História - História Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Oficial Técnico de Inteligência
- C. Certo
- E. Errado
História - História Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Oficial Técnico de Inteligência
- C. Certo
- E. Errado
História - História do Brasil - Ministério Público de Goiás (MPE - GO) - 2018 - Ministério Público Estadual - GO (MPE/GO) (2ª edição) - Secretário Auxiliar
- A. teve, com a eleição do presidente Lula, a continuidade das propostas neoliberais, tendo em vista ser este presidente forte defensor das ideias do Partido da Social Democracia Brasileira.
- B. no segundo governo Lula, 2007 a 2010, o programa social Bolsa Família foi extinto, tendo em vista o modelo econômico brasileiro ter ultrapassado a inclusão social, não necessitando mais de ações assistencialistas.
- C. com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, os partidos PSDB e PFL passaram a compor o governo, apoiando o novo programa de desenvolvimento econômico do país, o PRONATEC, que defende a nacionalização de todas as empresas estrangeiras.
- D. o governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.
- E. em atitude semelhante à de Getúlio nos anos de 1950, ao criar a PETROBRÁS, a Presidente Dilma Rousseff conseguiu, com apoio do Congresso Nacional, garantir a exclusiva exploração do Petróleo na camada Pré-Sal, impedindo o loteamento desta camada para empresas estrangeiras.
História - Teoria em História - Banca não informada - 2018 - Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição) - Professor Substituto
Quanto ao uso da memória nos estudos históricos, analise as afirmações seguintes.
I - A memória é a lembrança pessoal de um tempo no qual se comemoram eventos.
II - A memória coletiva é o maior interesse na história porque traz uma leitura sobre o tempo vivido.
III - A técnica da história oral faz parte dos estudos da história do tempo presente.
IV - A oralidade foi incorporada pela história na corrente positivista.
V – A oralidade é um recurso pedagógico das aulas de história somente do ensino médio.
VI – História e memória são pensadas principalmente em relação ao patrimônio histórico-cultural.
Estão corretas:
- A. I, IV e V.
- B. II, III e IV.
- C. II, III e VI.
- D. I, III e V.
História - Teoria em História - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).
Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.
Eis uma síntese da historiografia contemporânea surgida com os Anais: novos objetos, novos problemas e novas abordagens, reconfigurando a maneira de se produzir o conhecimento histórico.- C. Certo
- E. Errado
História - História Geral - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).
Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.
Os anos 1970 e 1980 assinalaram o declínio irreversível da denominada história cultural em suas diversas manifestações, como o estudo das mentalidades.- C. Certo
- E. Errado
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Observe as imagens a seguir.
As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identificado como
- A. dessacralização do poder temporal.
- B. fusão de elementos romanos e germânicos.
- C. constituição do Estado secular.
- D. submissão da Igreja ao poder temporal.
- E. concessão da liberdade de culto aos cristãos.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Observe a imagem a seguir.
Trata-se de um cartaz
- A. dos setores conservadores e autoritários da sociedade espanhola, unidos em torno da causa nacionalista, em luta contra as ideologias estrangeiras que rondavam a Europa à época, em especial o socialismo soviético.
- B. das Brigadas Internacionais chamando voluntários para a luta contra o fascismo na guerra civil espanhola, o que contribuiu fortemente para a definição do campo antifascista na Europa da época.
- C. dos grupos da Resistência Espanhola que se prontificaram a defender a Espanha de uma iminente invasão nazista após a ocupação da França pela Alemanha logo no início dos conflitos entre os países europeus.
- D. dos partidos espanhóis que defendiam a política de apaziguamento empreendida por França e Inglaterra e pretendiam, com isso, evitar uma nova catástrofe de guerra como a ocorrida entre 1914 e 1918.
- E. da União Soviética, difundido em território espanhol com o objetivo de arregimentar militantes para a luta revolucionária na Espanha com o objetivo de estender o domínio socialista na Europa.
História - História Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Oficial Técnico de Inteligência
- C. Certo
- E. Errado
História - História do Brasil - Banca não informada - 2018 - Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição) - Professor Substituto
- A. ao Padre Cícero/Sedição de Juazeiro.
- B. ao Dragão do Mar/Abolição dos escravos no Ceará.
- C. a Antônio Conselheiro/Canudos.
- D. ao Beato José Lourenço/Sedição do Juazeiro.