Qualidade no Atendimento - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA - Técnico de Nível Médio I
O princípio da cortesia refere-se às estratégias e às normas de conduta verbais e não verbais - estabelecidas pela sociedade para reduzir e/ou evitar conflitos, garantindo um comportamento social adequado. Sobre essas estratégias, analise as afirmativas a seguir.
I. As expressões convencionais de cortesia (por favor, obrigado, com licença, desculpe) devem marcar o comportamento social.
II. O discurso, utilizando a competência comunicativa do interlocutor, deve estar adaptado às circunstâncias.
III. A comunicação, interrompendo-se o interlocutor sempre que necessário, deve ser marcada por longos períodos de silêncio.
Está correto o que se afirma em:
- A. I, apenas.
- B. II, apenas.
- C. III, apenas.
- D. I e II, apenas.
- E. II e III, apenas.
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- A. Carisma, atenção e sensibilidade.
- B. Cortesia, respeito e empatia.
- C. Beleza, carinho e atenção.
- D. Inteligência, respeito e sensibilidade.
- E. Cordialidade, sensibilidade e intimidade.
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Leia os trechos de conhecidas letras de músicas brasileiras, apresentadas a seguir.
I. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.
II. Você não me pega, você nem chega a me ver, meu som te cega, careta, quem é você?
III. É a sua vida que eu quero bordar na minha, como se eu fosse o pano e você fosse a linha.
Apresentam elementos de linguagem coloquial:
- A. I, apenas.
- B. III, apenas.
- C. I e II, apenas.
- D. II e III, apenas.
- E. I, II e III.
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Acerca das características da linguagem coloquial listadas a seguir, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A linguagem coloquial é uma linguagem falada, descontraída e espontânea, que responde a necessidades de comunicação imediata.
( ) Incorreções linguísticas são toleradas quando usamos a linguagem coloquial.
( ) A linguagem coloquial, sujeita a variações regionais e culturais, usa vocabulário simples e gestos que acompanham a fala.
As afirmativas são, respectivamente, de cima para baixo:
- A. V, F e F.
- B. F, V e F.
- C. V, F e V.
- D. V, V e V.
- E. F, F e V.
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- A. autoridades civis.
- B. familiares.
- C. público desconhecido.
- D. superiores hierárquicos.
- E. autoridades religiosas.
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- A. Mário saiu de férias faz três dias.
- B. Ele deixou a caixa em baixo da bancada.
- C. Ela estava meia aborrecida com o chefe.
- D. Ao falar com ela, seje discreta por favor.
- E. Se eu ver algo fora de lugar, aviso.
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Uma pessoa dirige-se ao balcão e pede para falar com determinado funcionário. O atendente liga para o ramal do funcionário, verifica se ele pode atender e recebe uma resposta positiva.
O atendente, então, deve dizer:
- A. Segunda porta à direita.
- B. "Senhor, por favor, dirija-se à segunda porta à direita.
- C. Segunda à direita.
- D. Passa a primeira porta à direita, entra na segunda.
- E. Amigo, segunda à direita, não tem erro.
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Avalie as expressões a seguir.
I. Obrigado.
II. Por favor.
III. Boa tarde.
IV. Fala aí.
São expressões de cortesia:
- A. I e II, apenas.
- B. III e IV, apenas.
- C. I, II e III, apenas.
- D. II, III e IV, apenas.
- E. I, II, III e IV.
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- A. A linguagem corporal.
- B. A linguagem gestual.
- C. A emissão da fala.
- D. A troca de olhares.
- E. A distância em relação ao interlocutor.
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Leia os versos a seguir.
Na letra da música de Paulinho da Viola, vemos uma conversação entre
- A. seis interlocutores.
- B. cinco interlocutores.
- C. três interlocutores.
- D. dois interlocutores.
- E. um número indefinido de interlocutores.