Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - RS (UERGS/RS)

Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta sobre o conteúdo do texto.
  • A. Nos países avaliados pela OCDE, houve queda de 4,2% na proporção de alunos de 15 anos interessados pela carreira docente.
  • B. No Brasil, há uma relação entre o perfil dos jovens interessados na carreira docente e a taxa de escolaridade dos pais desses jovens.
  • C. Segundo o estudo, a atratividade da carreira, o reconhecimento social e os salários eram maiores há dez anos.
  • D. No Brasil, os jovens que não querem seguir a carreira docente são exceção.
  • E. O porcentual de jovens que desejam seguir a carreira docente baixou de 7,5% para 2,4 em dez anos nos países pesquisados.
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Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO funciona como adjunto adnominal no contexto.
  • A. ... avaliados... (l.07).
  • B. ... baixa... (l.09).
  • C. ... favorecidas ... (l.13).
  • D. ... fundamental... (l.19).
  • E. ... desvalorizado... (l.25).
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Ao refletirmos acerca do Código de Ética do Tradutor e Intérprete de Libras, é correto afirmar que o intérprete deve:
  • A. Ter algum laço familiar ou emocional com o sujeito surdo para assegurar a confiança entre ambos.
  • B. Adotar uma conduta adequada de se vestir, com adereços e combinações em preto e branco, mantendo a dignidade da profissão.
  • C. Ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional.
  • D. Ser remunerado por serviços prestados conforme julgar o valor da sua hora de interpretação, podendo variar conforme o cliente.
  • E. Encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor.
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Em abril de 2002, o Brasil conheceu a Lei nº 10.436, que está permeada de parâmetros que direcionam a questão da visão social referente à Libras. Sobre essa lei, é correto afirmar que:
  • A. Determina que nem todos os órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos difundam o uso da Libras.
  • B. O termo difundir abre, aos surdos, novas possibilidades de vivências, pois os possibilita aprender e se comunicar por meio do oralismo, bem como por meio de sua língua natural, sem proibições.
  • C. Defende o atendimento adequado na rede de saúde para os surdos ou pessoas com deficiência auditiva, daí decorre também a contratação de um intérprete para que possa viabilizar o atender em hospitais, Unidades de Saúde Familiar ou qualquer ambiente em que for solicitado.
  • D. Dispõe também sobre o incluir da Libras de maneira opcional em cursos de formação de Educação Especial, Fonoaudiologia e de Magistério em nível médio e superior, nas Instituições de Ensino Federais e Estaduais.
  • E. Com as redes Estaduais e Federais apoiando e difundindo o uso da Libras, os seus usuários terão mais possibilidade de estudar de maneira mais satisfatória, assim como ingressar numa graduação, sabendo que sua língua pode ser considerada como gestos, mímica e pantomima.
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Assinale a alternativa INCORRETA acerca de elementos presentes no texto.
  • A. O pronome se (l.02) indica que a ação expressa pelo verbo da oração se reflete no seu próprio sujeito.
  • B. A expressão até mesmo (l.03) poderia ser substituída por “inclusive” sem afetar a semântica e a correção gramatical da frase em que está inserida.
  • C. A palavra só (l.18) poderia ser substituída por “somente”, sem causar prejuízo semântico ao contexto.
  • D. O pronome onde (l.22) poderia ser substituído por “em que” sem alterar o sentido e a correção da frase.
  • E. O pronome oblíquo o (l.28) retoma a expressão projeto de Literatura (l.27).
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Assinale a alternativa em que a palavra que é de uma classe gramatical diferente das demais ocorrências.
  • A. que não tiveram oportunidade (l.11).
  • B. que querem ser professores (l.16).
  • C. que só concluíram (l.18).
  • D. que era essa a carreira (l.25).
  • E. que o ajudou (l.28).
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– Conforme Strobel (2008), cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição de identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isso significa que ela abrange:
  • A. A escola, a família, os amigos, os costumes do povo surdo.
  • B. Os amigos, a cultura, as festas e as viagens do povo surdo.
  • C. A língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
  • D. A escola, a família, os amigos, os costumes linguísticos e sociais do povo surdo.
  • E. A família, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.
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O processo de transmissão cultural dos sujeitos surdos se dá através de experiências:
  • A. Familiares, visuais, com especialistas, médicos e fonoaudiólogos.
  • B. Em contato com a comunidade ouvinte a fim de possibilitar conhecimento efetivo.
  • C. Visuais, artísticas, sociais, contando com o auxílio de médicos e fonoaudiólogos.
  • D. Visuais, em escolas de surdos, em contato com a comunidade surda.
  • E. Visuais, artísticas, clínicas e em escolas inclusivas.
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Por que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos?
  • A. Por ser universal, assim, unifica as culturas e cria um certo status em relação aos ouvintes.
  • B. Por permitir aos surdos que se comuniquem de forma segura diante de ouvintes, que, na maioria, são incapazes de compreender a Libras.
  • C. Porque a cultura surda é constituída pela linguagem de sinais, configuração de mãos, ponto de articulação que permite ao sujeito surdo falar e pensar como um ouvinte, garantindo uma igualdade entre as comunidades surda e ouvinte.
  • D. Porque permite que os ouvintes identifiquem os sujeitos surdos de forma rápida e efetiva.
  • E. Porque a cultura surda é formada por valores, costumes, história e expressão artística instituídos na língua de sinais. A língua de sinais é a principal e mais efetiva manifestação da identidade surda.
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É possível evidenciar algumas diferenças e semelhanças entre a língua oral e a língua de sinais. Assinale a alternativa que pontua corretamente a diferença entre a língua de sinais e a língua oral.
  • A. As línguas orais são aprendidas de forma visual, as de sinais são apreendidas de forma gestual.
  • B. As línguas orais são utilizadas por comunidades ouvintes, e as de sinais são utilizadas exclusivamente pela comunidade surda.
  • C. As línguas de sinais apresentam modalidade visual-espacial, enquanto as línguas orais são orais-auditivas.
  • D. As línguas de sinais são línguas universais, enquanto as orais têm variação linguística local.
  • E. A falta de sintaxe, semântica e morfologia são características das línguas de sinais, as línguas orais têm gramática própria.
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