Auditoria - Auditoria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2020 - Valiprev - SP - Contador
-
A) a aplicação prévia de normas brasileiras de contabilidade.
B) obter autorização para coleta de evidências de auditoria.
C) realizar a confecção do relatório de auditoria.
D) propiciar o planejamento de auditoria.
E) munir de informações o comitê de auditoria.
Auditoria - Auditoria Independente (Externa) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2020 - Valiprev - SP - Contador
-
A) Realizar os registros contábeis não realizados pela contabilidade da entidade auditada.
B) Promover melhorias no sistema de controles internos e contábeis da entidade auditada.
C) Emitir uma opinião sobre o objeto de auditoria.
D) Elaborar demonstrações contábeis aceitáveis para o cliente.
E) Assegurar que as demonstrações contábeis não contenham fraudes.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2019 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Analista Técnico Científico
- A. A relação entre controles internos e confiabilidade das informações contábeis é frágil, uma vez que bons controles internos podem assegurar proteção contra fraudes, mas não lidam com a possibilidade de decisões ruins por incompetência.
- B. Informação contábil e controles internos não se relacionam, pois controles internos são procedimentos administrativos e não contábeis.
- C. Um bom sistema de controles internos é um elemento importante para a qualidade da informação contábil. Essa qualidade depende de aspectos técnicos e também do ambiente ético da alta administração da entidade.
- D. Mais fundamental para a confiabilidade da informação contábil do que o sistema de controles internos é o parecer modificado da auditoria externa que, ao examinar registro a registro os lançamentos contábeis, assegura a sua qualidade.
- E. Um bom sistema de controles internos, ao assegurar a ausência de riscos no controle do negócio e, assim, na informação contábil, torna irrelevante o trabalho de asseguração do auditor externo.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2019 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Analista Técnico Científico
- A. O parecer com ressalva implica a total rejeição das demonstrações contábeis e tem essa situação confirmada pelo parecer com abstenção de opinião, na revisão pelos pares.
- B. O parecer com abstenção de opinião busca manter a objetividade do trabalho de auditoria empreendido e implica a ausência de aspectos de controles internos a ressaltar.
- C. O parecer sem ressalvas implica que a entidade está em conformidade com as normas internacionais de controles internos, como, por exemplo, as emitidas pelo COSO, e apresenta um cenário econômico adequado para investimento.
- D. O parecer adverso deve ser redigido quando o auditor verificar a existência de efeitos, do ponto de vista de distorções provocadas, ou apresentação incompleta que sejam de tal relevância que comprometam o conjunto das demonstrações contábeis.
- E. O parecer adverso pode ser redigido com ressalvas, que se classificam em: com abstenção por limitação de extensão; ou por incertezas quanto às práticas contábeis adotadas pela entidade.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2019 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Analista Técnico Científico
- A. Cabe ao profissional responsável pela auditoria redigir esse parecer de acordo com uma redação própria, sem levar em conta um modelo pré-fixado.
- B. O parecer emitido pelo auditor independente estrutura- se em três pontos: identificação das demonstrações contábeis e definição das responsabilidades da administração e dos auditores; extensão dos trabalhos; e a opinião sobre as demonstrações contábeis.
- C. O parecer deve abordar o aspecto tridimensional da gestão: adequação à teoria contábil; conformação com a legislação vigente; e qualidade dos controles internos da entidade.
- D. O parecer deve abordar: previsões de fluxos de caixa para a entidade, considerando-se uma razoável dose de incerteza; probabilidade de continuidade da entidade para o próximo período; cenários econômicos para o ramo de negócios da entidade auditada.
- E. O parecer emitido pelo auditor é uma etapa de um trabalho que é realizado para as empresas de capital aberto. Nesse contexto, deve abordar: cenários econômicos para o ramo de negócios; previsão de fluxos de caixa para a entidade e sua probabilidade de ocorrência; aspectos de governança corporativa relacionados.
Auditoria - Auditoria Externa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2019 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Analista Técnico Científico
- A. caso o contador da empresa siga adequadamente a Resolução da Estrutura Conceitual do CFC, não haverá necessidade de auditoria.
- B. decidir com base na informação contábil equivale a decidir o futuro apenas com base na informação do desempenho passado. A auditoria busca melhorar a capacidade preditiva do tomador de decisão.
- C. os trabalhos da auditoria externa buscam informar os seus usuários sobre a representatividade de suas demonstrações contábeis considerando-se a qualidade de seus controles internos.
- D. não existe risco no trabalho do auditor externo, do ponto de vista em que os pareceres são realizados com base num conhecimento exato, sem margem de erro, da realidade de uma entidade.
- E. entidade, usuários e auditoria externa não se relacionam.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - Contador I
- A. tem finalidade de subsidiar inferências e fornecer base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, desprezando- -se critérios de representatividade na escolha de itens da amostra.
- B. caracteriza-se pela seleção aleatória dos itens da amostra e pelo uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco da amostragem.
- C. caracteriza-se pela seleção representativa de itens da amostra conforme o julgamento profissional do auditor, com vistas à fornecer base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada.
- D. pode ser validamente utilizada em auditorias internas, vedado o seu emprego em auditorias independentes, dado o potencial de seleção enviesada de amostra.
- E. permite que o auditor obtenha evidência de auditoria em relação a todas as características da população selecionada, desde que observado índice de confiança razoável das probabilidades investigadas.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Instituto de Previdência do Servido Municipal de São José dos Campos - SP (IPSM/SP) - Analista de Gestão Municipal
- A. de seu potencial de alterar decisões dos usuários.
- B. da norma da objetividade.
- C. do princípio da entidade e do postulado da continuidade.
- D. da norma da consistência dentre os períodos.
- E. de já ter ocorrido o recebimento.
Auditoria - Papéis de Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulinia - SP (PAULIPREV/SP) - Contador
- A. permitir que a equipe de trabalho não seja responsabilizada por seu trabalho.
- B. manter um registro de assuntos de importância para auditorias passadas.
- C. permitir a condução de inspeções ou perícias internas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
- D. desenvolver uma metodologia de armazenamento, em forma física ou eletrônica, o qual contém os registros que constituem a documentação de trabalho específico.
- E. assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão.
Auditoria - Papéis de Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015 - Tribunal de Justiça - SP (TJSP/SP) - Contador
- A. o conjunto de informações fornecidas pelo auditado.
- B. o registro dos procedimentos de auditoria, evidências obtidas e conclusão do auditor.
- C. o conjunto de documentos que atestam a competência do auditor.
- D. o conjunto de documentos que autorizam a empresa de auditoria a atuar.
- E. os apontamentos feitos pelo auditor que são descartados quando da conclusão do trabalho.