Questões sobre Atos Administrativos

Um ato administrativo é o ato jurídico praticado, segundo o Direito Administrativo, pelas pessoas administrativas, ou a Administração Pública, por intermédio de seus agentes, no exercício de suas competências funcionais, capaz de produzir efeitos com fim público. Os atos administrativos podem ser invalidados pela própria Administração Pública ou pelo Poder Judiciário. O ato administrativo pode vir a ser invalidado, quando o agente público
    A) foi empossado recentemente em cargo que lhe atribuiu a competência para o ato administrativo.
    B) praticou ato administrativo de modo a melhorar o ambiente organizacional de que faz parte, sem que, seja considerado um ato com fim público.
    C) praticou ato administrativo motivado por fatores apresentados por terceiros que correspondem à realidade e foram apresentados formalmente.
    D) praticou ato administrativo formalmente, para contraste com a lei e aferido, pela própria Administração ou pelo Judiciário, que foi considerado estranho às vontades do gestor máximo da instituição pública.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O atributo ou característica do ato administrativo que assegura que o ato é verdadeiro, mesmo que eivado de vícios ou defeitos, até que se prove o contrário, denomina-se
    A) finalidade.
    B) exequibilidade.
    C) autoexecutoriedade.
    D) coercibilidade.
    E) presunção de legitimidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A propriedade da administração de, por meios próprios, pôr em execução suas decisões decorre do atributo denominado
    A) exigibilidade.
    B) autoexecutoriedade.
    C) vinculação.
    D) discricionariedade.
    E) E medidas preventivas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O próximo item apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca de atos administrativos.
Em um único ato administrativo, foram concedidas férias e licença a um servidor público da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal. Na semana seguinte, publicou-se outro ato, que ratificava as férias desse servidor e retirava-lhe a licença concedida, por ter sido constatado que ele não fazia jus à licença. Nessa situação, realizou-se a convalidação do ato administrativo, por meio de reforma.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para o exercício da função administrativa, em busca do interesse coletivo, o Estado se submete ao regime jurídico administrativo, o qual confere peculiaridades à atuação da Administração Pública. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O Poder Hierárquico configura um poder de estruturação interna da atividade pública de uma pessoa jurídica, determinando uma relação de hierarquia e subordinação entre os seus órgãos e agentes. Tratam-se de prerrogativas oriundas desse poder a delegação e a avocação de competência. II. São atributos do Poder de Polícia: a discricionariedade, compreendida pela privação de liberdade estabelecida em lei ao administrador para decidir perante o caso concreto; a autoexecutoriedade, uma vez que o ato é considerado obrigatório e admite o uso, pela Administração, de atos indiretos para forçar o cumprimento da determinação; e a coercibilidade, entendida como o direito do ente estatal de dar cumprimento às suas próprias decisões, sem interferência do Poder Judiciário. III. São elementos ou requisitos dos atos administrativos, segundo a doutrina majoritária, a forma, a competência, a finalidade, o objeto e o motivo. Como regra geral, consideram-se vinculados os dois primeiros e discricionários os três últimos. IV. A tipicidade consiste em atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados, de modo que, para cada finalidade que a Administração pretende alcançar, existe um ato definido em lei.
Assinale a alternativa correta.
    A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
    B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
    C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
    D) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que diz respeito aos atos da Administração e aos atos administrativos, analise as afirmativas abaixo:
I. A expressão "ato da Administração" tem sentido mais amplo do que a expressão "ato administrativo", que abrange apenas determinada categoria de atos praticados no exercício da função administrativa. II. Os atos de direito privados exercidos pela Administração Pública são espécies dos chamados "atos da Administração". III. É possível definir ato administrativo como a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário.
Assinale a alternativa correta.
    A) As afirmativas I, II e III estão corretas
    B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
    C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
    D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca dos elementos do ato administrativo e do processo administrativo, assinale a alternativa incorreta.
    A) Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir
    B) Objeto ou conteúdo é o efeito jurídico imediato que o ato produz
    C) O motivo sucede à prática do ato, porque corresponde a algo que a Administração quer alcançar com a sua edição
    D) Segundo a teoria dos motivos determinantes, quando a Administração motiva o ato, mesmo que a lei não exija a motivação, ele só será válido se os motivos forem verdadeiros
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto Quadrix - 2020 - CREFONO-5° Região - Assistente Administrativo

Com relação às normas que regulam o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, julgue o item.



Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, exceto quando decorram de reexame de ofício.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço e o fiel cumprimento das normas previstas em contrato de concessão de serviço público, o poder público concedente, mesmo sem autorização judicial, interveio na concessão por meio de resolução que previu a designação de interventor, o prazo da intervenção e os objetivos e limites da medida interventiva.


Nessa situação hipotética, o ato administrativo de intervenção encontra-se eivado de vício quanto

    A) ao objeto.
    B) ao motivo.
    C) à finalidade.
    D) à competência.
    E) à forma.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto Quadrix - 2020 - CRN - 2° Região (RS) - Assistente Administrativo

Atos administrativos são atos jurídicos que constituem manifestações unilaterais de vontade. A respeito dos atos administrativos, julgue o item.


São requisitos dos atos administrativos: competência; finalidade; forma; motivo; e objeto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: