Questões sobre Conceitos Fundamentais

A respeito das novas tecnologias e da globalização da informação, assinale a alternativa correta.
  • A. Agregador de notícia é um aparelho que permite a busca de conteúdos em diversas fontes digitais sem que o usuário tenha de acessar aquelas fontes.
  • B. A distribuição de podcasts de áudio é feita por agregadores, como iTunes, Spotify e Wecast.
  • C. O fato de o consumidor de notícias poder ser também o produtor desse conteúdo não representa ameaças ou mudanças na cultura jornalística, por esta se encontrar devidamente estruturada nas academias e faculdades.
  • D. A internet demonstra que a objetividade é um valor absoluto no jornalismo, mesmo inserida em um sistema complexo de múltiplas diferenças.
  • E. A elaboração de textos noticiosos é um dos empregos não ameaçados pelo avanço da inteligência artificial.
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Considere:

I. Quanto maior for a celebridade ou importância hierárquica dos indivíduos envolvidos no acontecimento maior será o valornotícia.

II. Acontecimentos visíveis ou tangíveis têm mais valor-notícia.

III. Facilidade para fazer a cobertura do acontecimento. Análise dos meios e custos que a cobertura exige.

IV. O jornalista insere novidades num contexto ou numa história já conhecida para facilitar a compreensão pelo público.

As definições de valores-notícia acima descritas, de acordo com Nelson Traquina, equivalem, respectivamente, a

  • A. personalização, notabilidade, disponibilidade e simplificação.
  • B. personalização, tangibilidade, simplificação e consonância.
  • C. amplificação, consonância, simplificação e novidade.
  • D. notoriedade, visibilidade, simplificação e novidade.
  • E. notoriedade, notabilidade, disponibilidade e consonância.
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Considere:

Avalie as proposições abaixo:

I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.

II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa, dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.

III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade, como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.
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Em sua obra Arte Retórica, Aristóteles estabelece a separação entre ciência e ética, bem como elabora uma proposta de como se realizar construções discursivas. Nesse trabalho, o autor analisa os meios possíveis para atingir o objetivo da retórica, que é a
  • A. ludibriação.
  • B. persuasão.
  • C. exposição.
  • D. politização.
  • E. compatibilização.
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José Marques de Melo defende em Teorias da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos (Vozes, 1998) que ciências da informação é uma terminologia mais adequada do que ciências da comunicação, pois a primeira assume um sentido homogêneo, enquanto a segunda pode tratar até mesmo de processos alheios a essa área do conhecimento. O verbete comunicação pode descrever, por exemplo, meios de transporte. No entanto, mesmo tomando o sentido fundamental dos processos eminentemente comunicacionais, a terminologia Ciências da Informação se justifica nessa perspectiva também porque
  • A. a informação é o elemento fundamental, sem a qual o próprio processo de comunicação inexiste.
  • B. com a informática e a internet, não é possível analisar a comunicação sem considerar as características das tecnologias da informação.
  • C. informação e comunicação, embora guardem interdependência entre si, são conceitos delimitados e separados temporalmente entre os séculos XX e XXI.
  • D. o termo comunicação torna tal área estanque e impenetrável aos estudos da informação e dos meios digitais.
  • E. o termo informação é mais adequado aos estudos de processos envolvendo grandes quantidades de dados (big data, data mining etc.)
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Considere:

Na perspectiva de Pulitzer, um dos demiurgos do modelo praticado no século XX, o jornalismo consiste em uma atividade que visa essencialmente a

  • A. organizar a turba.
  • B. defender o livre mercado.
  • C. atacar os governos.
  • D. combater a corrupção.
  • E. preservar a república.
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O economista brasileiro Celso Furtado foi um dos grandes defensores da dimensão cultural como parte fundante do desenvolvimento de uma nação. Seu pensamento, nesse aspecto, é
  • A. uma aplicação, no contexto brasileiro, das recomendações vigentes no Banco Mundial desde a sua criação nos anos 1940.
  • B. fundamental para a discussão contemporânea, ao destacar o papel da criatividade para a economia.
  • C. resultado do seu estudo sistemático da relação entre cultura e desenvolvimento nos países desenvolvidos, em especial nos europeus.
  • D. colocado em prática com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE – em 1959.
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Na avaliação do produtor cultural Rômulo Avelar, “a cultura brasileira vive a era dos editais, que, por um lado, torna mais democrático o acesso aos recursos, mas que, por outro, cria novos desafios para artistas, produtores e gestores. Cada vez que um empreendedor busca recursos públicos para a realização de um projeto, traz no ‘pacote’ pesadas obrigações, materializadas na forma de prestações de contas repletas de armadilhas”.

Fonte: AVELAR, Romulo. Elementos de gestão dos empreendimentos culturais. In: Curso de formação de gestores públicos e agentes culturais. Disponível em http://www.cultura.rj.gov.br/curso-gestores-agentes/textos/elementosgestcultural.pdf. Acesso em 01.09.2018

Diante dessa realidade, é correto afirmar que

  • A. ainda há espaço para improvisos no que diz respeito ao planejamento, gestão e avaliação de projetos e programas culturais.
  • B. basta ser um grande criador para prescindir de lidar com as engrenagens da política pública de cultura, seja federal, estadual ou municipal.
  • C. a saída é apostar no trabalho coletivo, envolvendo habilidades criativas e técnicas, além de capacidade de planejamento, gestão, produção, elaboração de projetos e comunicação e conhecimentos jurídicos.
  • D. a sustentabilidade de um programa cultural não virá da excelência no plano artístico, mas do estabelecimento de parcerias com bons profissionais de diversas áreas tais como administração, comunicação, direito etc.
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A cultura de massa está ligada ao conceito de indústria cultural capitalista. Isso significa que
  • A. ao misturar a arte, política, religião e filosofia com mensagens comerciais, os meios de comunicação transformaram as informações em um comércio.
  • B. a cultura é confundida com a publicidade porque ela faz parte de uma elite produzida com a ideologia voltada ao lucro.
  • C. a indústria cultural consegue destacar o papel da cultura com os consumidores, ou seja, possibilitar ao público em geral uma cultura desenvolvida de e para a massa.
  • D. a cultura de massa é considerada decisiva no sistema econômico porque ela não estabiliza a demanda de bens mediante a manipulação dos consumidores.
  • E. a indústria cultural determina a importância do conteúdo do bom gosto para a estabilidade dos membros da elite comercial e econômica.
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Essas características relacionadas ao processo de comunicação correspondem à teoria

  • A. hipodérmica.
  • B. funcionalista.
  • C. marxista.
  • D. culturológica.
  • E. estruturalista.
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