Geografia - Geografia Física - Banca não informada - 2018 - Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - CE (SEPOG/CE) (2ª edição) - Professor Substituto
- A. Estuda as diferentes formas de relevo da superfície terrestre.
- B. Estuda as formas nas quais os diferentes tipos de cobertura vegetal encontram-se distribuídas na superfície terrestre.
- C. Estuda as características e a formação dos diferentes tipos de solos.
- D. Estuda a distribuição das águas superficiais, subterrâneas e oceânicas.
Geografia - Geografia Física - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) - Assistente Técnico de Defensoria
- A. ciclônica frontal.
- B. ciclônica não frontal.
- C. orográfica.
- D. convectiva.
- E. saraiva.
Geografia - Geografia Física - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
A figura representa a distribuição superficial das principais placas tectônicas da litosfera terrestre.
A análise da figura, que representa as principais placas tectônicas do globo terrestre, está correta-mente expressa em:
- A. A porção oeste da placa sul-americana encontra-se circundada por margens continentais passi-vas.
- B. Movimentos divergentes entre placas africana e arábica conduziram a abertura do Mar mediter-râneo.
- C. Na costa oeste dos EUA, as placas tectônicas deslocam-se sobre o manto terrestre em movi-mento divergente.
- D. O surgimento da Islândia é resultante da convergência entre as placas Norte americana e Euro-asiática.
- E. O surgimento dos Andes e da fossa do Peru são resultantes do choque da Placa do Pacífico com a Placa Sul-Americana.
Geografia - Geografia Física - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) - Assistente Técnico de Defensoria
- A. a ravina.
- B. a lâmina.
- C. a voçoroca.
- D. o sulco.
- E. o lixiviado.
Geografia - Geografia Física - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor de Classe I Nível A
Representar a superfície terrestre com a maior precisão possível tem sido um desafio enfrentado pela humanidade desde a Antiguidade. Diante disso, vêm sendo criadas, desde o século XVI e por diversos cartógrafos, as projeções cartográficas, que são técnicas usadas para representar a superfície terrestre num plano, como o mapa-múndi ou planisfério. O termo projeção sugere que continentes, oceanos, mares e demais porções da superfície terrestre são “projetados” num plano, sobre o qual se desenha um sistema de coordenadas geográficas. Observe a imagem da projeção cartográfica a seguir.
“Tal projeção mantém a proporção real entre terras e águas. Possibilita a visão de conjunto da superfície terrestre, associada à esfericidade, graças ao seu ‘formato de coração’. As distorções da forma dos continentes são menores ao longo do Meridiano de Greenwich e do Polo Norte, que estão no centro dessa projeção.” Trata-se de:
- A. Goode.
- B. Lambert.
- C. Mollweide.
- D. Cordiforme de Werner.
Geografia - Geografia Física - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) - Assistente Técnico de Defensoria
- A. eólica.
- B. fluvial.
- C. glacial.
- D. pluvial.
- E. por gravidade.
Geografia - Geografia Física - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor de Classe I Nível A
O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram:
Rocha 1: mármore.
Rocha 2: basalto.
Rocha 3: ardósia.
Rocha 4: granito.
Rocha 5: arenito.
Rocha 6: calcário.
A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.
- A. 1. Metamórfica / 2. Sedimentar / 3. Magmática / 4. Magmática / 5. Sedimentar / 6. Sedimentar.
- B. 1. Metamórfica / 2. Magmática / 3. Metamórfica / 4. Sedimentar / 5. Magmática / 6. Sedimentar
- C. 1. Metamórfica / 2. Magmática / 3. Metamórfica / 4. Magmática / 5. Sedimentar / 6. Sedimentar
- D. 1. Metamórfica / 2. Sedimentar / 3. Metamórfica / 4. Sedimentar / 5. Sedimentar / 6. Sedimentar.
Geografia - Geografia Física - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) - Assistente Técnico de Defensoria
- A. As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.
- B. A prática da queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental; tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, sendo que os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.
- C. As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrícola e pecuário provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.
- D. Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente positiva, uma vez que o solo ganha muitos nutrientes com as cinzas, além de exterminar todos os microrganismos patogênicos presentes no solo.
- E. Uma das consequências derivada das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
Geografia - Geografia Física - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor de Classe I Nível A
As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.
I. Intemperismo químico e físico.
II. Intemperismo biológico.
III. Epirogênese.
IV. Orogênese.
V. Vulcanismo.
Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas
- A. I e II.
- B. I e III.
- C. I, II e V.
- D. II, III e IV.
Geografia - Geografia Física - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos - CE (FUNCEME/CE) - Pesquisador
- A. O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000) juntamente com o Sistema Geodésico Sul Americano 1969 (SAD- 69) foram adotados pelo Brasil como data oficiais.
- B. A referência para o datum vertical é o elipsoide Hayford 1909.
- C. Em um projeto, é possível utilizar-se, ao mesmo tempo, de dados com dois diferentes data.
- D. O elipsoide World Geodetic System (WGS84) é amplamente aceito como padrão internacional.