Geografia - Geografia Física - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Inglês)
- A. nas altas latitudes ocorre uma maior insolação que nas baixas latitudes, o que é provocado graças ao ar convectivo.
- B. ecossistemas, como os manguezais, são ecossistemas de extrema importância para a manutenção do equilíbrio térmico dos oceanos, pois estão localizados nas faixas continentais.
- C. a existência do ozônio molecular é essencial para a absorção da radiação eletromagnética do sol.
- D. o índice de reflexão dos raios solares dos diferentes corpos terrestres é chamado de albedo e é maior nos desertos do que em uma floresta latifoliada tropical.
- E. o sistema de circulação primária é provocado essencialmente pelo calor absorvido no topo da mesosfera.
Geografia - Solos e Relevos - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Inglês)
- A. O intemperismo constitui-se no principal processo de degradação das rochas e a meteorização química é o principal processo de agregação química dos minerais da rocha.
- B. Os processos de intemperismo agem de modo a produzir materiais para que os agentes externos como o vento ou a chuva os transporte e criem novas formas de modelado.
- C. A ação dos agentes intempéricos em zonas frias é totalmente química, a exemplo da crioclastia que age de forma a decompor as rochas ao infiltrar-se pelas diaclases ou falhas das mesmas.
- D. A meteorização física ocorre fortemente em ambientes úmidos e super-úmidos, pois a água é responsável direta pelo transporte de grandes quantidades de material.
- E. A erosão, o transporte e a sedimentação são processos essenciais a dinâmica do planeta e a água é o único agente capaz de carrear grandes quantidades de materiais como areias ou cascalhos.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Inglês)
O Geógrafo Azzis Nacib Ab’Saber foi responsável pela formulação da proposta dos Domínios Morfoclimáticos (figura). A proposta agrega diferentes fatores responsáveis pela formação dos grandes conjuntos de paisagem. Analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A. V-F-V-F-V
- B. F-F-F-V-V
- C. F-V-F-F-F
- D. F-V-F-V-F
- E. V-F-V-V-F
Geografia - Solos e Relevos - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Inglês)
- A. nas áreas florestais a formação da camada de húmus impede a erosão mecânica dos solos, mas dificulta a infiltração da água, criando déficit hídrico.
- B. a desertificação pode ser definida como um fenômeno que provoca o empobrecimento e perda dos solos e da biodiversidade e uma das áreas de ocorrência no Brasil é a depressão semiárida do Nordeste.
- C. o significado ecológico do solo e sua importância para economia são muito respeitados no Brasil, pois através deles são produzidas milhares de toneladas de grãos como a soja, que é uma das principais commodities brasileiras.
- D. as práticas, como o plantio em curvas de nível e a rotação de culturas, são responsáveis pela concentração dos escoamentos superficiais; consequentemente ocorre aumento da remoção de partículas do solo.
- E. nas áreas de florestas equatoriais a água, que se concentra nas folhas das copas das árvores, cai de forma abrupta, provocando erosão superficial acelerada.
Língua Portuguesa - Ortografia - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Inglês)
- A. A viagem a Guiana Francesa foi cansativa, mas instrutiva.
- B. Zé tentou resolver a situação, mas ficou à ver navios.
- C. Muitos ex-jogadores de futebol ficam à mingua na velhice.
- D. O encanador virá hoje a tarde para consertar as pias.
- E. O cabo não obedeceu a tenente e foi exemplarmente punido.
Língua Portuguesa - Ortografia - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Inglês)
- A. A química nos permiti conhecer os elementos da natureza.
- B. É proibido fumar dentro de prédios públicos apartir de hoje.
- C. É preciso não desperdiçar água afim de conservar a natureza.
- D. A adivinhação é vista de forma pejorativa por radicais religiosos.
- E. O discurso do deputado, ao lado do Congresso, foi convicente.
Língua Espanhola - Gramática - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Espanhol)

- A. muchas ( L.1) – es adverbio de cantidad.
- B. alguna (L.3) - es adjetivo indefinido.
- C. jubilación (L.1) – es una palabra llana terminada en la n.
- D. ya sea (L.1) - es una conjunción copulativa.
- E. diez (L.4) - tienen como multiplicativos duodécimo.
Língua Espanhola - Interpretação de Texto - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Espanhol)

¿ A causa de qué los mayores reaccionan al que registra el texto?
- A. El trabajo de tantos años les enfrió el placer del ocio.
- B. Desconocen los sitios donde hay prácticas de recreo.
- C. Generalmente los jubilados ya son mayores enfermos.
- D. La pensión que les cobra es suficiente para las medicinas.
- E. Porque son personas tristes y malhumoradas.
Língua Espanhola - Interpretação de Texto - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Espanhol)

- A. Adiós oficina de trabajo.
- B. Hidrogimnasia e hidropilates actividades físicas para mayores y jóvenes.
- C. Aventuras en el mar en verano.
- D. Hidrogimnasia: actividad para enfermos.
- E. Momentos de hidrogimnasia en la tercera edad.
Língua Espanhola - Vocabulário - EsPCEx - 2013 - Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Professor de História (CFO / Espanhol)

- A. aparatos (L.3) - magnificencias.
- B. tareas (L.4) - hendiduras.
- C. radica (L.17) - arraiga.
- D. entretenimientos (L.18) - aburrimientos.
- E. insertamos (L.22) - sacamos.