Questões sobre COBIT

Ao final da implementação de uma aplicação de TI, um auditor verificou que houve falha no momento de priorizar e equilibrar programas e serviços com base nas demandas e nas restrições de financiamento.

À luz do COBIT 5, é correto inferir que a falha decorreu de erro na aplicação do processo

  • A. gerenciar portfólio, do domínio alinhar, planejar e organizar.
  • B. gerenciar a estratégia, do domínio avaliar, dirigir e monitorar.
  • C. garantir a otimização de recursos, do domínio alinhar, planejar e organizar.
  • D. gerenciar riscos, do domínio construir, adquirir e implementar.
  • E. garantir a otimização do risco, do domínio monitorar, avaliar e analisar.
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O diretor de TI de uma empresa pública de pequeno porte deseja melhorar a governança e a gestão de TI dessa empresa.

Nesse caso, a aplicação do COBIT 5

  • A. é admissível apenas em relação à governança, mas não em relação à gestão.
  • B. não é viável, pois o COBIT 5 não pode ser utilizado em empresa pública.
  • C. não compete ao diretor de TI, mas somente à presidência da empresa, porque alterará a governança da empresa.
  • D. é admissível, pois esse guia pode ser utilizado em empresa de qualquer natureza e porte.
  • E. não é viável, por ser incompatível com empresa de pequeno porte.
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Julgue os próximos itens, relativos aos princípios e fundamentos de COBIT 5. Os habilitadores, que influenciam o funcionamento da governança e gestão corporativa de TI, possuem um ciclo de vida desde sua criação, passando por sua vida útil até chegar ao descarte.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Os habilitadores do COBIT 5 são fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se a governança e a gestão corporativas da TI irão funcionar. O modelo do COBIT 5 descreve sete categorias de habilitadores: princípios, políticas e modelos; processos; estruturas organizacionais; cultura, ética e comportamento; informação; serviços, infraestrutura e aplicativos; pessoas, habilidades e competências. Entre as dimensões comuns dos habilitadores está
  • A. a meta.
  • B. o recurso.
  • C. a liderança.
  • D. o progresso.
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Associe as colunas, relacionando a fase ao ciclo de vida de implementação do COBIT 5.

 A sequência correta dessa associação é

  • A. (2); (4); (1); (3); (5).
  • B. (3); (2); (5); (4); (1).
  • C. (4); (1); (3); (5); (2).
  • D. (5); (3); (2); (1); (4).
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Com relação ao COBIT 4.1, relacione os recursos abaixo com seus respectivos exemplos.

Coluna 1 Recursos

1. Painel de controle

2. Scorecards

3. Benchmarking

Coluna 2 Exemplos

( ) Como a empresa pode adaptar-se em tempo apropriado para as novas tendências e desenvolvimentos?

( ) Como os executivos responsáveis mantêm o navio na rota?

( ) Como a empresa atinge os resultados satisfatórios para o maior segmento possível de partes interessadas?

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1 • 2 • 3
  • B. 2 • 1 • 3
  • C. 2 • 3 • 1
  • D. 3 • 1 • 2
  • E. 3 • 2 • 1
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Quais itens, dentre os listados abaixo, constituem áreas de foco da governança de TI de acordo com a definição do COBIT 4.1?

1. Compliance

2. Gestão de risco

3. Entrega de valor

4. Mensuração de desempenho

5. Gestão de recursos

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

  • A. São corretos apenas os itens 1, 2, 3 e 4.
  • B. São corretos apenas os itens 1, 2, 3 e 4.
  • C. São corretos apenas os itens 1, 2, 4 e 5.
  • D. São corretos apenas os itens 1, 3, 4 e 5.
  • E. São corretos apenas os itens 2, 3, 4 e 5.
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Relacione os critérios de informação COBIT 4.1 com suas respectivas descrições.

Coluna 1 Critérios

1. Efetividade

2. Eficiência

3. Confiabilidade

Coluna 2 Descrições

( ) Relaciona-se com a entrega da informação através do melhor, mais produtivo e econômico uso dos recursos.

( ) Relaciona-se com a entrega da informação apropriada para a pessoa apropriada para administrar e exercer suas responsabilidades de governança.

( ) Lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio bem como o fato de a mesma ser entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1• 2 • 3
  • B. 1 • 3 • 2
  • C. 2 • 1 • 3
  • D. 2 • 3 • 1
  • E. 3 • 2 • 1
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Em termos de governança, gestão e controle, o CobiT 5 cobre todo o conjunto de atividades de TI, concentrando-se mais em “o que” deve ser atingido do que em “como” atingir. Assim, o Cobit pode ser utilizado em uma organização
  • A. somente no nível mais alto da gestão e governança que permite uma visão corporativa que trate, por exemplo, questões legais e/ou de compliance.
  • B. para avaliar os riscos operacionais de TI, observando-se os habilitadores sempre de forma isolada, para analisar se há discrepâncias em relação às boas práticas e para avaliar a probabilidade de ocorrência e a severidade do impacto dos riscos no negócio.
  • C. para implementar a governança de uma única vez com práticas relativas às áreas de processos, sendo mapeados para os habilitadores do modelo de forma a criar uma estrutura específica de governança que não utilize padrões já existentes.
  • D. como um checklist para avaliar os pontos fortes e os pontos fracos de todos os habilitadores de TI, servindo como subsídio para a proposição de ações de melhoria, visando uma estruturação eficaz da governança e do gerenciamento.
  • E. para montar uma estratégia baseada na sua história em termos de governança de TI, utilizando como parâmetros de comparação dados históricos de outras empresas e estabelecendo as mesmas metas de crescimento e melhoria contínua dessas empresas.
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Com relação ao COBIT 5, é correto afirmar que o domínio
  • A. Entregar, Servir e Suportar refere-se à entrega dos serviços de TI necessários para atender aos planos táticos e estratégicos e inclui processos para gerenciar operações, requisições de serviços e incidentes, o gerenciamento de problemas, a continuidade, os serviços de segurança e o controle de processos de negócio.
  • B. Alinhar, Planejar e Organizar diz respeito aos processos de gerenciamento da disponibilidade e da capacidade; mudança organizacional; gerenciamento de mudanças; aceite e transição; e gerenciamento de ativos, configuração e conhecimento.
  • C. Avaliar, Dirigir e Monitorar faz parte dos processos de gestão, os quais ditam as responsabilidades da alta direção para a avaliação, o direcionamento e a monitoração do uso dos ativos de TI para a criação de valor.
  • D. Alinhar, Planejar e Organizar faz parte dos processos de governança, os quais ditam as responsabilidades da alta direção e podem contribuir melhor com os objetivos de negócio.
  • E. Entregar, Servir e Suportar inclui os processos para gerenciar operações, requisições de serviços, incidentes e mudanças; aceite e transição; e gerenciamento de ativos, configuração e conhecimento.
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