Engenharia de Tráfego - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016 - MPE/SP - Analista Técnico e Científico
Observe a figura a seguir.
Cor do sinal: orla interna e mensagem pretas, orla externa e fundo amarelos.
Quanto à sinalização proposta na figura, é correto afirmar que
- A. serve para advertir sobre uma situação inesperada ou perigosa à frente.
- B. é um sinal de advertência ao qual deve sempre ser acrescentada mensagem complementar indicando o motivo desta informação, tais como obras ou escola.
- C. não é um sinal de advertência previsto no Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro.
- D. para situações de obras, deve apresentar fundo e orla externa laranja.
- E. só deve ser utilizada quando não houver outro sinal que a substitua.
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Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- A. duzentos metros … um quilômetro
- B. quinhentos metros … dois quilômetros
- C. duzentos metros … quatro quilômetros
- D. trezentos metros … dois quilômetros
- E. um quilômetro … cinco quilômetros
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Ao avaliar um cruzamento, ilustrado na imagem a seguir, o técnico decidiu dar preferência de passagem a uma das vias, obrigando o condutor da via A a parar antes de cruzar.
Assinale a alternativa que contém a sinalização de regulamentação a ser implantada nas aproximações da via A.
- A. Sinal R-1 – “Parada Obrigatória”.
- B. Legenda “Pare” inscrita no solo.
- C. Sinalização semafórica de advertência intermitente ou piscante alternado.
- D. Sinal R-2 – “Dê a Preferência”.
- E. Símbolo “Dê a Preferência” inscrito no solo.
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- A. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia; curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; vias arteriais e rodovias.
- B. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia; curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; vias com linha regular de ônibus.
- C. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia; curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; ausência de iluminação pública ou específica.
- D. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia, pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; vias arteriais e rodovias.
- E. Curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; ausência de iluminação pública ou específica, vias arteriais e rodovias.
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Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- A. rodovia … parada … pedestres e bicicletas
- B. rodovia ou via de trânsito rápido … parada … pedestres e bicicletas
- C. via … parada ou estacionamento … bicicletas
- D. via … circulação ou estacionamento … pedestres e bicicletas
- E. via … parada ou estacionamento … pedestres e bicicletas
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Observe as imagens a seguir.
Para advertir do início de uma faixa com circulação exclusiva de ônibus, deve ser utilizado o
- A. Sinal A, apenas.
- B. Sinal B.
- C. Sinal C, apenas.
- D. Sinal D.
- E. Sinal A e C.
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A rua A, a partir do cruzamento com a rua B, passa a ter duplo sentido de circulação, conforme ilustrado a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta a sinalização obrigatória que deve ser colocada para regulamentar esta situação.
- A. Linha contínua dupla amarela na aproximação da rua A, no trecho com duplo sentido de circulação, apenas.
- B. Sinal R-28 – “Duplo sentido de circulação”, na esquina posterior da Rua A, apenas.
- C. Sinal R-28 – “Duplo sentido de circulação”, na esquina posterior da Rua A, e sinal A-25 – “Mão dupla adiante”, na aproximação da esquina anterior da Rua A.
- D. Linha contínua dupla amarela, na aproximação da Rua A, no trecho com duplo sentido de circulação e sinal A-25 – “Mão dupla adiante”, na aproximação da esquina anterior da Rua A.
- E. Linha contínua dupla amarela, na aproximação da rua A, no trecho com duplo sentido de circulação, e Sinal R-28 – “Duplo sentido de circulação”, na esquina anterior da Rua A.
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- A. transversal à via.
- B. junto à marca de canalização.
- C. junto a ou sobre linha contínua branca ou amarela, de forma descontínua.
- D. junto à linha de bordo.
- E. junto a ou sobre linha contínua branca ou amarela, em rodovia.
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Leia as situações a seguir.
Situação I: entre a marca viária/inscrição e o pavimento;
Situação II: entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido.
Conforme dispõe o Anexo II do CTB, as cores utilizadas para proporcionar contraste nas situações I e II devem ser, respectivamente,
- A. azul e vermelha.
- B. verde e vermelha.
- C. preta e verde.
- D. preta e vermelha.
- E. vermelha e vermelha.
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- A. veículo de portador de deficiência física, veículo de idoso, operação de carga e descarga, ambulância e viatura policial.
- B. veículo de portador de deficiência física, operação de carga e descarga, ambulância e viatura policial.
- C. veículo de portador de deficiência física, veículo de idoso e ambulância.
- D. veículo de portador de deficiência física, veículo de idoso, veículo escolar, ambulância e viatura policial.
- E. veículo de idoso, veículo escolar, ambulância e operação de carga e descarga.