Psicologia - Violência Doméstica, Violência Contra a Mulher e Casos de Abuso - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - TJPA/PA - Analista Judiciário - Psicologia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a violência como um grave problema de saúde pública e uma violação aos direitos humanos. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
I A denúncia de violência é cabível apenas se concretizada a agressão física, evitando-se, assim, eventual calúnia e leviandade do(a) denunciante.
II Por conta do sigilo, os psicólogos, no exercício da profissão, devem notificar os casos de violência contra criança apenas após terem certeza de que o menor é, de fato, vítima.
III A notificação de confirmação ou de suspeita de caso de violência é compulsória aos profissionais que atenderem pessoas nessa situação.
Assinale a opção correta.
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A) Apenas o item II está certo.
B) Apenas o item III está certo.
C) Apenas os itens I e II estão certos.
D) Apenas os itens I e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
Psicologia - Violência Doméstica, Violência Contra a Mulher e Casos de Abuso - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - TJPA/PA - Analista Judiciário - Psicologia
A respeito da violência doméstica contra a mulher, julgue os próximos itens.
I A violência doméstica caracteriza-se por ser cometida estritamente no âmbito do convívio de pessoas que possuem vínculo familiar com a vítima, portanto não abrange agressores sem vínculo familiar ou que frequentem o lar da vítima apenas esporadicamente.
II O plano de segurança ao atendimento à mulher só pode ser elaborado após a vítima ser atendida em delegacia especializada.
III A legislação estipula como tipologias de violência doméstica a física, a psicológica, a sexual, a moral e a patrimonial.
Assinale a opção correta.
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A) Apenas o item II está certo.
B) Apenas o item III está certo
C) Apenas os itens I e II estão certos.
D) Apenas os itens I e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
Psicologia - Estatuto da Criança e do Adolescente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - TJPA/PA - Analista Judiciário - Psicologia
A violência contra a criança e o adolescente compromete o desenvolvimento e produz efeitos e marcas que se mantêm presentes por toda a vida. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
I Agressores(as) sexuais, em sua maioria, são pessoas próximas às vítimas, como pais, padrasto, tios.
II Assédio verbal, exibicionismo e produção de fotos íntimas de crianças ou adolescentes não caracterizam abuso sexual, mas abuso psicológico.
III Os danos da violência na infância e na adolescência podem produzir níveis de estresse que alteram a estrutura e a funcionalidade do cérebro da vítima.
Assinale a opção correta.
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A) Apenas o item II está certo.
B) Apenas o item III está certo.
C) Apenas os itens I e II estão certos.
D) Apenas os itens I e III estão certos.
E) Todos os itens estão certos.
Psicologia - - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - TJPA/PA - Analista Judiciário - Área Administração
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A) As ações de avaliação de desempenho individual não incidem sobre gestores; apenas os funcionários que não exercem função de gestão integram o público-alvo.
B) O desempenho da organização e das respectivas unidades de trabalho devem ser calculados exclusivamente em função da média do desempenho de cada um dos seus trabalhadores.
C) No caso do desempenho dos gestores, este deve ser aferido a partir dos resultados atingidos pelas equipes que gerenciam; não se aplicam a esse público os métodos comportamentais.
D) Considerando a relação causal entre desempenho e resultados individuais, na gestão do desempenho é possível escolher um ou outro elemento como base dessa política de gestão de pessoas.
E) a gestão de desempenho, além dos comportamentos dos funcionários também se considera a qualidade, a eficiência e a efetividade das ações dos trabalhadores.
Psicologia - Psicopatologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).
Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue os itens que se seguem.
De acordo com o CID-10, os transtornos específicos de leitura não podem ser justificados apenas pela idade mental do indivíduo.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia da Saúde - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicopatologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).
Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue os itens que se seguem.
O atraso na fala apresentado por Luiz pode ser o primeiro sinal indicativo de futuro quadro de dislexia.- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicopedagogia - Instituto Quadrix - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Psicologia - Psicologia da Saúde - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Hospital Universitário de Brasília (HUB) (2ª edição) - Multiprofissional em Oncológica
- C. Certo
- E. Errado