Geografia - Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Globalização - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A globalização permitiu que os territórios nacionais se tornassem espaços nacionais da economia internacional.- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Agente de Inteligência (Língua Espanhola)
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
A globalização fortaleceu setores relacionados à tecnologia, propiciando a expansão de corporações desses setores e a consolidação de uma bolsa de valores voltada para empresas desse segmento.- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Oficial de Inteligência
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Globalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Oficial de Inteligência
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Globalização - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, que permite tornar o mundo socialmente mais justo e igualitário, é uma grande conquista da globalização.
- B. a globalização é o estágio supremo da internacionalização da economia e seu maior destaque é a garantia de que a maior parte dos países do mundo participe dessa dinâmica de maneira proporcional.
- C. a produção globalizada e a informação globalizada permitem às firmas globais obterem um lucro em escala mundial e isso constitui o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea.
- D. com a consolidação do processo de globalização, pode-se viver em um espaço sem fronteiras, isto é, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.
Geografia - Globalização - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
- A. se pautou no consumo de massa de bens duráveis, sobretudo ao produzir uma sociedade de consumo.
- B. foi marcado pelas ações de um Estado que privatizou as necessidades coletivas e a seguridade social.
- C. esteve fundamentado em um processo produtivo flexível, que priorizou a fabricação de pequenos lotes de uma variedade de tipos de produto.
- D. destacou empresas de comunicação e de serviços financeiros como fontes dominantes de emprego.
Geografia - Globalização - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Pode-se afirmar que o processo de “globalização” ou “mundialização” é uma característica do pro-cesso de desenvolvimento e expansão do modo de produção capitalista. Consiste na integração / articulação do espaço geográfico, em escala global, por meio de processos econômicos, políticos, sociais e culturais, estando intimamente ligada ao desenvolvimento técnico, especialmente nos seto-res de transporte, comunicação e informação. Suas raízes remontam à expansão capitalista ocorrida na expansão colonial, se intensificando com o desenvolvimento industrial e o avanço das práticas imperialistas. Após a II Guerra Mundial, o processo de globalização se intensificou, com a expansão global das grandes corporações (multinacionais), a ampliação do comércio internacional, a formação dos blocos econômicos e, em especial, com a cons-tituição de novos padrões de governança, em escala global, com a criação da ONU, do Banco Mundial, FMI, OMC etc. Nas últimas décadas do Século XX, o desenvolvimento e a expansão de um novo sistema técnico, sustentado nas tecnologias de informação, nos sistemas de comunicação por satéli-tes, na utilização maciça dos recursos da informática, na modernização dos sistemas de transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeco-nômicas em âmbito mundial. No entanto, nos últimos anos, alguns cientistas sociais e analistas políticos têm chamado a atenção para um suposto esfacelamento dos ideais e das características da globalização econômica, social e cultural, como reação aos efeitos perversos produzidos pela mesma. Analisando alguns desses indi-cativos, tais cientistas passaram a utilizar o termo “desglobalização”, para caracterizar essa nova ten-dência, marcada por um conjunto de fatos, dentre os quais se destacou a vitória do movimento Brexit no Reino Unido, que decidiu pela retirada do Reino Unido da União Europeia. Além desse fato, os estudiosos indicam vários outros, que apontariam na mesma direção.
Dentre os aspectos apresentados abaixo, NÃO possui relação com a suposta tendência indicada no texto:
- A. As inúmeras dificuldades enfrentadas no processo de negociações para o avanço dos processos de integração ou de intensificação de relações econômicas entre blocos econômicos.
- B. O enfraquecimento do Sistema Internacional de Estados, em especial da ONU, com decisões unilaterais tomadas por parte dos Estados Membros.
- C. O fortalecimento dos discursos políticos ultraconservadores, contrários à integração econômica e política e voltados para o fortalecimento dos Estados Nacionais.
- D. O surgimento de novas potências econômicas globais, que fragilizam o sistema tradicional de forças econômicas e políticas do mundo, criando um cenário de desequilíbrio e incertezas.
- E. Ressurgimento dos nacionalismos em várias regiões do mundo, trazendo de volta a perspectiva da fragmentação territorial.
Geografia - Globalização - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Observe a imagem a seguir.
A foto do menino resgatado com vida sob escombros após um bombardeio em Aleppo, em 2016, viralizou nas redes sociais e jornais de todo o mundo. Arrastando-se desde 2011, o conflito na síria possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução. Nas aulas de Geografia, a temática “Espaço e Poder”, principalmente, na perspectiva do Oriente Médio, torna a Guerra Civil na Síria um tema imprescindível, já que esta já é considerada um dos maiores desastres humanitários dos últimos anos. A partir deste conflito, diversos são os temas que o professor de Geografia pode desenvolver em suas aulas.
A seguir, são apresentados alguns temas e suas respectivas relações. A única alternativa que apresenta uma incongruência é:
- A. Armas químicas: o último ataque, ocorrido em 4 de abril de 2017, supostamente realizado pelo governo sírio, reacendeu o debate internacional sobre a questão das armas químicas e as medi-das para combater o seu uso.
- B. Crise diplomática: a guerra na Síria gerou forte tensão e atrito nas relações entre Rússia e Esta-dos Unidos, em virtude das posições estratégicas e divergentes de cada um destes em relação ao conflito.
- C. Geopolítica do Petróleo: Diferentemente, dos demais países do Oriente Médio, onde a Geopolí-tica do petróleo está relacionada à grande importância mundial do “ouro negro”, na Síria, a guerra em questão não apresenta qualquer relação com este recurso.
- D. Migração: atualmente, quase 5 milhões de sírios são refugiados, concentrando-se principalmente em países da região, como o Líbano, e também na Europa, onde as políticas de imigração estão cada vez mais restritivas.
- E. Terrorismo: o avanço do Estado Islâmico sobre a Síria foi rápido e extremamente violento. En-tretanto, não somente para esse país, mas também para todo o mundo, tal grupo representa uma ameaça, em virtude das ações terroristas praticadas.