Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Instituto Quadrix - 2017 - Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) - Professor Substituto
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014 - Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) - Auxiliar de Promotoria I
Considere as seguintes situações encontradas em grandes cidades como São Paulo.
I. Elevada concentração de superfícies urbanas como o asfalto, paredes de tijolo ou concreto, telhas de barro e de amianto, que absorvem calor.
II. Reduzido número de áreas verdes.
III. Concentração de edifícios, que interfere na circulação dos ventos.
IV. Poluição atmosférica provocada pelo uso de combustíveis como o petróleo.
A combinação dos fatores enumerados é responsável
- A. pelo desaparecimento dos lençóis freáticos urbanos.
- B. pelo aumento do volume de chuvas, na periferia das cidades.
- C. pela formação de ilhas de calor, nas áreas centrais das cidades.
- D. pela ocorrência de geadas em áreas urbanas, no inverno.
- E. pelo forte aquecimento da atmosfera, nas áreas periféricas das cidades.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - SEE/AL - Professor
- C. Certo
- E. Errado
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013 - Prefeitura de Uruguaiana - RS - Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental
As águas da chuva ácida caracterizam-se por apresentar grande concentração de ácidos dissolvidos, resultantes da contaminação da atmosfera por compostos de óxidos de enxofre e nitrogênio. Até a década de 1990, a chuva ácida era comum apenas nos países de industrialização clássica, todavia pesquisas realizadas atualmente apontam que o fenômeno se generalizou em escala mundial.
São consequências da chuva ácida, EXCETO:
- A.
Alteração da composição do solo e das águas.
- B.
Contaminação das lavouras.
- C.
Destruição da cobertura vegetal.
- D.
Corrosão de edifícios e monumentos históricos.
- E.
Aumento da incidência de raios solares ultravioleta.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012 - MI - Analista Técnico Administrativo
Correlacione os desastres abaixo com a classifi cação quanto à origem, assinalando a assertiva correta.
- A.
Artifi ciais: impactos de meteoritos.
- B.
Mistos: geadas.
- C.
Antropogênicos: oriundos de produtos perigosos.
- D.
Humanos: ondas de frio.
- E.
Antropogênicos: terremotos.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012 - MI - Analista Técnico Administrativo
Com relação a conceitos doutrinários relacionados com desastres, avalie as assertivas abaixo que correlacionam evento adverso, desastre, intensidade e magnitude, assinalando a opção correta.
- A.
Desastre é sinônimo de evento adverso.
- B.
A intensidade de um desastre vincula-se, entre outros, à magnitude do evento adverso.
- C.
Todo evento adverso ocasiona um desastre.
- D.
O sistema receptor (cenário do desastre) não contribui para a intensidade do desastre.
- E.
Os eventos adversos são quantifi cados em termos de intensidade.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012 - MI - Analista Técnico Administrativo
Analise as assertivas abaixo, identifi cando o conceito de vulnerabilidade (V) com o de “intensidade do dano (ID)” e “magnitude da ameaça (MA)”.
- A.
V = ID + MA
- B.
V = ID X MA
- C.
V = ID X Log (MA)
- D.
V = ID / MA
- E.
V = ID - MA
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012 - MI - Analista Técnico Administrativo
Com relação aos dois níveis de prioridade em que são avaliados os danos materiais, assinale a assertiva correta.
- A.
Prioridade I : instalações particulares de saúde.
- B.
Prioridade II : instalações particulares de ensino.
- C.
Prioridade II : instalações comunitárias.
- D.
Prioridade I : instalações rurais.
- E.
Prioridade I : instalações industriais.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012 - IFRN - Geógrafo
A gravidade dos problemas ambientais tem gerado críticas ao modelo consumista de desenvolvimento e, desde 1972, quando se realizou a Conferência de Estocolmo, observam-se inúmeras tentativas de se produzir uma base metodológica para servir de referência aos estudos ambientais. Na atualidade, Luis Enrique Sánchez tem grande influência na concepção e nos procedimentos da avaliação de impacto ambiental. Na perspectiva desse autor, pode-se afirmar que
- A.
o Plano de Gestão Ambiental é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto além de ser uma ferramenta importante para minimizar os impactos ambientais.
- B.
o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, uma vez que ele trata do processo de exame das futuras consequências das alterações de uma ação nos processos e qualidade ambiental.
- C.
o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o documento mais importante na avaliação de um impacto ambiental, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto e a base para as negociações entre as partes envolvidas no processo.
- D.
o Licenciamento Ambiental é o instrumento mais importante da Política Nacional do Meio Ambiente, uma vez que se refere a uma licença de operação de projetos de sobrecarga.
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - SAEB/BA - Especialista em Meio Ambiente
Em relação aos poluentes do ar, assinale a opção correta.
- A.
O aerossol de ácido sulfúrico é considerado o principal fator que contribui para a chuva ácida, danificando obras civis e monumentos ao ar livre por meio da dissolução do calcário (CaCO3) e acelerando os processos de corrosão de ferro.
- B.
Os danos causados pelo ozônio gerado pelo smog fotoquímico decorrem do fato do ozônio ser um forte agente redutor e aceptor de átomos de hidrogênio, reagindo bem com moléculas orgânicas que contem ligações duplas.
- C.
O dióxido de enxofre é liberado na atmosfera por meio da reação do aerossol de ácido sulfúrico com o oxigênio.
- D.
O acetaldeído, produzido em quantidades significativas a partir da queima de combustíveis fósseis, constitui um dos poluentes de maior preocupação do ponto de vista de saúde pública.