Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. Agregador de notícia é um aparelho que permite a busca de conteúdos em diversas fontes digitais sem que o usuário tenha de acessar aquelas fontes.
- B. A distribuição de podcasts de áudio é feita por agregadores, como iTunes, Spotify e Wecast.
- C. O fato de o consumidor de notícias poder ser também o produtor desse conteúdo não representa ameaças ou mudanças na cultura jornalística, por esta se encontrar devidamente estruturada nas academias e faculdades.
- D. A internet demonstra que a objetividade é um valor absoluto no jornalismo, mesmo inserida em um sistema complexo de múltiplas diferenças.
- E. A elaboração de textos noticiosos é um dos empregos não ameaçados pelo avanço da inteligência artificial.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) - Analista Legislativo
Considere:
I. Quanto maior for a celebridade ou importância hierárquica dos indivíduos envolvidos no acontecimento maior será o valornotícia.
II. Acontecimentos visíveis ou tangíveis têm mais valor-notícia.
III. Facilidade para fazer a cobertura do acontecimento. Análise dos meios e custos que a cobertura exige.
IV. O jornalista insere novidades num contexto ou numa história já conhecida para facilitar a compreensão pelo público.
As definições de valores-notícia acima descritas, de acordo com Nelson Traquina, equivalem, respectivamente, a
- A. personalização, notabilidade, disponibilidade e simplificação.
- B. personalização, tangibilidade, simplificação e consonância.
- C. amplificação, consonância, simplificação e novidade.
- D. notoriedade, visibilidade, simplificação e novidade.
- E. notoriedade, notabilidade, disponibilidade e consonância.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) - Analista Legislativo
Considere:
Avalie as proposições abaixo:
I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.
II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa, dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.
III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade, como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.
Está correto o que se afirma em
- A. I e III, apenas.
- B. I, apenas.
- C. II, apenas.
- D. I e II, apenas.
- E. I, II e III.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) - Analista Legislativo
- A. ludibriação.
- B. persuasão.
- C. exposição.
- D. politização.
- E. compatibilização.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) - Analista Legislativo
- A. a informação é o elemento fundamental, sem a qual o próprio processo de comunicação inexiste.
- B. com a informática e a internet, não é possível analisar a comunicação sem considerar as características das tecnologias da informação.
- C. informação e comunicação, embora guardem interdependência entre si, são conceitos delimitados e separados temporalmente entre os séculos XX e XXI.
- D. o termo comunicação torna tal área estanque e impenetrável aos estudos da informação e dos meios digitais.
- E. o termo informação é mais adequado aos estudos de processos envolvendo grandes quantidades de dados (big data, data mining etc.)
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) - Analista Legislativo
Considere:
Na perspectiva de Pulitzer, um dos demiurgos do modelo praticado no século XX, o jornalismo consiste em uma atividade que visa essencialmente a
- A. organizar a turba.
- B. defender o livre mercado.
- C. atacar os governos.
- D. combater a corrupção.
- E. preservar a república.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Cultura - CE (SECULT/CE) - Analista de Cultura
- A. uma aplicação, no contexto brasileiro, das recomendações vigentes no Banco Mundial desde a sua criação nos anos 1940.
- B. fundamental para a discussão contemporânea, ao destacar o papel da criatividade para a economia.
- C. resultado do seu estudo sistemático da relação entre cultura e desenvolvimento nos países desenvolvidos, em especial nos europeus.
- D. colocado em prática com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE – em 1959.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2018 - Secretaria da Cultura - CE (SECULT/CE) - Analista de Cultura
Na avaliação do produtor cultural Rômulo Avelar, “a cultura brasileira vive a era dos editais, que, por um lado, torna mais democrático o acesso aos recursos, mas que, por outro, cria novos desafios para artistas, produtores e gestores. Cada vez que um empreendedor busca recursos públicos para a realização de um projeto, traz no ‘pacote’ pesadas obrigações, materializadas na forma de prestações de contas repletas de armadilhas”.
Fonte: AVELAR, Romulo. Elementos de gestão dos empreendimentos culturais. In: Curso de formação de gestores públicos e agentes culturais. Disponível em http://www.cultura.rj.gov.br/curso-gestores-agentes/textos/elementosgestcultural.pdf. Acesso em 01.09.2018
Diante dessa realidade, é correto afirmar que
- A. ainda há espaço para improvisos no que diz respeito ao planejamento, gestão e avaliação de projetos e programas culturais.
- B. basta ser um grande criador para prescindir de lidar com as engrenagens da política pública de cultura, seja federal, estadual ou municipal.
- C. a saída é apostar no trabalho coletivo, envolvendo habilidades criativas e técnicas, além de capacidade de planejamento, gestão, produção, elaboração de projetos e comunicação e conhecimentos jurídicos.
- D. a sustentabilidade de um programa cultural não virá da excelência no plano artístico, mas do estabelecimento de parcerias com bons profissionais de diversas áreas tais como administração, comunicação, direito etc.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2018 - Secretaria de Estado de Comunicação - PA (SECOM/PA) - Jornalista
- A. ao misturar a arte, política, religião e filosofia com mensagens comerciais, os meios de comunicação transformaram as informações em um comércio.
- B. a cultura é confundida com a publicidade porque ela faz parte de uma elite produzida com a ideologia voltada ao lucro.
- C. a indústria cultural consegue destacar o papel da cultura com os consumidores, ou seja, possibilitar ao público em geral uma cultura desenvolvida de e para a massa.
- D. a cultura de massa é considerada decisiva no sistema econômico porque ela não estabiliza a demanda de bens mediante a manipulação dos consumidores.
- E. a indústria cultural determina a importância do conteúdo do bom gosto para a estabilidade dos membros da elite comercial e econômica.
Comunicação Social - Conceitos Fundamentais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2018 - Câmara de Itaquaquecetuba - SP - Jornalista
Essas características relacionadas ao processo de comunicação correspondem à teoria
- A. hipodérmica.
- B. funcionalista.
- C. marxista.
- D. culturológica.
- E. estruturalista.