Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
- A. na independência de distribuição.
- B. na presença de uma linguagem de programação no SGBD que promova interface com o banco de dados, com a segurança e com a atualização dos dados.
- C. na subversão das regras de integridade ou restrições quando utilizada uma linguagem de baixo nível.
- D. no não tratamento das atualizações de visões de dados.
- E. na dependência de dados físicos (mudança na memória e no método de acesso).
Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
- A. falsa.
- B. uma restrição de domínio do modelo.
- C. uma propriedade exclusiva do modelo objeto-relacional.
- D. uma condição que deverá estar explícita na representação dos atributos de uma tupla.
- E. uma propriedade de chave do modelo.
Ciência da Computação - COBIT - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
O diretor de TI de uma empresa pública de pequeno porte deseja melhorar a governança e a gestão de TI dessa empresa.
Nesse caso, a aplicação do COBIT 5
- A. é admissível apenas em relação à governança, mas não em relação à gestão.
- B. não é viável, pois o COBIT 5 não pode ser utilizado em empresa pública.
- C. não compete ao diretor de TI, mas somente à presidência da empresa, porque alterará a governança da empresa.
- D. é admissível, pois esse guia pode ser utilizado em empresa de qualquer natureza e porte.
- E. não é viável, por ser incompatível com empresa de pequeno porte.
Ciência da Computação - COBIT - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
Ao final da implementação de uma aplicação de TI, um auditor verificou que houve falha no momento de priorizar e equilibrar programas e serviços com base nas demandas e nas restrições de financiamento.
À luz do COBIT 5, é correto inferir que a falha decorreu de erro na aplicação do processo
- A. gerenciar portfólio, do domínio alinhar, planejar e organizar.
- B. gerenciar a estratégia, do domínio avaliar, dirigir e monitorar.
- C. garantir a otimização de recursos, do domínio alinhar, planejar e organizar.
- D. gerenciar riscos, do domínio construir, adquirir e implementar.
- E. garantir a otimização do risco, do domínio monitorar, avaliar e analisar.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
Julgue os itens a seguir, acerca de segurança da informação.
I São exemplos de ameaças as contas sem senhas ou configurações erradas em serviços DNS, FTP e SMTP.
II Não repúdio indica que o remetente de uma mensagem não deve ser capaz de negar que enviou a mensagem.
III Vulnerabilidade é a fragilidade de um ativo ou de um grupo de ativos que pode ser explorada.
IV Pessoas não são consideradas ativos de segurança da informação.
Estão certos apenas os itens
- A. I e III.
- B. I e IV.
- C. II e III.
- D. I, II e IV.
- E. II, III e IV.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
- A. confidencialidade.
- B. autenticidade.
- C. integridade.
- D. conformidade.
- E. disponibilidade.
Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
- A. uma constante individual.
- B. um valor variável que não possui local no tempo nem no espaço.
- C. uma matriz de valores codificados e armazenados na memória.
- D. um recipiente para se armazenar um valor que pode ser atualizado.
- E. um valor que não admite substituição.
Ciência da Computação - PMBOK - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
- A. estrutura analítica do projeto (EAP)
- B. plano de gerenciamento da qualidade
- C. termo de abertura de projeto
- D. plano de gerenciamento do projeto
- E. registro das mudanças
Ciência da Computação - PMBOK - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
No desenvolvimento de um produto, verificou-se que não havia identificação de precedência entre algumas atividades antes do início das execuções.
De acordo com o PMBOK, a representação das relações lógicas entre as atividades do projeto é obtida com
- A. a técnica Delphi.
- B. a estrutura analítica do projeto (EAP).
- C. o diagrama de rede do cronograma do projeto.
- D. a matriz de rastreabilidade de requisitos.
- E. a linha de base do escopo.
Ciência da Computação - ITIL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2019 - Secretaria da Fazenda do Estado - RS (SEFAZ/RS) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (Classe A
- A. Somente o guia PMBOK inclui gestão de pessoas; a ITIL, por gerenciar serviços, não aborda os recursos humanos necessários.
- B. No COBIT, não há referência a gestão de pessoas; no PMBOK consta o processo gerenciamento de recursos humanos na área de conhecimento escopo do projeto.
- C. Na ITIL, as pessoas são consideradas habilidades e constituem um dos 4 Ps do desenho de serviço; no PMBOK, a área de conhecimento gerenciamento das partes interessadas do projeto lida com a gestão de pessoas.
- D. A ITIL lida com pessoas estritamente no estágio estratégia; o PMBOK lida com pessoas estritamente nos processos afetos à área de conhecimento integração.
- E. Nem a ITIL, nem o COBIT, nem o PMBOK mencionam a gestão de pessoas: todos eles constituem guias de boas práticas para governança de TI, exclusivamente.