Filosofia - Filosofia - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2018 - Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) - Professor de Educação Básica
Leia o texto a seguir:
“Aqui está um livro de boa-fé, leitor. Ele te adverte, desde o início, que não me propus outro fim além do doméstico e privado. Nele não tive nenhuma consideração por servir-te nem por minha glória: mi-nhas forças não são capazes de tal desígnio. Dediquei-o ao uso particular de meus parentes e amigos, a fim de que, tendo-me perdido, possam aqui encontrar alguns traços de minhas atitudes e humores, e que por esse meio nutram, mais completo e mais vivo, o conhecimento que têm de mim. Se fosse para buscar os favores do mundo, teria me enfeitado de belezas emprestadas. Quero que me vejam aqui em meu modo simples, natural e corrente, sem pose nem artifício: pois é a mim que retrato” (MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 37. Adaptado). Montaigne representa o ceticismo humanista do Renascimento.
No trecho acima dos Ensaios, isso fica claro porque ele relata
- A. as suas verdades pessoais, as únicas que devem valer para todo o mundo.
- B. as suas vivências pelo mundo, para que sua família se lembre dele.
- C. as verdades do mundo, que são comuns a todos seres racionais.
- D. os seus pensamentos pessoais, sem nenhuma pretensão de verdade universal.
- E. os seus raciocínios, tentando convencer os outros da verdade deles.
Filosofia - Filosofia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Polícia Militar - SP (PM/SP) - Aluno Oficial
- A. podem ser consideradas verdadeiras se são defendidas por uma autoridade política ou religiosa.
- B. devem ser submetidas a uma verificação exaustiva antes de serem consideradas verdadeiras ou falsas.
- C. devem ser consideradas falsas por princípio se forem repetidas por uma maioria que as defende.
- D. podem ser logicamente consideradas verdadeiras e falsas ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto.
- E. devem ser aceitas como verdadeiras caso seja impossível verificar ou justificar suas conclusões.
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Leia o texto a seguir:
“Muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar; e um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus” (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 69. Adaptado).
O trecho acima se refere ao esforço de Maquiavel em conceber a política como autônoma em relação à ética. Ele consegue isso distinguindo entre
- A. a monarquia, com a política astuciosa dos príncipes, e a república, com os valores éticos da democracia.
- B. a preservação de si mesmo com seus valores cristãos e a falsa profissão de bondade real.
- C. a virtú, força viril dos políticos guerreiros, e a fortuna, a benção divina sobre o governante.
- D. o como se vive, a política como verdade efetiva, e o como se deveria viver, as utopias éticas.
- E. os homens maus, a política como maquiavelismo, e os homens bons, as virtudes cristãs.
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A obra Os retirantes foi pintada em 1944 pelo renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Em seu estilo próprio, misturando componentes surrealistas e figurativos, Portinari retrata a população excluída na busca por melhores condições de vida e trabalho. A obra certamente é impactante, mas será que é bela?
Levando em conta os estudos filosóficos sobre o conceito de belo, assinale a alternativa correta.
- A. A beleza de uma obra de arte depende da beleza do modelo que a obra retrata.
- B. O conceito de beleza é comum a todas as civilizações desde a antiguidade clássica.
- C. A beleza é uma qualidade complexa cuja atribuição pode provocar controvérsias.
- D. A distinção entre o belo e o feio depende da simetria entre os conteúdos da obra de arte.
- E. O belo e o feio são facilmente reconhecidos por especialistas em Filosofia da Arte.
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Leia o texto a seguir:
“Um aspecto importante da filosofia de Santo Tomás de Aquino são suas provas da existência de Deus. Em seu livro, a Suma teológica, ele propõe as seguintes cinco vias como provas: o primeiro motor, a causa eficiente, a distinção entre ser necessário e ser contingente, os graus de perfeição e a finalidade do ser” (COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 246. Adaptado).
Com exceção da quarta prova, os graus de perfeição, todas as outras provas compartilham de uma mesma ideia básica, que é a seguinte:
- A. A ideia de causalidade: se existe o efeito (o mundo), então existe a causa (Deus).
- B. A ideia de lógica: se um ser perfeito (Deus) não existisse, então Ele não seria perfeito.
- C. A ideia de perfeição: se o mundo é imperfeito, só o ser perfeito (Deus) pode ter essa ideia.
- D. A ideia de racionalidade: se o mundo é ordenado, então uma razão (Deus) o ordenou.
- E. A ideia de revelação: se a existência do mundo é um mistério, então Deus é a revelação.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.
Um dos elementos fundamentais na constituição da experiência religiosa é a hierofania.- C. Certo
- E. Errado
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Leia o texto a seguir:
“Heráclito dizia que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio. Já Parmênides dizia que seria contraditório bus-car a essência naquilo que está sempre mudando. O ser é e o não ser não é” (COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 209-210. Adaptado).
De acordo com o texto acima, Heráclito se contrapõe a Parmênides, porque ele defende
- A. a constante criação divina de seres a partir do nada, enquanto Parmênides não aceita a partici-pação do divino no cosmos.
- B. a inexistência do ser como princípio metafísico do cosmos, enquanto Parmênides defende a existência do ser.
- C. o movimento constante entre opostos como princípio metafísico do cosmos, enquanto Parmêni-des defende a permanência da essência.
- D. que a fluidez do cosmos prova que o nada não pode existir, enquanto Parmênides defende a existência do nada.
- E. que os rios gregos estão sempre mudando de curso, enquanto Parmênides aceita a possibilidade de mapas geográficos precisos.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.
Na experiência religiosa, o espaço e o tempo são essencialmente homogêneos.- C. Certo
- E. Errado
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Conforme o trecho acima, Descartes, com o argumento do “penso, logo existo”, busca alcançar
- A. um fundamento hiperbólico para o espírito científico.
- B. um fundamento indubitável para o conhecimento.
- C. uma confirmação segura da hipótese dos céticos.
- D. uma prova indubitável da existência individual ou de indivíduos.
- E. uma prova inquestionável da existência do corpo.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.
Em sua afirmação de que “tudo é ar” e nas explicações que se seguiram, Anaxímenes introduziu a importante noção de “processo de transformação”.- C. Certo
- E. Errado