Artes - Elementos da linguagem visual - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Artes - Elementos da linguagem visual - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Artes - Elementos da linguagem visual - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
- A. O desenho é um elemento tradicional ensinado nas escolas, sem apresentar muitas possibilidades de aprendizado.
- B. As imagens formadas através dos elementos das artes visuais não apresentam possibilidades de transmitirem movimento.
- C. Relacionamos bidimensionalidade e tridimensionalidade, criando texturas, tonalidades, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimentos.
- D. Se propõe à exploração de texturas, tonalidade, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimento somente em suportes bidimensionais.
Artes - Elementos da linguagem visual - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA) - Professor Classe I Nível A
- A. é vivenciada somente nas artes visuais, música e teatro.
- B. é importante somente para aqueles que desejam se dedicar a profissões relacionadas à arte.
- C. envolve a cognição, a emoção e a memória e acontece quando estamos em estado de estesia.
- D. acontece igualmente, para qualquer pessoa, diante de uma obra de arte e somente a beleza faz parte da mesma.
Artes - Elementos da linguagem visual - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição) - Professor
Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:
I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.
II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.
III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.
Está correto o que se afirma em
- A. I, II e III.
- B. I e II apenas.
- C. I e III apenas.
- D. II e III apenas.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Artes - Elementos da linguagem visual - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2018 - Câmara Municipal de Goiânia - GO - Assessor Técnico Legislativo
- A. sintaxe.
- B. língua.
- C. semântica.
- D. física.
Artes - Elementos da linguagem visual - IFB - Instituto Federal Brasilia - 2017 - IFB - Professor
- A. Uma cor primária com sua complementar contêm, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
- B. Os tons rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja, mais a adição do branco.
- C. Quando vários cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo com que o cinza escuro pareça mais escuro.
- D. Na presença de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
- E. Quando bem aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em potencial em ritmo de desenvolvimento.
Artes - Elementos da linguagem visual - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2017 - Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) - Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio
“Na criação de mensagens visuais, o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano. Colocando em termos mais simples: criamos um design a partir de inúmeras cores e formas, texturas, tons e proporções relativas; relacionamos interativamente esses elementos; temos em vista um significado.” (Donis A. Dondis)
Sobre esse tema, é correto afirmar, exceto:
- A. A psicologia da Gestalt tem contribuído com importantes estudos e experimentos no campo da percepção, buscando dados, conhecendo a importância dos padrões visuais e descobrindo como o organismo humano vê e organiza o input visual e articula o output visual.
- B. O elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal, todos os outros elementos visuais nos são revelados através da luz.
- C. Sempre que alguma coisa é projetada, executada, esboçada, desenhada e pintada, traz com ela a substância visual da obra que é composta a partir de uma lista básica de elementos, que são a mesma coisa que os materiais ou meios de expressão.
- D. O equilíbrio é mais influente, psicologicamente e fisicamente, fundamento da percepção humana. Ele é uma necessidade que o homem tem de ter os pés firmemente plantados no solo.
Artes - Elementos da linguagem visual - IFB - Instituto Federal Brasilia - 2017 - IFB - Professor
- A. Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
- B. O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
- C. A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
- D. Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
- E. Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.