Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

  • A.

    O caráter de complementaridade entre oralidade e escrita.

  • B.

    A superioridade da linguagem escrita sobre a linguagem oral.

  • C.

    A necessidade de um documento escrito para validar um acordo oral.

  • D.

    A passagem de uma sociedade centrada na oralidade para uma sociedade grafocêntrica.

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  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

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Sabe-se que a sociedade brasileira passa por um forte processo de miscigenação desde os primeiros séculos de sua história, que, ainda em curso, tem contribuído há mais de cinco séculos para formar a sociedade brasileira. Sobre as três etnias – autóctones (isto é, os indígenas), europeus e africanos –, analise.

I. No caso do território brasileiro, o principal grupo europeu que aqui chegou foram os portugueses, que se apoderaram do território e não levaram em consideração a existência dos indígenas nem suas expressões culturais.

II. Os principais grupos humanos africanos vieram do Congo, do Golfo da Guiné e de Angola; alguns vieram também da Nigéria e de Moçambique.

III. Os europeus estão presentes no território brasileiro desde o início do processo colonizador.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

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Estudos realizados em várias regiões do mundo comprovaram que a existência de diferentes tipos de solos é controlada por cinco fatores principais: relevo, tempo, clima, organismos e material de origem. Quais deles são considerados como fatores ativos?

  • A.

    Tempo e clima.

  • B.

    Relevo e tempo.

  • C.

    Clima e organismos.

  • D.

    Material de origem e clima.

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Em 1955, o diretor Nelson Pereira dos Santos exibiu o filme “Rio 40 graus”, que oferecia uma narrativa simples, com personagens e cenários, que faziam um panorama da cidade do Rio de Janeiro que, na época, era a capital do país. Este filme foi o responsável pela inauguração do(a)

  • A.

    chanchada.

  • B.

    cinema novo.

  • C.

    pornochanchada.

  • D.

    televisão brasileira.

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Assinale a alternativa que relaciona corretamente a peça teatral e seu respectivo autor.

  • A.

    Ariano Suassuna – Beijo no asfalto.

  • B.

    Chico Buarque – Ópera do malandro.

  • C.

    Nelson Rodrigues – Eles não usam Black-tie.

  • D.

    Gian Francesco Guarnieri – A longa noite de cristal.

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A Resolução nº 02/04/98 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, dispõe no Art. 3º, inciso IV, a Educação Religiosa como área de conhecimento (na forma da nova redação do Art. 33 da LDBEN), ao lado das demais. Atualmente, o ensino religioso possui como objeto de estudo

  • A.

    a verdade.

  • B.

    a religiosidade.

  • C.

    as igrejas cristãs.

  • D.

    o fenômeno religioso.

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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a Resolução CEB nº 02/1998 (Brasil, MEC/CNE) constituem documentos legais que traçam uma direção para que as escolas reflitam sobre suas propostas pedagógicas. Partindo dos princípios estabelecidos pelas Diretrizes, as escolas devem elaborar sua proposta pedagógica, observando os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    É importante que o trabalho pedagógico com as crianças de seis anos de idade, nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das Ciências Sociais, Ciências Naturais, Noções Lógico-Matemáticas e Linguagens.

  • B.

    O trabalho com a área das Ciências Sociais objetiva ajudar a criança a pensar e a desenvolver atitudes de observação, de estudo, de comparação do lugar onde se habita, das relações entre o homem, o espaço e a natureza.

  • C.

    O trabalho com a área das Linguagens parte do princípio de que a criança possui pouca sensibilidade e capacidade de expressão, dificultando o alcance dos objetivos do currículo.

  • D.

    As atividades didáticas da área de Ciências Naturais têm como finalidade desafiar as crianças, levá-las a prever resultados, simular situações, elaborar hipóteses, refletir sobre as situações do cotidiano, se posicionar como parte da natureza e membro de uma espécie.

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De acordo com a LDB, Lei Federal nº 9.394/96, no que se refere à organização da educação básica, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

  • B.

    será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.

  • C.

    a escola poderá classificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

  • D.

    a classificação em todas as séries ou etapas poderá ser realizada mediante avaliação feita pela própria escola, permitindo a inscrição do aluno na série ou etapa adequada, conforme o resultado.

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Quanto às disposições gerais de funcionamento da educação básica, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, apresenta alguns dispositivos legais que podem tornar mais flexível o funcionamento da escola brasileira. Analise-os.

I. As possibilidades de organização do ensino – séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudo, grupos não seriados, com base na competência ou outro critério – de modo a colocar essa organização a serviço da aprendizagem.

II. A possibilidade de reclassificação dos alunos, tendo como base os pedidos de transferência.

III. A adequação dos calendários às peculiaridades do alunado.

IV. As alternativas de enturmação dos alunos a partir do nível de adiantamento.

V. Os princípios de avaliação da aprendizagem obedecendo apenas ao princípio de avaliação final somativa.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I e V, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    II, III e V, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

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