História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Observe as imagens a seguir.
As duas obras representam um processo histórico característico da formação do feudalismo, corretamente identificado como
- A. dessacralização do poder temporal.
- B. fusão de elementos romanos e germânicos.
- C. constituição do Estado secular.
- D. submissão da Igreja ao poder temporal.
- E. concessão da liberdade de culto aos cristãos.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Observe a imagem a seguir.
Trata-se de um cartaz
- A. dos setores conservadores e autoritários da sociedade espanhola, unidos em torno da causa nacionalista, em luta contra as ideologias estrangeiras que rondavam a Europa à época, em especial o socialismo soviético.
- B. das Brigadas Internacionais chamando voluntários para a luta contra o fascismo na guerra civil espanhola, o que contribuiu fortemente para a definição do campo antifascista na Europa da época.
- C. dos grupos da Resistência Espanhola que se prontificaram a defender a Espanha de uma iminente invasão nazista após a ocupação da França pela Alemanha logo no início dos conflitos entre os países europeus.
- D. dos partidos espanhóis que defendiam a política de apaziguamento empreendida por França e Inglaterra e pretendiam, com isso, evitar uma nova catástrofe de guerra como a ocorrida entre 1914 e 1918.
- E. da União Soviética, difundido em território espanhol com o objetivo de arregimentar militantes para a luta revolucionária na Espanha com o objetivo de estender o domínio socialista na Europa.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Observe a imagem e leia o trecho a seguir.
O detalhe da obra destacado na questão evidencia
- A. a importância da escravização de negros para a vitória luso-brasileira contra os holandeses, na medida em que os invasores eram contrários à utilização da mão de obra negra escravizada na produção de açúcar.
- B. a violência do processo de escravização, pois os negros presentes nas batalhas estavam lá apenas obedecendo ordem de seus senhores e correndo o risco de serem castigados em caso de derrota para os holandeses.
- C. a ideia de traição associada a Calabar no contexto das batalhas, na medida em que os negros e mestiços brasileiros lutaram ao lado dos holandeses como forma de resistência à escravização promovida pelos senhores luso-brasileiros.
- D. as contradições da sociedade luso-brasileira do século XVII, na medida em que os senhores prometeram a alforria aos negros escravizados que participassem das batalhas contra os holandeses.
- E. a perspectiva de expulsão dos holandeses feita à base de mistura racial, constituindo-se numa espécie de marco zero de criação da nação brasileira, devido à presença de negros e mestiços escravizados e forros nas batalhas.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial:
“Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramado nas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.”
O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como
- A. a contradição entre a política externa e a política interna de Vargas.
- B. o esgotamento da política intervencionista após a criação da Petrobras.
- C. a derrota dos países aliados ao Brasil no contexto da Segunda Guerra.
- D. a decadência dos países que participaram das batalhas na Europa.
- E. a corrosão do apoio a Vargas devido à sua aliança formal com o campo fascista.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Entre as marcas da democracia antiga, é correto identificar
- A. a eleição de representantes masculinos com direito a voz e voto pela assembleia da cidade-estado, órgão político que incluía mulheres e estrangeiros.
- B. a importância decrescente dos escravos, a ponto de discutir-se a abolição da escravatura, e a consequente redução das desigualdades nas cidades-estado.
- C. a conquista pacífica de direitos por parte dos mais pobres, ainda que se mantivesse a marca aristocrática de distinção social regulada pelo nascimento.
- D. a ojeriza à guerra e ao conflito social, o que contribuiu para que Atenas fosse derrotada sucessivamente pelos persas e pelos espartanos.
- E. a participação política direta, exercida por um corpo de cidadãos ativos, sem a noção de representação e restrita aos cidadãos masculinos.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil
- A. negou aos libertos o auxílio necessário para que se adaptassem às novas condições sociais.
- B. ofereceu recursos institucionais para proteger e amparar os libertos na nova estrutura social.
- C. impôs aos antigos senhores a obrigação de oferecer boas condições de vida aos libertos.
- D. concedeu aos ex-escravos formação profissional para atenderem o mercado de trabalho.
- E. proporcionou condições para que os antigos escravos fossem inseridos facilmente na sociedade.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
Observe a imagem a seguir.
Essa fotografia foi tirada em 1961, na posse de Jânio Quadros na presidência da República, e mostra João Goulart, recém-eleito vice-presidente; Jânio Quadros, discursando com a faixa presidencial; Juscelino Kubitschek, antecessor de Jânio na presidência.
A imagem registra um momento marcante da vida política nacional, pois
- A. a posse de Jânio Quadros representou a ascensão de um programa reformista e nacional-desenvolvimentista ao poder.
- B. a sucessão de Juscelino inaugurou um período marcado pelo crescimento econômico e pela estabilidade política.
- C. Jango, Jânio e Juscelino foram aliados na implementação de uma agenda economicamente liberal e socialmente conservadora.
- D. apenas muito tempo depois um presidente civil, eleito pelo voto popular, tornaria a entregar a faixa ao seu sucessor.
- E. as três lideranças políticas retratadas na imagem foram parte importante da articulação do golpe civil-militar de 1964.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era
- A. A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era
- B. a concentração de recursos em cidades escravistas, como São Paulo e Porto Alegre, em oposição à carência material de cidades como Rio de Janeiro e Salvador.
- C. o contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.
- D. a facilidade de integração territorial, em termos de transporte e comunicação, em um país de dimensões continentais densamente povoado.
- E. o complexo processo de reurbanização e modernização que atingiu igualmente todo o território nacional.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
O trecho faz referência
- A. à Antiguidade Clássica.
- B. ao Gótico.
- C. ao Renascimento.
- D. ao Barroco.
- E. ao Realismo.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015 - PM/SP - Aluno Oficial
Observe as imagens a seguir.
Acerca do conflito dos anos 1930 representado nas duas imagens, é correto afirmar que é considerado um “prelúdio da Segunda Guerra” por ter colocado em oposição
- A. o norte e o sul.
- B. os desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
- C. os católicos e os protestantes.
- D. os fascistas e os antifascistas.
- E. os comunistas e os capitalistas.