ed. Ática. p.13.
Considerando a ecologia das caatingas os seus demais aspectos, analise as afirmações.
I. No Brasil, a caatinga é o principal bioma da região Nordeste, ocupando uma área correspondente a 11% do território nacional. Atualmente, em virtude do aquecimento global e dos processos relacionados a desertificação no Brasil e em vários países da África setentrional, este bioma ocupa uma área global menor que 2,71 milhões de km2.
II. O texto da questão faz referência à vegetação xerófila da caatinga, que por ser altamente adaptada, assume um aspecto seco, retorcido e sem folhas durante a estação do verão, onde há escassez das chuvas, regenerando-se com as chuvas durante a estação do inverno.
III. Dados do Ministério do Meio Ambiente, apontam que este bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos, para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, além do sobrepastoreio e da conversão de pastagens para agricultura.
IV. O juazeiro e a oiticica são espécies arbóreas nativas da caatinga, que ocorrem mesmo nas áreas onde existem limitações hídricas e de solos, permanecendo com suas folhagens nos períodos de estio.
Está correto o que se afirma somente em
- A. III e IV.
- B. I e II.
- C. II e IV.
- D. I e III.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
A figura abaixo representa os domínios morfoclimáticos do Brasil definidos pelo Prof. Aziz Ab Saber (1965). Cada domínio morfoclimático possui características de relevo e vegetação que lhe conferem identidade e refletem a longa história de evolução das paisagens brasileiras.
Sobre as paisagens de cada um dos domínios morfoclimáticos, é CORRETO afirmar:
- A. Domínio I: caracterizado pela presença da floresta de encosta, sobre extensões de relevos ma-melonares, escarpas e serras e clima tropical litorâneo.
- B. Domínio II: caracterizado pela presença de matas secas, abertas e decíduas sobre relevos ser-ranos e clima tropical.
- C. Domínio III: caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas cobertas por vegetação xeromórfica e clima semiárido.
- D. Domínio V: caracterizado pela presença de planaltos residuais cobertos pela floresta e clima equatorial.
- E. Domínio VI: caracterizado pela presença de relevo de colinas suaves com predomínio de vege-tação de gramíneas e clima subtropical.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
O mapa abaixo mostra a atuação de massas de ar no Brasil durante o Inverno e o Verão.
Com base nos mapas acima e nos conhecimentos sobre as massas de ar que atuam no território brasileiro, é CORRETO afirmar:
- A. brasileiro, é CORRETO afirmar: (A) A massa Equatorial continental (mEc), por ter sua origem no continente, assume característica quente e seca, provocando grandes períodos de estiagem na região Centro-Oeste durante seu deslocamento.
- B. A massa Tropical atlântica (mTa), por ter sua origem no Oceano Atlântico, assume característica quente e úmida, é responsável por chuvas frontais na região Nordeste durante o verão.
- C. Durante o inverno, a massa Polar atlântica (mPa), fria e seca, tem sua atuação restringida à região Sul do país, devido ao avanço da massa Equatorial continental (mEc) que se desloca para o interior do continente.
- D. Durante o inverno, a massa Polar atlântica (mPa), ao entrar em contato com a massa Tropical atlântica (mTa), quente e úmida, provoca chuvas no litoral nordestino.
- E. Durante o verão, a massa Tropical continental (mTc), quente e seca, que tem sua origem na depressão do Chaco, é responsável por longos períodos chuvosos na região Sul e interior da região Centro Oeste.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor de Classe I Nível A
O Brasil é um país tropical e apresenta um grande índice pluviométrico o que proporciona uma abundância hídrica em suas bacias hidrográficas. Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as considerações a seguir.
I. A Bacia Amazônica é a bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação.
II. A rede hidrográfica brasileira apresenta as seguintes características: drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz tipo estuário.
III. A maior parte dos rios no Brasil tem cheia no verão e vazante no inverno.
IV. Em sua maior parte, os rios brasileiros são intermitentes, isto é, secam.
NÃO condiz com a realidade das bacias hidrográficas no Brasil apenas a consideração
- A. I.
- B. II.
- C. III.
- D. IV.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue os itens subsequentes, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.
O clima tropical da Zona da Mata alagoana em associação com o relevo e o solo massapê são fatores naturais que possibilitam o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar nesse estado.- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) - Assistente Técnico de Defensoria
- A. Equatorial.
- B. Tropical.
- C. Tropical úmido.
- D. Semiárido.
- E. Subtropical.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - Polícia Militar - MA (PM/MA) - 1º Tenente PM
Tendo como referência inicial as figuras precedentes e considerando que o estado do Maranhão situa-se em uma região controlada por massas de ar quente, julgue os próximos itens.
A regularidade térmica observada na cidade de São Luís ao longo do ano, conforme indicado na figura I, deve-se ao efeito da continentalidade.- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014 - SEDUC/RJ - Professor

- A. clima equatorial, grande biodiversidade da floresta amazônica – domínio I
- B. clima semiárido, troncos retorcidos das árvores do cerrado – domínio V
- C. clima tropical semiúmido, com vegetação caducifoliada da caatinga – domínio II
- D. clima subtropical, vegetação de grande porte chamada de araucária – domínio III
- E. clima temperado, com vegetação rasteira do pampa gaúcho – domínio IV
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Auxiliar de Promotoria I
A questão está relacionada ao mapa e ao texto apresentados a seguir.
O clima predominante é o tropical, com verões chuvosos e invernos secos, ambos com temperaturas elevadas. O relevo é constituído principalmente por planaltos e por depressões.
No domínio, aparecem espécies arbustivas com caules tortuosos, envolvidos por cascas grossas e raízes profundas, geralmente distantes umas das outras. Nas últimas décadas, a paisagem natural tem sofrido alterações pela ação da sociedade, devido ao desenvolvimento de atividades econômicas ligadas à agricultura, à pecuária de bovinos e à mineração.
O texto descreve o domínio indicado pelo número
- A. 4.
- B. 3.
- C. 5.
- D. 2.
- E. 1.