Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
A partir do texto acima, julgue os itens de 78 a 83.
No período pré‐operatório de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, a criança consegue estabelecer relações de causa e efeito e de meio e fim, sequenciar ideias ou eventos, trabalhar com ideias simultaneamente e formar o conceito de números.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem a respeito da população que demanda necessidades especiais na aprendizagem.
No caso de deficiências físicas, uma escola inclusiva deve assegurar adaptações arquitetônicas (desobstrução de barreiras ambientais), atitudinais (eliminação de preconceitos), comunicacionais (sinalização), metodológicas (adequação de métodos pedagógicos), instrumentais (recursos e equipamentos) e pragmáticas (amparo legal vigente).- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).
Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue os itens que se seguem.
De acordo com o DSM-V, a criança apresenta critérios para transtorno da eliminação.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
Um menino de seis anos de idade hospitalizado sofre de um câncer avançado, sem possibilidade de cura, e desconhece seu prognóstico. Os pais, em sofrimento intenso, não sabem como se comportar com o filho internado nem o que fazer em relação ao aniversário da criança, que acontecerá nos próximos dias.
Acerca da atuação da equipe nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Se os pais vivenciarem o luto antecipado, isso tornará o sofrimento ainda maior quando acontecer o óbito da criança.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos - RJ (SASDH/RJ) - Psicólogo
- A. não está ligada à presença da pessoa, e sim à importância atribuída pela mãe à palavra daquele que representa a lei;
- B. está articulada à presença da pessoa que, do lugar de autoridade, se comporta como tal;
- C. pode ser representada por outra pessoa que não seja o pai biológico, desde que quem a assuma participe da vida doméstica;
- D. seja encarnada por aquele que deseja a mãe e, por isso, queira assumir os encargos inerentes à função;
- E. está vinculada àquele a quem o Estado delega suas atribuições, sendo que o escolhido nem sempre é o pai biológico.
Psicologia - Psicologia Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
Um menino de seis anos de idade hospitalizado sofre de um câncer avançado, sem possibilidade de cura, e desconhece seu prognóstico. Os pais, em sofrimento intenso, não sabem como se comportar com o filho internado nem o que fazer em relação ao aniversário da criança, que acontecerá nos próximos dias.
Acerca da atuação da equipe nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A equipe deve preparar os pais para o óbito e, por isso, deve desestimular a intenção de planejar qualquer tipo de comemoração pelo aniversário, como trazer bolo, presente ou cantar parabéns.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
Um menino de seis anos de idade hospitalizado sofre de um câncer avançado, sem possibilidade de cura, e desconhece seu prognóstico. Os pais, em sofrimento intenso, não sabem como se comportar com o filho internado nem o que fazer em relação ao aniversário da criança, que acontecerá nos próximos dias.
Acerca da atuação da equipe nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Após o óbito da criança, é possível que os pais queiram retornar ao hospital ou falar com membros da equipe. Isso deve ser respeitado e os pais devem ser acolhidos.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos - RJ (SASDH/RJ) - Psicólogo
- A. o sexo é um dado invariável, ao passo que o gênero varia de acordo com o contexto sociocultural;
- B. a produção do sexo como elemento pré-discursivo é efeito da construção cultural de gênero;
- C. a identidade de gênero depende da resolução do complexo de Édipo independentemente da anatomia;
- D. o corpo biológico é o que gera a formação de identidades de gênero;
- E. a repressão social para que o gênero esteja adequado ao sexo biológico ocorre desde a Idade Média.
Psicologia - Psicologia Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Clínica - MSConcursos - 2018 - Secretaria da Administração Penitenciária - SP (SAP/SP) - Agente Técnico de Assistência a Saúde
- A. Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão.
- B. Preocupação exagerada em comparação com a realidade.
- C. Controle e segurança dos sentimentos.
- D. Sensação de que algo ruim vai acontecer.
- E. Constante tensão ou nervosismo.