História - Goiás - GO - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2018 - Polícia Civil - GO - Delegado de Polícia
Leia o texto a seguir.
O termo “bastardo”, no século XVIII, além de filho natural ilegítimo, também designava indivíduo
- A. reincidente condenado por delito leve.
- B. filho alforriado de escravo dado para adoção.
- C. herege, envolvido em ritualística afro-americana.
- D. pagão, reconhecidamente não batizado na igreja.
- E. mestiço de caucasiano com indígena ou negroide.
História - Goiás - GO - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016 - Polícia Civil - GO - Escrivão de Polícia
- A. A Guerra dos Emboabas, ocorrida nas Minas Gerais, interrompeu a marcha dos desbravadores paulistas em direção ao Centro-Oeste, retardando em muito a ocupação e a exploração econômica das terras goianas.
- B. O declínio da extração aurífera em Goiás ocorreu na primeira metade do século passado, quando a multiplicação de indústrias alterou radicalmente o panorama econômico de toda a região central do país.
- C. Fundada por Bartolomeu Bueno da Silva, o primeiro Anhanguera, a sede inicial da capitania goiana recebeu desse bandeirante o nome de Goiás, homenagem aos habitantes de extensa região que margeava o rio Tietê.
- D. O desbravamento de Goiás deveu-se à ação dos bandeirantes que, a partir de São Paulo, embrenharam-se pelos denominados sertões em busca de, além de ouro e pedras preciosas, índios para serem escravizados.
- E. A ação dos desbravadores foi severamente punida pela metrópole portuguesa, receosa de que as riquezas eventualmente encontradas no interior da colônia fossem contrabandeadas e escapassem ao fisco lusitano.
História - Goiás - GO - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SECTEC/GO - Auxiliar de Autópsia
Acerca do processo de industrialização do estado de Goiás e suas características históricas e atuais, assinale a alternativa correta.
- A.
Um dos fatores que proporcionaram ao estado de Goiás o atual estágio de industrialização foi sua política de incentivo fiscal para estimular investimentos industriais, medida até hoje ignorada pelas demais unidades da Federação.
- B.
Nas últimas décadas, a participação da indústria goiana na composição da renda interna estadual elevou-se bastante, embora, no mesmo período, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Goiás tenha caído de maneira drástica.
- C.
Na década de 80 do século XX, a edição do Programa Fomentar revelou o entendimento, por parte do governo estadual, da necessidade da industrialização, tornando-se um marco na história da indústria goiana.
- D. Percebe-se a consolidação, na economia goiana, de diversos polos industriais, a exemplo de Jaraguá, com a indústria têxtil, Catalão, com o setor automobilístico, e Valparaíso de Goiás, um polo de alta tecnologia nos setores de microeletrônica e microbiologia.
- E.
Anápolis, principal polo industrial do estado de Goiás, tornou-se referência como centro de produção farmacêutica e abriga um dos inúmeros portos secos do estado, que se destinam à prestação de serviços de armazenagem e movimentação de cargas.
História - Goiás - GO - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SECTEC/GO - Auxiliar de Autópsia
Tendo o texto como referência inicial e considerando os aspectos físicos e históricos do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
- A.
A atividade agropastoril surgiu, primeiramente, para abastecer as minas; posteriormente, ainda como atividade intermitente e nômade, proporcionou o desenvolvimento de poderoso mercado interno.
- B.
Nos primeiros tempos da ocupação do espaço goiano, a mineração era a principal atividade econômica; sua decadência, na segunda metade do século XVIII permitiu o desenvolvimento da agropecuária como alternativa de sustento e renda para a população local.
- C.
O estado de Goiás insere-se totalmente na unidade de relevo comumente denominada Planalto Central Brasileiro, cuja denominação técnica mais atual é Planaltos e Serras de Goiás-Minas.
- D.
O último período do texto dá a entender que os solos do cerrado, sem que se faça a devida correção dos níveis de calcário, técnica conhecida como calagem, não se prestam à pecuária extensiva.
- E.
Serra Dourada é o nome de uma formação de relevo planáltico, de formação antiga, intensamente desgastada pelo processo de erosão, situada na porção leste de Goiás, constituindo-se parte da divisa desse estado com a Bahia.
História - Goiás - GO - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SECTEC/GO - Auxiliar de Autópsia
Acerca da participação dos negros na formação econômica e social de Goiás e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.
- A.
Em Goiás, foi importante a contribuição dos negros para a formação de sua população. Conforme dados do último censo demográfico, o estado é, entre todas as unidades federadas, aquele que possui maior percentual de afrodescendentes.
- B.
Apesar do grande contingente de goianos de origem africana, ao longo da história, o estado, contrariamente às demais unidades da Federação, não utilizou mão de obra escrava em seus processos produtivos.
- C.
A exemplo de outras instituições públicas, a Universidade Federal de Goiás, por meio do Programa UFGInclui, adota o sistema de cotas raciais para o acesso ao ensino superior. São disponibilizados 10% de suas vagas para estudantes negros e 10% para negros quilombolas, independentemente da renda ou da origem escolar (escolas públicas ou privadas).
- D.
Apesar das políticas governamentais criadas com o intuito de valorizar a cultura dos escravos e seus descendentes e de reconhecer a posse destes sobre as áreas ocupadas por antigos quilombos, não há terras de quilombolas reconhecidas no estado de Goiás.
- E.
Por terras de quilombolas entendem-se áreas ocupadas por descendentes de antigos escravos revoltados, que passaram a viver em quilombos, com o objetivo de fugir da situação de escravidão em que se encontravam.
História - Goiás - GO - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SECTEC/GO - Auxiliar de Autópsia
Acerca da população do estado de Goiás, suas características e a relação de Goiás com o Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
- A.
Entre os municípios mais populosos, encontram-se, além da capital, Anápolis, Luziânia, Aparecida de Goiânia e Rio Verde.
- B.
Compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) diversos municípios goianos, entre eles Cidade Ocidental, Valparaíso, Formosa e Goianésia.
- C.
Segundo estado mais populoso do Centro-Oeste, Goiás apresenta maior densidade demográfica na região do Entorno de Brasília e distribuição por gênero com ampla predominância do sexo feminino.
- D.
Em uma análise histórica, pode-se dizer que fluxos migratórios originados de outros estados tiveram pouca importância na formação do contingente populacional de Goiás.
- E.
Mesmo apresentando uma renda per capita média superior à da capital federal, diversos municípios goianos sofrem forte influência econômica de Brasília.
História - Goiás - GO - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SECTEC/GO - Auxiliar de Autópsia
Acerca das consequências da chamada “marcha para o oeste” e sua relação com o desenvolvimento agropecuário do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
- A.
A “marcha para o oeste” integrava a política criada por Getúlio Vargas com o objetivo de impedir a desconcentração de terras no estado.
- B.
Iniciada no município goiano de Dourados, a reforma agrária pretendida por Vargas não surtiu o efeito desejado, já que a produção ali desenvolvida revelou-se insignificante.
- C.
A “marcha para o oeste”, embora tenha contribuído para o povoamento de Goiás, não teve o mesmo efeito quanto à integração do estado com o restante do país, já que a economia goiana continuou tão desligada dos centros econômicos mais importantes quanto nos séculos anteriores.
- D.
A criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás, no município de Ceres, onde foram distribuídos lotes de 30 hectares, representou um projeto pioneiro de colonização oficial no Centro-Oeste do país.
- E.
Nas décadas de 30/40 do século XX, registrava-se uma maior densidade demográfica nas regiões norte e oeste do estado.
História - Goiás - GO - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2008 - Polícia Civil - GO - Agente de Polícia Civil
- A. a vinda de africanos para trabalhar como escravos nas minas do século XVIII.
- B. a migração dos Tupi do litoral para o interior, entrando em conflito com os Jê.
- C. as bandeiras paulistas que adentraram o interior para escravizar indígenas.
- D. a vinda de nordestinos para trabalhar na construção de Goiânia.
História - Goiás - GO - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2008 - Polícia Civil - GO - Agente de Polícia Civil
- A. o aumento da repressão autoritária por parte do Estado aos movimentos sociais que lutavam por terra.
- B. modificações na estrutura fundiária de Goiás, com a consolidação da pequena propriedade rural, no estado.
- C. a implantação de um programa de reforma agrária, como a Colônia Agrícola de Ceres, para atender aos trabalhadores imigrantes.
- D. o desenvolvimento do populismo nos anos 70 como forma de conciliação de interesses contraditórios no quadro político e econômico de Goiás.
História - Goiás - GO - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2008 - Polícia Civil - GO - Agente de Polícia Civil
- A. Durante a ditadura militar, quando os militares impediram a livre expressão dos eleitores.
- B. Durante o Estado Novo, quando a privacidade do voto foi cerceada pelo interventor Pedro Ludovico.
- C. Durante a República Velha, quando o voto descoberto servia para perpetuação do poder dos grupos oligárquicos.
- D. Durante o período escravista, quando os escravos eram obrigados a votar sob orientação política de seus senhores.