Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) - Analista Judiciário
- A. existentes nos edifícios públicos e privados.
- B. que representem entrave que dificulte ou impossibilite a expressão.
- C. existentes nos meios de transporte.
- D. existentes em espaços públicos, abertos ao público e de uso coletivo.
- E. que representem obstáculo que dificulte ou impossibilite a comunicação com terceiro.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) - Técnico Judiciário
- A. quatro por cento do total de vagas.
- B. um por cento do total de vagas.
- C. três por cento do total de vagas.
- D. dois por cento do total de vagas.
- E. dez por cento do total de vagas.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 14ª Região (TRT 14ª) - Analista Judiciário
- A. independentemente de prévia solicitação, e escolhidos pela própria instituição, que avaliará caso a caso de acordo com a necessidade dos candidatos.
- B. previamente solicitados e escolhidos por Claudio.
- C. previamente solicitados por Claudio, tendo em vista a necessidade de cada candidato portador de deficiência, mas escolhidos pela própria instituição.
- D. independentemente de prévia solicitação, mas escolhidos por Claudio, no dia da realização do processo seletivo.
- E. os quais independem de solicitação, bem como de qualquer escolha, vez que são disponibilizados de forma igualitária a todas as pessoas com deficiência.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 14ª Região (TRT 14ª) - Analista Judiciário
- A. 15.
- B. 5.
- C. 10.
- D. 3.
- E. 2.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2017 - TRT 24ª - Analista Judiciário
- A. desenho universal.
- B. tecnologia impeditiva.
- C. barreira nas comunicações e na informação.
- D. ineficiência técnica.
- E. acessibilidade.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016 - Assembléia Legislativa - MS - Agente de Polícia Legislativo
- A. Os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, vinte por cento de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível.
- B. A instalação de qualquer mobiliário urbano em área de circulação comum para pedestre que ofereça risco de acidente à pessoa com deficiência deverá ser indicada mediante sinalização tátil de alerta no piso, de acordo com as normas técnicas pertinentes.
- C. Os semáforos para pedestres instalados em vias públicas de grande circulação, ou que deem acesso aos serviços de reabilitação, devem obrigatoriamente estar equipados com mecanismo que emita sinal sonoro suave para orientação do pedestre.
- D. Os centros comerciais e os estabelecimentos congêneres devem fornecer carros e cadeiras de rodas, motorizados ou não, para o atendimento da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
- E. A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016 - TRT 20ª - Técnico Judiciário
- A. Todos os sanitários e lavatórios de uso público existentes ou a construir em parques, jardins e espaços livres públicos, deverão ser acessíveis e atender às especificações das normas técnicas da ABNT.
- B. Os centros comerciais e estabelecimentos congêneres devem fornecer carros e cadeiras de rodas, necessariamente moto rizados, para o atendimento da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
- C. Não cabe ao Poder Público implementar a formação de profissionais intérpretes em escrita braile, linguagem de sinais e guias-intérpretes para facilitar a comunicação direta à pessoa com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
- D. Em edifícios públicos, todos os acessos ao interior da edificação devem estar livres de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
- E. As regras de acessibilidade se aplicam aos edifícios públicos e de uso coletivo, mas também existem regras impostas aos edifícios de uso privado em que seja obrigatória a instalação de elevadores ou edifícios com mais de um pavimento.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016 - Não Classificadas - Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais
- C. Certo
- E. Errado
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015 - TCM/GO - Auditor de Controle Externo
- A. vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente.
- B. pelo menos dois acessos ao interior da edificação, que deverão estar livres de barreiras arquitetônicas que dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
- C. pelo menos um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
- D. locais de espetáculos, conferências e aulas deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas.
- E. locais de espetáculos, conferências e aulas deverão dispor de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive para seu acompanhante.
Legislação Especial Federal - Lei 10.098/2000 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015 - TCE/CE - Analista de Controle Externo
Segundo a Lei nº 10.098/2000, em todas as áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção. As vagas deverão ser em número equivalente a X por cento do total, garantida, no mínimo, Y vaga(s), devidamente sinalizada(s) e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes.
Os valores de X e Y correspondem, respectivamente, a
- A. 1 e 2.
- B. 2 e 1.
- C. 5 e 2.
- D. 10 e 3.
- E. 20 e 2.