Engenharia de Tráfego - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016 - MPE/SP - Analista Técnico e Científico
- A. Linha contínua amarela, linha contínua branca, faixa de travessia de pedestres, marcação de cruzamento rodocicloviário, marca de canalização e sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo.
- B. Linha contínua amarela, linha contínua branca, faixa de travessia de pedestres, marcação de cruzamento rodocicloviário, marca de canalização, sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo, legenda “Pare” e símbolo “Dê a preferência”.
- C. Linha contínua amarela, linha contínua branca, faixa de travessia de pedestres, marcação de cruzamento rodocicloviário, marca de canalização, sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo e linha de retenção.
- D. Linha contínua amarela, faixa de travessia de pedestres, marcação de cruzamento rodocicloviário, marca de canalização, sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo e linha de retenção.
- E. Linha contínua amarela, linha contínua branca, faixa de travessia de pedestres, marcação de cruzamento rodocicloviário, marca de canalização, sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo, legenda Pare, símbolo “Dê a preferência”, linha de retenção e marcação de área de conflito.
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- A. Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito.
- B. Coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas.
- C. Vistoriar, inspecionar quanto às condições de segurança veicular, registrar, emplacar, selar a placa, e licenciar veículos.
- D. Integrar-se a outros órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para fins de arrecadação e compensação de multas impostas na área de sua competência, com vistas à unificação do licenciamento, à simplificação e à celeridade das transferências de veículos e de prontuários de condutores de uma para outra unidade da Federação.
- E. Fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio às ações específicas de órgão ambiental local, quando solicitado.
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- A. as contagens classificatória e global.
- B. as contagens classificatória e direcional.
- C. somente a contagem classificatória.
- D. somente a contagem global.
- E. somente a contagem direcional.
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- A. As características físicas e operacionais dos veículos que farão uso da interseção a ser projetada não influenciam no desenvolvimento do projeto.
- B. A consideração conjunta da velocidade do veículo, do raio mínimo da curva e da superelevação inclui obrigatoriamente o valor máximo do coeficiente de atrito transversal desenvolvido entre pneu e pista e o valor mínimo admissível da superelevação.
- C. Nos movimentos divergentes, é preciso regular o direito de passagem dos veículos que divergem, proporcionando distância de entrelaçamento que permita a ocorrência de intervalos adequados para o veículo se inserir na corrente de tráfego.
- D. A distância de visibilidade de parada é a que permite ao motorista, cuja vista se acha à altura de 1,10 m da pista, parar o veículo antes de alcançar um obstáculo com 0,50 m de altura.
- E. Onde não existir interseção deverá ser realizada pesquisa OD complementada por contagem de volumes em locais que cubram as alternativas das futuras correntes de tráfego da interseção.
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- A. A implantação da sinalização semafórica na abordagem veicular visa, principalmente, propiciar segurança e fluidez ao fluxo da via secundária.
- B. Para a inclusão de uma interseção semaforizada em via operando com semáforos em rede, a adoção do tempo de ciclo da rede somente deve ser considerada se pelo menos uma das interseções adjacentes estiver a menos de 300 m da interseção em estudo.
- C. O controle semafórico operado em tempo fixo é eficiente para o controle em períodos do dia ou locais em que o volume de tráfego sofre muitas variações.
- D. Sistemas semafóricos que operam em modo local tem custos de implantação e manutenção mais elevados que sistemas operando em modo centralizado.
- E. No caso de travessia de pedestre, tecnicamente justificada, em meio de quadra, o sistema de controle semafórico autuado é contraindicado.
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A figura a seguir representa um gabarito de raio mínimo para um veículo de projeto com máquina tratora e reboque.
A área necessária para atender ao deslocamento do veículo está compreendida entre a trajetória descrita pelo
- A. bordo externo do balanço dianteiro e bordo interno do balanço traseiro do veículo.
- B. centro do eixo dianteiro e centro do eixo traseiro do veículo.
- C. bordo externo do eixo dianteiro e extremo interno do eixo traseiro do veículo.
- D. bordo externo do balanço dianteiro e extremo interno do eixo traseiro do veículo.
- E. centro do eixo dianteiro e extremo interno do eixo traseiro do veículo.
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As distâncias básicas de visibilidade que devem ser consideradas no projeto de uma via são as distâncias de visibilidade de parada, as de tomada de decisão, as de ultrapassagem e aquelas a serem respeitadas nas interseções e são determinadas através da fórmula geral:
A velocidade a ser utilizada nos cálculos é a velocidade
- A. média.
- B. matriz.
- C. instantânea.
- D. pontual.
- E. de operação.
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- A. planimétrico.
- B. altimétrico.
- C. planimétrico cadastral.
- D. planialtimétrico.
- E. planialtimétrico cadastral.
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- A. trincamento e desgaste.
- B. afundamento de trilha de roda e panela.
- C. afundamento de trilha de roda e trincamento.
- D. panela e desgaste.
- E. panela e trincamento.
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Os itens I e II são características de níveis de serviços para vias urbanas.
I. Nível de serviço em que ocorre a queda de velocidade média devido aos atrasos e conflitos entre veículos nas interseções, porém com 70% da velocidade de fluxo livre e onde os motoristas não sofrem incômodos operacionais.
II. Nível de serviço aproximando-se no fluxo instável. Velocidade média cai para 40% da velocidade de fluxo livre. Atrasos nas interseções tornam-se grandes.
Assinale a alternativa que corresponde à caracterização dos níveis de serviço dos itens I e II respectivamente.
- A. B e D.
- B. D e C.
- C. C e E.
- D. A e C.
- E. B e E.