Questões de Economia da FCC

O denominado índice de Basileia é
  • A. meio de controle e mensuração do endividamento de um país, em nível regional ou nacional, o qual permite às entidades internacionais estabelecer parâmetros para a concessão de empréstimos de médio e de longo prazo.
  • B. uma relação de natureza econômico-financeira que se estabelece entre o fluxo de entradas e de saídas de recursos em moeda estrangeira, dentro de um determinado período, nunca inferior a 3 meses nem superior a 12 meses, e que tem por finalidade monitorar as taxas cambiais de países tomadores de recursos internacionais.
  • C. um indicador utilizado no setor bancário que estabelece uma relação entre o capital e os ativos da instituição financeira, ponderados pelos seus riscos, com o objetivo de criar exigências mínimas de capital para instituições financeiras como forma de fazer face ao risco de crédito.
  • D. instrumento de controle inflacionário, por meio do qual se estabelece a relação entre a produção de riquezas de um país, em um determinado período, e a quantidade de moeda que ele pode emitir, neste mesmo período, sendo recomendável que esta relação não exceda a 11%, sempre que a média anual de inflação for de até 1,8%.
  • E. o percentual máximo tolerado de endividamento de um país, em moeda estrangeira, estabelecido a partir da quantidade efetiva de moeda estrangeira mantida em espécie nas instituições financeira do país e o montante da dívida externa desse país.
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O teorema de Coase
  • A. refere-se à obtenção da eficiência econômica por meio da regulamentação governamental impositora de permissões trans- feríveis.
  • B. envolve negociação entre agentes privados, em que um deles cede parte de seus lucros para a obtenção de um ganho social maior.
  • C. nomeia uma solução subótima, uma vez que não proporciona resultado econômico eficiente.
  • D. aplica-se a negociações entre particulares, sem custos para as partes envolvidas.
  • E. propõe soluções negociadas para situações em concorrência perfeita, em que o direito de propriedade não está bem especificado.
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No escopo da Teoria Microeconômica, o conceito de “carona”
  • A. não se aplica aos casos de oferta de bens públicos.
  • B. ilustra um produtor ou consumidor que não paga por um bem não exclusivo na expectativa de que outros o façam.
  • C. aplica-se, exclusivamente, ao comportamento dos consumidores.
  • D. denota o comportamento de um produtor ou consumidor que não paga por um bem exclusivo e rival, amparado pelo comportamento dos demais agentes.
  • E. é sempre observado em programas de vacinação em massa, de controle de poluição e de varrição de vias públicas.
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No modelo IS-LM, a situação caracterizada por uma baixa sensibilidade-juros do investimento indica
  • A. uma curva IS mais próxima da vertical.
  • B. uma curva LM mais próxima da horizontal.
  • C. uma alta eficácia da política monetária.
  • D. a existência da armadilha da liquidez.
  • E. a impossibilidade de equilíbrio entre os mercados real e monetário.
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Considere os valores a seguir, apresentados pelo IBGE, relacionados às contas nacionais de 2017 do Brasil:

A Renda nacional disponível bruta do ano foi, em R$ bilhões,

  • A. 7.530
  • B. 5.354
  • C. 6.567
  • D. 5.362
  • E. 6.446
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O excedente do consumidor
  • A. agregado é calculado pela diferença entre o preço que um consumidor estaria disposto a pagar por uma mercadoria e o preço que realmente paga.
  • B. só pode ser medido em unidades monetárias sob a premissa de que a utilidade marginal do consumidor, associada aos aumentos de renda, permanece constante dentro da faixa de renda em questão.
  • C. está sujeito ao impacto das externalidades de rede positivas, mas não ao das negativas.
  • D. está sujeito ao efeito cumulativo do consumo, as chamadas externalidades de rede negativas.
  • E. varia em proporção inversa à raridade de um bem, fenômeno que denomina-se externalidade de rede positiva.
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Um imposto constitui um peso-morto porque afeta as decisões de compradores e vendedores. O imposto aumenta o preço pago pelos compradores que passam a consumir menos. Ao mesmo tempo, o imposto reduz o preço recebido pelos vendedores, que passam a produzir menos. Devido a essas alterações do comportamento, o tamanho do mercado cai para baixo do nível ótimo. Em vista disso, conclui-se que
  • A. quanto maiores forem as elasticidades da oferta e da demanda, maior será o peso morto de um imposto.
  • B. o peso-morto de um imposto é a área do triângulo situado entre a curva da demanda e a linha que representa o preço de equilíbrio.
  • C. subsídios não geram peso-morto.
  • D. peso-morto é um termo utilizado para designar uma situação em que o mercado se encontra no seu ótimo de Pareto.
  • E. à medida que se aumentam as alíquotas de um imposto sobre as vendas, o peso-morto do produtor diminui.
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O conceito de Equilíbrio de Nash (NASH, John F. Theory of Games and Economic Behavior, 1944) na teoria dos jogos
  • A. se trata de teoria de comportamento econômico, sem qualquer relevância para o estudo da mediação em demandas judiciais.
  • B. tem como principal elemento a competição entre os envolvidos na disputa, de modo que deve prevalecer quem tem maior mérito.
  • C. é absolutamente incompatível com os escopos e finalidades da mediação como instrumento de autocomposição.
  • D. tem por finalidade assegurar a absoluta igualdade entre as partes envolvidas em um litígio judicial.
  • E. é compatível com a cooperação, pois combinando estratégias entre os jogadores alcança-se um melhor resultado, individual e coletivamente.
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O princípio da transparência fiscal
  • A. pressupõe que o ônus tributário recaia progressivamente sobre as faixas de renda dos contribuintes.
  • B. implica tratar igualmente a todos.
  • C. pressupõe que ônus tributário seja repartido igualmente entre os indivíduos.
  • D. impõe que a atividade fiscal deve desenvolver-se com clareza, abertura e simplicidade.
  • E. estabelece que o sistema tributário deve ser de fácil compreensão e de fácil arrecadação para o governo.
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Em uma economia fechada e sem governo, o multiplicador keynesiano
  • A. atinge seu máximo quando a propensão a poupar é igual à propensão a consumir.
  • B. aumenta quando a propensão a consumir diminui.
  • C. depende da propensão a consumir, mas não depende da propensão a poupar.
  • D. difere do multiplicador keynesiano em uma economia com governo.
  • E. não sofre alteração se houver abertura da economia.
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