Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que: “Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”

A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução.

( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente.

( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil.

( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. V, F, F, V.
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Considerando o processo de industrialização no Brasil, é correto afirmar que
  • A. a recente organização do espaço industrial configura um novo mapa locacional, onde a instalação da indústria de bens de capital em regiões periféricas compromete a centralidade econômica de antigos polos, como o estado de São Paulo.
  • B. a opção por um desenvolvimento subordinado à penetração de investimentos internacionais, com pouca intervenção econômica do Estado, marcou a estrutura produtiva industrial brasileira nos governos da ditadura militar.
  • C. os distritos industriais marshallianos são, atualmente, a base da acumulação industrial brasileira, engendrando uma competição positiva, na qual a concentração geográfica das empresas e as relações de cooperação entre elas proporcionam uma eficiência coletiva.
  • D. um dos aspectos da nova economia industrial brasileira é a capacidade com que circuitos da produção inteiros sofrem processos de disjunção funcional, combinando estratégias produtivas e territoriais a fim de atingirem alta produtividade.
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Atente para a seguinte observação de Adorno: “A lógica formal almejava validade universal para as leis do pensamento. (O homem teve que criar uma harmonia teórica para além da discórdia do real.) Todos os objetos do pensamento são universais mas, é igualmente verdade que o significado supraindividual, a universalidade do conceito não é meramente formal é constituída na inter-relação entre sujeitos (pensantes ou atuantes) e seu mundo.

Atente para o que se diz a seguir e, com base na observação de Adorno, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Sob a regra da lógica formal, a noção de conflito entre essência e aparência é prescindível, se não, insignificante.

( ) A lógica formal, não transcende sua própria estrutura, permanece analítica.

( ) Há uma dissociação entre a neutralidade semântica da lógica formal e a necessidade de domínio do aparato tecnocrático.

( ) A compreensão da lógica tecnológica destaca as contradições sociais da realidade estabelecida.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.
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Sobre as formas de consumo e a economia dos serviços no Brasil, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:.

( ) Os serviços vinculados às funções de decisão, financeirização, inovação tecnológica da produção e atendimento pós-venda abandonam as metrópoles e se aglomeram cada vez mais em cidades médias e pequenas.

( ) a fluidez da comunicação pela Internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no Brasil, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.

( ) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.

( ) A rápida expansão dos segmentos de franquia e marketing demonstra como o signo e o monopólio estabelecido através de marcas tendem a ser cada vez mais lucrativo no Brasil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, V, F, F.
  • D. F, F, V, V.
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Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens:

I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade;

II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação;

III. considerar a arte vigente como decadência burguesa;

IV. associar-se à representação de uma classe específica.

Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em

  • A. III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I e II.
  • D. II e IV.
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Análises filosóficas são classificadas de terapêuticas, ao aspirarem curar o pensamento e a fala de noções metafísicas, de “fantasmas” que embora nem designem nem expliquem, ainda perseguem a mente.

Escreva 1 para os itens que reproduzem o típico pensamento terapêutico, de correção do comportamento filosófico, e 2 para os itens que se referem a comportamentos que necessitariam de tal terapia.

( ) O sensualismo e o materialismo têm força em situação em que o instinto vital e a necessidade material não estão satisfeitos.

( ) Exclusão de conceitos capazes de relacionar tal comportamento à sociedade como um todo.

( ) A apresentação de alternativas consideradas meras especulações, sonhos e fantasias.

( ) Apresentação de elementos que ultrapassem o universo do discurso estabelecido.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 2, 1.
  • D. 2, 1, 1, 2.
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No que diz respeito aos movimentos sociais e políticos ocorridos no Brasil no Período Regencial, é correto afirmar que
  • A. na Cabanagem, ocorrida no Grão-Pará, a miséria e o desejo de um governo provincial escolhido pela população local motivaram a separação e a luta de resistência até 1840.
  • B. a Balaiada, ocorrida no Maranhão e partes do Piauí e do Ceará, teve um caráter puramente elitista, em função do aumento de impostos sobre a venda do charque e do couro.
  • C. a farroupilha, que se espalhou pelo Rio Grande do Sul e Paraná, foi um movimento de origem popular, separatista e contrária a uma tendência republicana das regências.
  • D. a Sabinada foi uma revolta liderada pelo escravo Malê, João Sabino, em Salvador, no ano de 1835, e que pretendia o fim da escravidão e o retorno à África.
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A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.
  • A. formação ética
  • B. formação prioritária para o exercício das profissões técnicas
  • C. desenvolvimento do pensamento crítico
  • D. desenvolvimento da autonomia intelectual
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Buscando-se elementos da relação entre pensamento e experiência estética, nos deparamos com a manifestação filosófica do poeta Mallarmé: “a palavra não é a expressão de algo, mas a expressão de sua ausência. A palavra faz desaparecer as coisas e nos impõe o sentimento de uma falta universal e até de sua própria falta”. Considerando os ensinamentos lógicos que o poeta apresenta, analise os seguintes itens:

I. A certeza da verdade imediata das coisas.

II. A universalidade é exposta como um terceiro elemento do discurso.

III. O discurso apresenta dois elementos: uma proposição e sua contraposição.

IV. A máxima “tudo é relativo” encontra um demonstrativo adequado.

Corresponde a ensinamento lógico do poeta o que consta em:

  • A. II e III apenas.
  • B. I, II e IV apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.
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Considerando a cena cultural no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, analise as seguintes afirmações:

I. Os anos 60 se caracterizam como um período agitado: por um lado há uma explosão de criatividade e participação da juventude; por outro, uma repressão institucional, com censura, que chega ao auge a partir de 1968 com o endurecimento do regime militar após o AI-5.

II. Apesar da centralização, no Rio e em São Paulo, das grandes redes de televisão, surgidas na década de 60, há uma produção cultural expressa através de artistas de outros locais nos anos 60 e 70, tais como o Tropicalismo, o Clube da Esquina, os Novos Baianos, o Pessoal do Ceará, etc.

III. Esteve inicialmente restrita ao Sudeste, mas após a criação da TV globo e a formação de sua rede de emissoras afiliadas, após 1965, ganhou força o regionalismo e deu voz às diversidades e aos grupos sociais excluídos e opositores do governo.

Está correto que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e III apenas.
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