Questões sobre Elementos da linguagem visual

A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue os itens subsequentes. São elementos da linguagem visual: ponto; linha; forma; direção; tom; textura; e escala ou proporção.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os seguintes itens, relativos à história da arte e à leitura de imagem. O pontilhismo foi uma técnica desenvolvida a partir do fauvismo, mais focado no uso de cores intensas e de formatos planos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ponto, linha, forma, cor, luminosidade, espaço são elementos das artes visuais. Através da exploração desses elementos articulados, assinale a afirmativa correta.
  • A. O desenho é um elemento tradicional ensinado nas escolas, sem apresentar muitas possibilidades de aprendizado.
  • B. As imagens formadas através dos elementos das artes visuais não apresentam possibilidades de transmitirem movimento.
  • C. Relacionamos bidimensionalidade e tridimensionalidade, criando texturas, tonalidades, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimentos.
  • D. Se propõe à exploração de texturas, tonalidade, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimento somente em suportes bidimensionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre a experiência estética é correto afirmar que
  • A. é vivenciada somente nas artes visuais, música e teatro.
  • B. é importante somente para aqueles que desejam se dedicar a profissões relacionadas à arte.
  • C. envolve a cognição, a emoção e a memória e acontece quando estamos em estado de estesia.
  • D. acontece igualmente, para qualquer pessoa, diante de uma obra de arte e somente a beleza faz parte da mesma.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:

I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.

II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.

III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. II e III apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. O termo cultura visual é empregado em referência às visitas a museus, teatros e galerias de arte.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A cor é uma linguagem individual. Não obstante, ela possui uma sintaxe que pode ser transmitida, isto é, ensinada. Essa sintaxe rege os elementos que constituem a mensagem plástica, a saber: a cor possui, assim como a luz, o movimento, o peso, o equilíbrio e o espaço. Eles são as leis que definem sua utilização. O valor da expressividade da cor a torna um elemento importante na transmissão de ideias, e que a reação do indivíduo a ela não tem fronteiras espaciais ou temporais. Assim, o impacto produzido pela cor não sofre as barreiras impostas pela
  • A. sintaxe.
  • B. língua.
  • C. semântica.
  • D. física.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza- neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores. Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
  • A. Uma cor primária com sua complementar contêm, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
  • B. Os tons rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja, mais a adição do branco.
  • C. Quando vários cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo com que o cinza escuro pareça mais escuro.
  • D. Na presença de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
  • E. Quando bem aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em potencial em ritmo de desenvolvimento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

“Na criação de mensagens visuais, o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano. Colocando em termos mais simples: criamos um design a partir de inúmeras cores e formas, texturas, tons e proporções relativas; relacionamos interativamente esses elementos; temos em vista um significado.” (Donis A. Dondis)

Sobre esse tema, é correto afirmar, exceto:

  • A. A psicologia da Gestalt tem contribuído com importantes estudos e experimentos no campo da percepção, buscando dados, conhecendo a importância dos padrões visuais e descobrindo como o organismo humano vê e organiza o input visual e articula o output visual.
  • B. O elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal, todos os outros elementos visuais nos são revelados através da luz.
  • C. Sempre que alguma coisa é projetada, executada, esboçada, desenhada e pintada, traz com ela a substância visual da obra que é composta a partir de uma lista básica de elementos, que são a mesma coisa que os materiais ou meios de expressão.
  • D. O equilíbrio é mais influente, psicologicamente e fisicamente, fundamento da percepção humana. Ele é uma necessidade que o homem tem de ter os pés firmemente plantados no solo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.
  • A. Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
  • B. O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
  • C. A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
  • D. Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
  • E. Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: