Questões sobre Fotografia

Uma das mais célebres agências de fotografia é, certamente, a Magnum Photos Inc. Fundada em 1947 por Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour, permanece de modo indelével na história do fotojornalismo. Vários acontecimentos foram registrados pelas lentes dos reconhecidos fotógrafos que conseguiam conjugar jornalismo e arte. Com relação à Magnum, é correto afirmar que:
  • A. era uma cooperativa de acionários que fazia prevalecer o direito autoral das imagens como propriedade dos fotógrafos e não das publicações nas quais eram veiculadas as fotos;
  • B. apenas indivíduos de nacionalidade europeia eram admitidos como fotógrafos, pois havia o receio de que a divulgação de determinadas imagens desestabilizaria o establishment de países da Ásia, África e América Latina;
  • C. as telefotos eram transmitidas em média resolução, uma vez que a tecnologia utilizada, até os anos de 1980, não possuía a qualidade necessária para garantir a posterior impressão em jornais e revistas;
  • D. na década de 1950, todos os quatro membros fundadores morreram, o que levou o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado a assumir a agência;
  • E. o conceito de fotografia como elemento de informação jornalística passou a ser reconhecido a partir do momento em que a agência foi fundada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue os itens subsequentes. Enquanto ponto de apoio para uma página, uma fotografia constitui um elemento secundário no processo de diagramação.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Roland Barthes, ao questionar a busca do real, que, por vezes, é atribuída erroneamente à fotografia, afirma que a fotografia é

  • A. manipuladora de percepções e interpretações do real e deve ser descartada enquanto objeto de reflexão.
  • B. representativa da ficção, ao realizar um recorte da realidade a partir de um olhar subjetivo.
  • C. única e tem caráter documental de um momento que não poderá ser reproduzido.
  • D. uma ferramenta para o jornalismo que deseja apresentar ao público um retrato fiel da realidade.
  • E. objetiva e independente de cenários socioculturais, econômicos e políticos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere as proposições:

I. A fotografia, apesar de utilizada há mais de cem anos na imprensa, teve sua difusão nos primeiros tempos para arejar as páginas carregadas de texto, vindo posteriormente a ganhar importância nos veículos jornalísticos.

II. São publicações mais fáceis de transportar, além de serem impressas em papel de melhor qualidade, indo além de ser um resumo dos acontecimentos semanais.

Essas afirmações relacionam-se, respectivamente, com

  • A. o foulder e a revista.
  • B. o jornal e o foulder.
  • C. o jornal e a revista.
  • D. o foulder e o jornal.
  • E. a revista e o foulder.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue os itens de 105 a 110. O momento da sociedade capitalista em que as relações sociais passam a ser mediadas por imagens, que não são autênticas e não representam a realidade, mas a projetam, recebeu o nome de “sociedade do consumo”.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue os itens de 105 a 110. A função social da imagem fotográfica refere‐se a seu apoio à ciência e a registro histórico, o que nega à fotografia sua função enquanto expressão artística.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue os itens de 105 a 110. A função representativa da imagem, de tornar presente o ausente, como uma prática mágica, é amplamente exercida pelo cinema, pela televisão, pela propaganda, pela moda e pela Internet, entre outros.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue os itens de 105 a 110. A natureza indicial da fotografia, ou seja, o vínculo físico entre o referente e a foto, leva à credibilidade e à veracidade dessa reprodução técnica, características que, em parte, justificam seu uso pelo jornalismo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue os itens de 105 a 110. O fotojornalismo é influenciado pelos valores de informação, atualidade e relevância da imagem, não se valendo, assim, da fotografia documental, entendida como artística, por buscar fenômenos mais estruturais que conjunturais noticiosos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A fotografia é uma ferramenta fundamental ao profissional da comunicação. É por meio dela que muitas informações conseguem ser repassadas ao público. Para que a fotografia atinja esse objetivo, ela precisa enquadrar o espaço da realidade visível e destacar o que é mais importante no espaço em questão. Isso é realizado através dos planos. Sobre os planos e enquadramentos de uma fotografia, é correto afirmar que
  • A. o plano médio é mais fechado e distingue a própria ação por inteira e sem intervenientes.
  • B. o grande plano é considerado fundamental para relacionar objetos a sujeitos inteiros, aproximando o fotógrafo da imagem completa.
  • C. o plano geral é aberto e informativo, servindo principalmente para situar o leitor sobre a localização correta da paisagem.
  • D. o plano conjunto destaca particularidades, como rostos e objetos aproximados, sendo utilizado para detalhar questões informativas.
  • E. o plano americano é muito fechado e é um dos mais utilizados no fotojornalismo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: