Língua Portuguesa - Pontuação - COPESE / UFPI - 2020 - ALEPI - Consultor Legislativo - Redação de Atas e Debates
Analise esta sentença e responda ao que se pede:
Deus ajuda-me!
Se se colocasse uma vírgula após a palavra “Deus”, a única consideração INCORRETA seria:
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A) A colocação pronominal ficaria facultativa.
B) A correção gramatical seria mantida.
C) O valor semântico alteraria plenamente.
D) O modo verbal mudaria radicalmente.
E) A palavra “Deus” mudaria completamente sua sintaxe.
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A) [...] hoje em dia, os executivos utilizam, principalmente, o e-mail. (linha 21)
B) Dominando bem a norma culta da língua; e sendo apto a escrever e falar corretamente [...] (linhas 14 e 15).
C) e para os que buscam o trabalho, tornou-se mais que importante; necessária [...] (linha 19)
D) Em qualquer uma destas formas de comunicação, há que conhecer o bom e correto funcionamento da Língua (linha 22).
E) A linguagem altera a forma como se expressa, como capta e envia mensagens (linha 07).
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Em 2018, a Rede Globo lançou sua campanha nacional de valorização da escola pública. Este é o trecho de fechamento da campanha publicitária:
Eu não sou o que sou apesar da escola publica;
sou o que sou também por causa da escola pública.
Só contém um raciocínio CORRETO em:
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A) O ponto e vírgula pode ser substituído por vírgula sem alterar o valor semântico.
B) A expressão “apesar de” denota insatisfação e certo constrangimento.
C) A palavra “também” pressupõe que outros fatores contribuíram para o sucesso profissional.
D) A palavra “que” é expletiva, servindo apenas para reforçar a ideia da oração.
E) A ideia de concessiva da primeira sentença se repete na segunda.
Língua Portuguesa - Pontuação - INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Cariacica - ES - Fiscal de Tributos Municipais
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A) Em “No fim de 2016, a American Academy of Pediatrics divulgou um estudo bem amplo sobre os efeitos das mídias digitais (...).”, a vírgula foi utilizada para marcar inversão na posição do adjunto adverbial para o início da oração.
B) No excerto“Faltava, entretanto, comprovação científica.”, tal sinal de pontuação foi empregado para marcar a intercalação da conjunção “entretanto”.
C) Em “O uso mal administrado de smartphones ajuda a criar um ambiente de emergência permanente, transforma problemas gerenciáveis em incêndios ameaçadores e faz com que todos se sintam como bombeiros sem equipamentos (...)”, a vírgula foi utilizada para separar orações coordenadas assindéticas.
D) No excerto “(...) Jean M. Twenge, professora de psicologia na Universidade Estadual de San Diego, alertou sobre o risco de uma crise mental iminente afetando crianças e adolescentes. (...)”, as vírgulas foram empregadas para isolar um vocativo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2020 - Prefeitura de Piracicaba - SP - Provas: Professor - Educação Infantil Professor de Ensino Fundamental
Sempre acreditei que um texto, para ser “bem escrito”, deveria ser conciso, claro e verdadeiro. O problema é quando a concisão compromete a clareza. As siglas, por exemplo. Nada mais conciso do que elas. Mas serão claras? Só se você souber previamente o que significam. Um absurdo de siglas circula hoje alegremente pela língua – nem sempre identificadas entre parênteses –, o que nos obriga a piruetas mentais para saber qual é o quê. Como é impossível saber todas, a sigla é a língua estrangulada.
(Ruy Castro. A língua estrangulada. Folha de S.Paulo, 22.03.2019. Adaptado)
Para responder à questão, considere o seguinte período, escrito a partir do texto:
A falta de identificação e o emprego fora de contexto torna difícil a apreensão pelo leitor do significado de muitas siglas, razão pela qual devem ser usadas de forma criteriosa.
Em conformidade com a norma-padrão de pontuação, a seguinte expressão da passagem pode ser colocada entre duas vírgulas:
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A) falta de identificação.
B) de contexto.
C) a apreensão.
D) pelo leitor
E) usadas de forma.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Provas: Técnico de Nível Superior - Administração Técnico de Nível Superior - Astronomia Técnico de Nível Superior - Biblioteconomia Técnico de Nível Superior - Ciências Econômicas Técnico de Nível Superior - Ciências Sociais Téc
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A) Aliado a isso, as empresas do setor têm estimulado seus clientes a consumirem menos e melhor, promovendo, inclusive ações de conscientização (linhas 6 a 8).
B) Afinal, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a consumirem bebidas alcoólicas – o que é algo proibido por lei (linhas 10 e 11).
C) Na prática, a iniciativa reforça o posicionamento da empresa de que a educação é a chave para a prevenção (linhas 15 e 16).
D) A escola Professora Jandyra Reis de Oliveira, na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, é uma das agraciadas pelo projeto (linhas 34 e 35).
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A) de uma fala cuja autoria ele não identifica.
B) da citação de uma obra de sua autoria.
C) da fala literal da senhora nervosa a seu lado.
D) de menção irônica dele à fala da senhora a seu lado.
E) de transcrição indireta de uma dedução do leitor.
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A) uma vírgula fosse inserida logo após “Observa-se”.
B) a vírgula empregada após “pessoas” fosse substituída por ponto e vírgula.
C) as vírgulas empregadas após “pessoas” e após “nuclear” fossem suprimidas.
D) a vírgula empregada após “momento” fosse suprimida.
E) uma vírgula fosse inserida imediatamente após “lugares”.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional
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A) O segundo é o “capitalismo de Estado”, que confia ao governo a tarefa de estabelecer a direção da economia.
B) milhões prosperaram, à medida que empresas abriam mercados.
C) Por fim, executivos e investidores começaram a reconhecer que seu sucesso em longo prazo está intimamente ligado ao de seus clientes.
D) De início, um novo indicador de “criação de valor compartilhado” deveria incluir metas ecológicas.
E) Na verdade, esse deveria ser seu propósito definitivo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2020 - AL-AP - Assistente Legislativo - Assistente Administrativo
Novas formas de vida?
Uma forma radical de mudar as leis da vida é produzir seres completamente inorgânicos. Os exemplos mais óbvios são programas de computador e vírus de computador que podem sofrer evolução independente.
O campo da programação genética é hoje um dos mais interessantes no mundo da ciência da computação. Esta tenta emular os métodos da evolução genética. Muitos programadores sonham em criar um programa capaz de aprender e evoluir de maneira totalmente independente de seu criador. Nesse caso, o programador seria um primum mobile, um primeiro motor, mas sua criação estaria livre para evoluir em direções que nem seu criador nem qualquer outro humano jamais poderiam ter imaginado.
Um protótipo de tal programa já existe – chama-se vírus de computador. Conforme se espalha pela internet, o vírus se replica milhões e milhões de vezes, o tempo todo sendo perseguido por programas de antivírus predatórios e competindo com outros vírus por um lugar no ciberespaço. Um dia, quando o vírus se replica, um erro ocorre – uma mutação computadorizada. Talvez a mutação ocorra porque o engenheiro humano programou o vírus para, ocasionalmente, cometer erros aleatórios de replicação. Talvez a mutação se deva a um erro aleatório. Se, por acidente, o vírus modificado for melhor para escapar de programas antivírus sem perder sua capacidade de invadir outros computadores, vai se espalhar pelo ciberespaço. Com o passar do tempo, o ciberespaço estará cheio de novos vírus que ninguém produziu e que passam por uma evolução inorgânica.
Essas são criaturas vivas? Depende do que entendemos por “criaturas vivas”. Mas elas certamente foram criadas a partir de um novo processo evolutivo, completamente independente das leis e limitações da evolução orgânica.
(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens, Uma breve história da humanidade.Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 38. ed,, 2018, p. 419-420).
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A) Vista como forma radical, de evolução inorgânica, a propagação de vírus, é um fato da computação.
B) Ao falar do conceito de vida, o autor do texto, previne que seria preciso alargá-lo, tendo em vista: o que a ciência tem evoluído.
C) Pergunta-se se seria possível chamar também de vida, essas novas formas mutantes, de vírus de computador?
D) O autor do texto inteira-nos, do desenvolvimento de certos vírus, que constituem um processo que se dá, inteiramente à margem do nosso controle.
E) Não deixa de ser assustadora a possibilidade de que nós, criaturas orgânicas, sejamos capazes de, a certa altura, concorrermos para uma evolução inorgânica.