Geografia - Solos e Relevos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Solos e Relevos - Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor de Educação Básica
- A. A erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como a quantidade e distribuição das chuvas, a declividade, o comprimento, a forma das encostas, o tipo de cobertura vegetal e também a ação do homem, como o uso e o manejo da terra que, na maioria das vezes, tende a acelerar os processos erosivos.
- B. As principais causas para a ocorrência dos processos de erosão são o reflorestamento e posterior uso do solo para a agricultura e pecuária.
- C. Com a erosão pluvial das encostas devido, principalmente, ao processo de desmatamento, as áreas rebaixadas ao entorno sofrem as consequências. Quando há chuvas intensas, os sedimentos erodidos das encostas são levados para os rios nas partes mais baixas do relevo, assoreando esses rios, que acabam não comportando o volume de água adequado em seu leito.
- D. A espessura do solo vai depender das taxas de sua remoção e formação, ou seja, nas áreas onde a remoção é mínima, solos profundos vão se desenvolver; onde a ação erosiva for mais ativa, os solos serão menos espessos.
Geografia - Solos e Relevos - Banca não informada - 2018 - Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição) - Professor Substituto
- A. Vegetação.
- B. Geologia.
- C. Geomorfologia.
- D. Solos.
Geografia - Solos e Relevos - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos - CE (FUNCEME/CE) - Pesquisador
Atente às seguintes afirmações sobre a decomposição e mineralização da matéria orgânica do solo:
I. Os elementos nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S) integram a estrutura de moléculas orgânicas.
II. Os processos de mineralização são mediados por microrganismos, liberando principalmente cálcio e magnésio.
III. A relação carbono/nitrogênio (C/N) para que ocorra mineralização é menor do que as relações C/P e C/S.
É correto o que se afirma em
- A. I e III apenas.
- B. I e II apenas.
- C. II e III apenas.
- D. I, II e III.
Geografia - Solos e Relevos - Banca não informada - 2018 - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba - MG (EMATER/MG) - Assistente Técnico I
- A. eles são a película delgada de material terroso que recobre as terras emersas e são formados pelo intemperismo físico das rochas.
- B. não é fácil defini-los, porque além de serem material complexo, sua formação está ligada à ação dos seres vivos, que lhes dão composição diferenciada.
- C. para a humanidade, eles constituem um recurso tão importante quanto a água e o ar, e esses dois elementos são responsáveis pela sua formação.
- D. sua gênese está ligada ao intemperismo: a desintegração física e a decomposição química das rochas pela ação do calor e da umidade e por agentes biológicos.
Geografia - Solos e Relevos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor de Classe I Nível A
Solos degradados são aqueles que não exercem suas funções, ou ao menos parte delas, como fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas e filtrar a água que abastece os depósitos subterrâneos. Assim como ocorre nas cidades, principalmente nas grandes e médias, a atividade agropecuária contribui para a degradação dos solos. Sobre as formas de degradação dos solos, provocadas ou intensificadas pelas ações antrópicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Erosão hídrica: se dá pelo carregamento de sedimentos ou partículas do solo e matéria orgânica pelas águas das chuvas e dos rios.
( ) Erosão eólica: se dá pelo desgaste do solo resultante da ação do vento sobre a superfície rochosa, que ocorre pelo processo de abrasão – atrito das partículas carregadas pelo vento sobre as rochas.
( ) Erosão química: também denominada lixiviação, caracteriza-se pela perda de elementos químicos essenciais para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio, que são dissolvidos e carregados pelas águas das chuvas e dos rios.
( ) Compactação do solo: forma de degradação física do solo causada pela compressão das camadas superficiais com a passagem de máquinas, ou em menor escala, pelo pisoteio de gado nas pastagens.
A sequência está correta em
- A. V, V, V, V.
- B. V, V, F, V.
- C. V, F, V, V.
- D. F, V, V, F.
Geografia - Solos e Relevos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017 - Instituto Geral de Perícias - SC (IGP/SC) - Perito Criminal
- A. Os organossolos (solos orgânicos) e em menor proporção os gleissolos e os neossolos quartzarênico hidromórfico (areias quartzosas hidromórficas).
- B. O neossolo flúvico (solos aluviais) e em menor proporção os gleissolos e os organossolos (solos orgânicos).
- C. O Cambissolo e em menor proporção os gleissolos e os organossolos (solos orgânicos).
- D. Os gleissolos e em menor proporção os neossolos quartzarênico hidromórfico (areias quartzosas hidromórficas) e os organossolos (solos orgânicos).
Geografia - Solos e Relevos - COPEVE/ UFAL - 2017 - Prefeitura de Maceió - AL - Professor II
As figuras mostram uma forma de identificar
- A. soerguimentos cristalinos em rochas dobradas e falhadas.
- B. dolinamento a partir da análise radial da disposição das rochas.
- C. o aparecimento de vulcanismo em áreas de fraca atividade sísmica.
- D. os planos de falha de um sistema de dobras expostas à superfície.
- E. um sistema de dobras em anticlinal e em sinclinal, respectivamente.
Geografia - Solos e Relevos - COPEVE/ UFAL - 2017 - Prefeitura de Maceió - AL - Professor II
A figura mostra os processos tectônicos que formam o território japonês.
O mergulho das placas tectônicas mostrado na figura representa o movimento de
- A. fusão.
- B. diagênese.
- C. subducção.
- D. cristalização.
- E. meteorização.
Geografia - Solos e Relevos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - SEE/DF - Professor de Educação Básica
- C. Certo
- E. Errado