Questões sobre Jornalismo

Os assuntos jornalísticos que necessariamente não se encaixam nas editorias tradicionais, como economia, esportes ou política, mas que causam grande interesse aos leitores são nomeados como
  • A. box.
  • B. olho.
  • C. fait-divers.
  • D. suíte.
  • E. nota.
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Um press release necessita

I. ser redigido como matéria jornalística.

II. conter o maior número de páginas possíveis.

III. trazer em destaque datas e locais do que é divulgado.

IV. mostrar clareza e concisão textual.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.
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Analise as asserções abaixo sobre uma tendência do jornalismo e a relação proposta entre elas.

I . Uma tendência no âmbito do jornalismo contemporâneo é a emergência do cidadão-repórter (ou o jornalismo cidadão ou participativo).

PORQUE

II . Esta nova prática do jornalismo participativo é diretamente influenciada pelo aparelhamento tecnológico da sociedade que, principalmente, através da Internet, possibilita às pessoas produzirem informações e conteúdos multimídia e os distribuírem, em diversos formatos.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que

  • A. a primeira é falsa e a segunda, verdadeira.
  • B. a primeira é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C. as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D. as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
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É correto afirmar que a distinção entre informação e opinião, entre o que é “fato” e o que é “comentário” que os valores jornalísticos clássicos propõem favorece a construção de uma imagem do jornalismo como
  • A. dicotomia irreal.
  • B. aparelho redutor.
  • C. espelho da realidade.
  • D. disseminação coletiva.
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Analise as asserções abaixo sobre o jornalismo e a relação proposta entre elas.

I . O jornalismo não é igual em toda a parte.

PORQUE

II . Há a considerar que no mundo existem vários conceitos de jornalismo, que possuem uma natureza simultaneamente social, ideológica e cultural.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que

  • A. a primeira é falsa e a segunda, verdadeira.
  • B. a primeira é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C. as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D. as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
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Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre os critérios de noticiabilidade no jornalismo.

( ) A noticiabilidade é o conjunto de elementos através dos quais o órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos, dentre os quais selecionará as notícias.

( ) Os critérios de noticiabilidade são rígidos e universais, muda m ao longo do tempo e têm diversas naturezas.

( ) Os critérios de valor-notícia revelam-se heterogêneos no seio d a cultura profissional jornalística transnacional.

( ) A seleção de notícias com base em critérios de noticiabilidade torna tendencialmente repetitivo o conteúdo dos meios de comunicação social.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A. (F); (F); (V); (V).
  • B. (V); (F); (F); (V).
  • C. (F); (V); (V); (F).
  • D. (V); (V); (F); (F).
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Leia atentamente o seguinte trecho do texto “Recordando a Guerra Civil”, do escritor inglês George Orwell (1903-1950), extraído do livro “Lutando na Espanha” (Globo, 2006), no qual o autor se refere à Guerra Civil Espanhola e à suposta presença de um exército russo naquele país: “Esse tipo de coisa é aterrorizante para mim, porque sempre me dá a sensação de que o próprio conceito de verdade objetiva está desaparecendo do mundo. Afinal, há possibilidades de que essas mentiras, ou em todo caso mentiras semelhantes, passem para a história. Como a história da guerra civil espanhola será escrita? Se Franco continuar no poder, pessoas nomeadas por ele escreverão os livros de história e (para ser fiel ao exemplo escolhido) aquele exército russo que nunca existiu se tornará um fato histórico e gerações de estudantes aprenderão sobre ele, a partir daí. Mas suponha que o fascismo seja finalmente derrotado e algum tipo de governo democrático se restabeleça na Espanha num futuro razoavelmente próximo; mesmo então, como é que a história da guerra será escrita? Que tipo de arquivo Franco deixará para trás? Suponha até mesmo que os arquivos mantidos pelo governo atual sejam recuperáveis — mesmo assim, como uma história verdadeira da guerra será escrita? Pois, como já sublinhei, o governo também lidava amplamente com mentiras. Do ângulo antifascista, seria possível escrever uma história verdadeira da guerra em termos gerais, mas seria uma história parcial, em cujos pontos secundários não se pode confiar. Ainda assim, no final das contas, algum tipo de história será escrito e, depois que aqueles que de fato se lembrarem da guerra estiverem mortos, será universalmente aceita. Então, para todos os efeitos práticos, a mentira terá se tornado verdade (...). Estou disposto a acreditar que a história é, em sua maior parte, incorreta e tendenciosa, mas o que é peculiar a nossa época é o abandono da ideia de que a história pudesse ser escrita com base na verdade ” (grifos no original).

Considerando o que se pode deduzir a partir da leitura desse trecho, analise as seguintes proposições:

I. Os pseudoacontecimentos (pseudoevents), conforme descritos e previstos pelo historiador norte-americano Daniel Boorstin na metade do século XX, têm sua origem durante o advento da Guerra Civil Espanhola com as ações promovidas pelo general Francisco Franco.

II. A pós-verdade retratada caracteriza certas situações bélicas, como a Guerra no Iraque em 2003, promovida pelo presidente George Bush e pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair, dada a posterior confirmação da inexistência de armas nucleares naquele país.

III. O agendamento da opinião pública, conforme hipótese sugerida e estudada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970, foi um fato potencializado pelos meios de comunicação de massa e pelos historiadores ibéricos durante a Guerra Civil Espanhola.

IV. O desenvolvimento da infografia como recurso de visualização em jornais espanhóis como “El Mundo” e “El País”, no começo dos anos 1990, quando da cobertura da Guerra do Golfo, é fruto direto dos acontecimentos retratados no trecho acima, já que se dão no mesmo período histórico e no mesmo país.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. II.
  • D. III.
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No livro “Jornalismo Público” (Unesp, 2011), Danilo Rothberg discute alguns aspectos da cultura profissional do jornalista que devem ser avaliados, e um deles é o framing, cuja noção pode ser adequadamente definida como
  • A. posicionamento ideológico-partidário de um veículo.
  • B. criação de esquemas de percepção da realidade.
  • C. construção da opinião pública pelos meios de comunicação.
  • D. agendamento temático de determinadas informações.
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Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue os itens a seguir. A objetividade jornalística pode ser tanto a expressão sintética do fato como o resumo da complexidade social.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da comunicação interna e externa, julgue os próximos itens.

Conhecer o funcionamento das redações, mesmo que isso represente apenas uma parte do trabalho jornalístico, é importante para os assessores construírem relações para sensibilização em torno das temáticas de interesse da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado
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