Questões da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)
Administração - Ética e responsabilidade Social - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Professor de Nível Suporte I
Sobre responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:
1. Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade e parcerias com entidades não governamentais são ações de responsabilidade social.
2. Em responsabilidade social, deve-se dar prioridade ao atendimento de necessidades sociais em detrimento do lucro da empresa.
3. Redução na emissão de poluentes e uso de energias renováveis estão na pauta da responsabilidade social.
Assinale a alternativa correta.
- A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
- B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
- C. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- D. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
- E. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Geografia - Topografia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Técnico I
Considere a área de um terreno que possui quatro vértices com as seguintes coordenadas:
A área desse terreno é:
- A. 35 m²
- B. 37 m².
- C. 69 m².
- D. 70 m².
- E. 73 m².
Geografia - Topografia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Técnico I
- A. Falta de horizontalidade da trena é um erro grosseiro.
- B. Catenária ou falta de tensionamento da trena é um erro instrumental sistemático.
- C. Erro de Zero ou Erro de Índice é um erro instrumental sistemático.
- D. Falta de verticalidade da baliza é um erro grosseiro.
- E. Falta de alinhamento entre balizas em lances compostos é um erro grosseiro.
Geografia - Topografia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Técnico I
- A. O método de reiteração consiste em medir cada ângulo em partes diferentes do limbo, atenuando assim os erros de colimação dos limbos graduados.
- B. O método de repetição consiste em repetir sucessivamente a operação de leitura um certo número de vezes, atenuando assim os erros causados pela falta de ortogonalidade entre o eixo principal e o eixo secundário.
- C. O método de medição com equipamento não orientado é realizado quando o zero do limbo horizontal não aponta para o Norte.
- D. Quando se orienta um equipamento à vante, não é possível medir o ângulo externo de uma poligonal fechada.
- E. Para um equipamento orientado à ré, a leitura de vante será o próprio ângulo horizontal.
Geografia - Topografia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Técnico I
- A. Deve-se ter em mente que as medidas lineares e angulares estão sujeitas a erro, que podem ser eliminados tomando-se os devidos cuidados no momento da coleta dos dados, livrando assim essas medidas dos erros grosseiro, sistemático e acidental.
- B. Quando o equipamento estiver calado, ou seja, o eixo principal estiver na vertical, o eixo secundário estiver perpendicular ao principal e o eixo de colimação estiver ortogonal ao eixo secundário, os ângulos serão medidos com precisão e confiabilidade. Se alguma dessas três condições não for contemplada, deve-se realizar a calibração do equipamento.
- C. Buscando minimizar o erro de visada, que ocorre quando a baliza não está verticalizada, recomenda-se realizar a pontaria na parte superior da baliza, facilitando assim a sua visualização.
- D. Na medida de distância pelo método da taqueometria, a falta de verticalidade da mira (ou estádia) pode ser compensada se o ângulo vertical for devidamente anotado.
- E. As causas do aparecimento desses erros são as mais diversas: imperfeições do instrumento de medida (erro sistemático), falhas humanas (erro grosseiro) e causas não conhecidas (erros acidentais).
Ciência da Computação - ITIL - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Professor de Nível Superior
- A. Gerenciamento de Incidentes.
- B. Gerenciamento de Acesso.
- C. Gerenciamento de Evento.
- D. Gerenciamento de Problema.
- E. Cumprimento de Requisição.
Geografia - Topografia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Técnico I
Com o surgimento dos distanciômetros eletrônicos (Medidor Eletrônico de Distância MED) em escala comercial, a tarefa de medição de distâncias ficou bastante facilitada. A respeito desse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A precisão do instrumento depende, basicamente, da estabilidade da frequência de modulação e da acuracidade das medidas de diferença de fase.
2. A distância será determinada em função do número de meio-comprimento de onda e da fração de meio-comprimento de onda contidos no intervalo medido.
3. Na fabricação dos MED, os fabricantes adotam uma atmosfera padrão com índice de refração específico, dispensando a correção meteorológica no momento da medição das distâncias.
4. Erro de Zero ou Constante Aditiva é a distância entre o centro eletrônico onde o sinal é gerado e o centro geométrico do instrumento, que pode variar com o tempo.
Assinale a alternativa correta.
- A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- B. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
- D. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
- E. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Ciência da Computação - ITIL - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Universitário Jr
- A. A Estratégia do Serviço faz parte do ciclo de vida do serviço.
- B. O processo de Gerenciamento da Capacidade trata da infraestrutura necessária para a prestação dos serviços de TI.
- C. O processo de Gerenciamento de Incidentes faz parte do estágio de Operação do Serviço.
- D. O estágio do Desenho do Serviço tem como foco a criação de serviços de TI que atendam à estratégia definida no estágio de Estratégia do Serviço.
- E. O estágio de Transição do Serviço tem como objetivo transferir um serviço de TI de uma área organizacional para outra.
Administração - Eficiência x Eficácia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Universitário Jr
- A. eficácia e eficiência.
- B. metas e eficiência.
- C. produtividade e eficácia.
- D. produtividade e eficiência.
- E. metas e produtividade.
Geografia - Topografia - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017 - ITAIPU Binacional - Profissional de Nível Técnico I
Durante um levantamento de detalhes, um profissional utilizou a técnica de leitura por pares conjugados em cada pontaria que realizou, como observado na caderneta de campo abaixo.
Após calcular as leituras de cada detalhe, D001, D002 e D003, assinale a alternativa que corresponde aos valores corretos.
- A. Detalhe D001: Hz = 23°1555 Detalhe D001: V = 90°0002.
- B. Detalhe D002: Hz = 360°0001 Detalhe D002: V = 88°0003.
- C. Detalhe D003: Hz = 351°0004 Detalhe D003 :V = 93°3030.
- D. Detalhe D001: Hz = 203°1555 Detalhe D002 :V = 88°0003.
- E. Detalhe D003: Hz = 171°0004 Detalhe D001 :V = 90°1510.