Direito Processual Tributário - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011 - FINEP - Analista
Com relação ao conteúdo da Súmula 369, que alude à estabilidade provisória de dirigente sindical, o Tribunal Superior do Trabalho adotou recentemente nova redação esclarecendo os quantitativos de representantes estáveis.
Isso se justifica em virtude de o
- A.
TST adotar o entendimento de que o art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, limitando, assim, a estabilidade a que alude o artigo 543, § 3o, da CLT, a sete dirigentes sindicais e igual número de suplentes.
- B.
TST adotar o entendimento de que o art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, limitando, assim, a estabilidade a que alude o artigo 543, § 3o, da CLT, a sete dirigentes sindicais suplentes.
- C.
TST fundamentar seu entendimento quanto à estabilidade de representantes sindicais com fulcro no artigo 543, § 2o, da CLT.
- D.
TST fundamentar seu entendimento quanto à estabilidade de representantes sindicais com fulcro no artigo 543, § 1o, da CLT.
- E.
entendimento do TST basear-se no art. 522 da CLT, que limita a sete o número de dirigentes sindicais, considerados somente os titulares, sendo recepcionado pela Constituição Federal de 1988.
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011 - Petrobras - Advogado (Júnior)
Em matéria tributária, a prescrição que flui contra a Fazenda Pública
- A.
é interrompida quando do despacho do juiz que determina a citação do executado nos autos do processo de execução fiscal.
- B.
é interrompida quando ocorre a citação pessoal do executado.
- C.
é interrompida quando ocorre a citação por hora certa do executado.
- D.
é suspensa quando ocorre a citação pessoal do executado.
- E.
não é interrompida nem é suspensa nos autos do processo de execução fiscal.
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010 - TJMS/MS - Juíz Estadual (Juíz Substituto)
Sobre as ações de iniciativa do contribuinte, é correto afirmar que
- A.
o mandado de segurança em matéria tributária só pode ser preventivo, pois se já houver crédito tributário a defesa se fará em sede de embargos à execução.
- B.
ao questionar judicialmente o valor do crédito tributário devidamente constituído, o Poder Judiciário só pode anular o mesmo, não lhe sendo admitida a reforma.
- C.
o prazo para propositura da ação para repetição do indébito tributário é de dez anos, ou seja, de cinco anos para a constituição do crédito por homologação e de mais cinco anos para a ação propriamente dita.
- D.
cabe consignação em pagamento extrajudicial, com depósito da quantia que o contribuinte entende devida em conta a ser aberta em favor do Fisco, em estabelecimento bancário oficial, como forma de extinção do crédito tributário.
- E.
o prazo para propositura dos embargos à execução fiscal é de quinze dias, a contar da data da intimação da penhora, ao passo que o prazo nomeação de bens a penhora é de três dias.
Direito Processual Tributário - Geral - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2010 - Prefeitura de Camaçari - BA - Procurador Municipal
Em se tratando de Litisconsórcio, assinale a alternativa correta.
- A.
Quando os litisconsortes tiverem procuradores diferentes, ser-lhes-ão contados em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer.
- B.
Segundo Súmula do STF, não se conta em dobro o prazo para recorrer, quando só um dos litisconsortes haja sucumbido.
- C.
No litisconsórcio unitário, a conduta alternativa de um dos litisconsortes não beneficia os demais.
- D.
O litisconsórcio por afinidade pode ser simples ou unitário.
- E.
Poderá o juiz limitar o litisconsórcio facultativo apenas quanto ao número de litigantes, somente nos casos em que haja comprometimento à rápida solução do litígio.
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010 - Prefeitura de Teresina - PI - Procurador Municipal
Sobre o processo judicial tributário é correto afirmar que
- A.
o executado na execução fiscal deve ser citado para, no prazo de três dias, pagar ou oferecer bens à penhora.
- B.
a execução fiscal deve ser proposta no prazo prescricional cujo lapso de cinco anos deve ocorrer entre a constituição definitiva do crédito tributário e o despacho do juiz que ordena a citação.
- C.
a ação para repetição do indébito deve ser proposta no prazo de cinco anos, contados a partir da extinção do crédito tributário que só ocorre, nos tributos com autolançamento, com a homologação expressa ou tácita.
- D.
a ação declaratória tem por objetivo a exclusão do crédito tributário já constituído, sendo de iniciativa do sujeito passivo.
- E.
a ação anulatória de débito fiscal admite concessão de liminar para suspender a exigibilidade da obrigação tributária até decisão final, quando a mesma será anulada se julgado procedente o pedido anulatório.
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010 - PGE/SC - Procurador
De acordo com a legislação relativa ao imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), é correto afirmar:
- A.
A alíquota do imposto é 2% (dois por cento) para veículos terrestres de três rodas.
- B.
O imposto será devido anualmente e recolhido nos prazos fixados em regulamento, sendo proibido ao contribuinte liquidar seu débito de modo antecipado.
- C.
O recolhimento do imposto fora do prazo regulamentar será efetuado com o acréscimo de multa, calculada sobre o valor corrigido do imposto, na proporção de 50% (cinquenta por cento), no caso de exigência de ofício.
- D.
Considera-se ocorrido o fato gerador na data da aquisição, em relação a veículos importados.
- E.
O adquirinte de veículo automotor não é responsável pelo pagamento do imposto e demais acréscimos legais quanto aos débitos do proprietário anterior.
Direito Processual Tributário - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência
Com base em disposições da legislação e da normatização tributárias, julgue os itens a seguir.
Os valores dos tributos retidos dos contribuintes que prestarem serviços à administração federal são devidos, exclusivamente, na fonte, não podendo ser compensados com os demais valores devidos na apuração dos respectivos tributos.
- C. Certo
- E. Errado
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009 - TCE/GO - Analista de Controle Externo
Previsto expressamente na Constituição Federal como sendo um princípio direcionado aos impostos para que, sempre que possível, tenham caráter pessoal e atendam às condições econômicas do contribuinte, corresponde ao princípio da
- A.
isonomia.
- B.
pessoalidade.
- C.
capacidade contributiva.
- D.
dignidade da pessoa humana.
- E.
progressividade.
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009 - TCE/GO - Analista de Controle Externo
A renúncia de receita vem disciplinada na Lei de Responsabilidade Fiscal. É INCORRETO afirmar que a renúncia de receita
- A.
recai também sobre a redução de alíquotas e base de cálculo que implique redução discriminada de tributos, especialmente sobre impostos de importação, exportação e sobre produtos industrializados.
- B.
pressupõe estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, dentre outros requisitos.
- C.
engloba, dentre outras formas, a anistia e a remissão.
- D.
não impede o cancelamento do débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.
- E.
precisa estar acompanhada de demonstração de que a receita foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária e que não afetará metas de resultado ou estar acompanhada de medidas de compensação.
Direito Processual Tributário - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009 - TCE/GO - Analista de Controle Externo
Dentro da técnica de realização da despesa pública, considera-se empenho
- A.
a verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
- B.
o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
- C.
a verificação do direito do credor e a reserva do valor dentro da dotação orçamentária da previsão da receita no orçamento.
- D.
o documento que indica o nome do credor, a representação da importância da despesa e a dedução desta do saldo da dotação orçamentária.
- E.
o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.