Questões de Direito Previdenciário da UEG

Leia a situação hipotética a seguir.

J. P., hoje servidor público municipal, exerceu, antes da admissão em cargo público, a atividade de professor em uma instituição de ensino privada. J. P. deseja averbar o tempo não concomitante prestado como professor junto ao Regime Próprio de Previdência Social para computar o lapso exigido para a aposentadoria.

De acordo com esta situação, a averbação do tempo

  • A. poderá ocorrer em virtude do instituto da compensação financeira.
  • B. não poderá ocorrer, pois o segurado que filiar-se e reverter contribuições a um determinado regime previdenciário deverá preencher os requisitos para aposentar-se no respectivo regime a que estiver vinculado.
  • C. poderá ocorrer em virtude do instituto da contagem recíproca e da compensação financeira.
  • D. não poderá ocorrer, haja vista o STF ter reconhecido a impossibilidade de cômputo de tempo trabalhado em diferentes regimes previdenciários.
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O Sistema Previdenciário no Brasil constitui-se como
  • A. regimes solidários entre si.
  • B. modalidade contributiva e não contributiva.
  • C. regime fundado na hipossuficiência econômica.
  • D. regimes de mutualismo fechado, aberto, público e privado.
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Leia a afirmação a seguir.

Com base nesta declaração, o princípio da solidariedade no Direito Previdenciário, consiste

  • A. na interpretação que melhor atenda à função social, protegendo aquele que depende das políticas sociais para sua subsistência.
  • B. na entrega das ações, prestações e serviços de seguridade social a todos os que necessitem.
  • C. no bem-estar coletivo, através do dever dos indivíduos recolherem tributos, ainda que não haja qualquer possibilidade de contrapartida em prestações.
  • D. nos idênticos benefícios e serviços para os mesmos eventos cobertos pelo sistema.
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A Previdência Complementar integra o Sistema de Seguridade Social. Como proteção contratada admite-se a aplicação dos princípios e das regras básicas para o beneficio, tais como:
  • A. equilíbrio financeiro, atuarial e beneficio de saláriomínimo.
  • B. direito adquirido, equilíbrio financeiro e beneficio de Contribuição Definida.
  • C. bilateralidade, proporcionalidade, solidariedade e equilíbrio entre
  • D. atuarial, contratualidade e facultatividade, benefícios de Contribuição Definida e Beneficio Definido.
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A alíquota de contribuição dos segurados ativos ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) não poderá ser inferior à dos servidores titulares de cargo efetivo da União, atualmente fixada em
  • A. 7%.
  • B. 9%.
  • C. 11%.
  • D. 13%.
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A concessão dos proventos de pensão e de aposentadoria requer o preenchimento de requisitos previstos na relação jurídica de Regime Próprio de Previdência Social. Para esse fim, observar-se-á que
  • A. a pensão por morte será concedida automaticamente a todos os dependentes econômicos em partes iguais, sendo inócuo o requerimento administrativo.
  • B. projeta-se ao passado uma automática conversão da aposentadoria por invalidez em pensão por morte, completando a integralidade do direito à prestação continuada.
  • C. os proventos da aposentadoria a ser concedida aos servidores públicos, em termos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuição já exercido bem como as pensões de seus dependentes, serão calculados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidos os requisitos.
  • D. os proventos de aposentadoria do servidor calculados por ocasião da concessão do beneficio, excepcionalmente, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria, desde que pagas em decorrência de função de confiança ou de cargo em comissão mesmo de parcelas não integrantes da remuneração da contribuição do servidor.
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No Brasil, há regimes básicos obrigatórios de previdência, também chamados de regimes públicos. A Constituição Federal, no art. 40, confere tratamento diferenciado aos agentes públicos ocupantes de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como aos das autarquias e fundações públicas, ao prever a instituição de regime previdenciário
  • A. próprio.
  • B. geral.
  • C. de capitalização individual.
  • D. complementar.
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Considerando o Regime Próprio de Previdência Social, a concessão de aposentadoria é ato a ser praticado
  • A. pelo órgão competente dentro de cada ente federativo, na forma da legislação pertinente.
  • B. pelo órgão federal, estadual, municipal ou distrital, únicos e centrais, definidos pelo chefe do Poder Executivo do respectivo ente federativo.
  • C. pela autarquia ou empresa pública com essa função especifica de gestora dos benefícios previdenciários.
  • D. pelo Tribunal de Contas de cada ente federativo.
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A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com atuação em todo território nacional. Compete a essa autarquia
  • A. apreciar e julgar, encerrando a instância administrativa, os recursos interpostos contra decisão do Conselho Nacional de Previdência Complementar.
  • B. exercer a função de órgão regulador do regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
  • C. atuar como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
  • D. acompanhar e avaliar os recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos das entidades abertas de previdência complementar.
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