Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. é considerado um bom diagramador aquele profissional que evita contrastes e assimetrias.
- B. é sinônimo do projeto gráfico de uma publicação.
- C. a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página é feita tendo como referência a hierarquia das informações traçadas pelo editor.
- D. ela atribui um novo projeto gráfico para cada edição de uma publicação.
- E. ela é a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página, sendo oriunda e restrita ao universo dos impressos.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Assembléia Legislativa - GO - Analista Legislativo
- A. Na preparação de originais, o diagramador realiza uma cautelosa leitura do texto, a fim de perceber deslizes de lógica e clareza do autor.
- B. Observar itens como sintaxe, vícios de linguagem, ecos de língua estrangeira, ortografia, coerência, ambiguidade, repetição desnecessária e falsos cognatos são atribuições do revisor e não do preparador de originais.
- C. O revisor é o profissional que examina o texto quando ainda está no formato digital original, no editor Word, por exemplo. Já o preparador de originais faz a revisão final, antes de o material ir para a gráfica ou ser publicado.
- D. Cabe ao preparador de originais verificar as normas da ABNT.
- E. O conteúdo é o principal foco do preparador de originais. Cabe a ele verificar se o texto está claro e coeso, assim como se as ideias estão coesas e se há uma ordem lógica nos parágrafos.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Jornalista
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à teoria da imagem.
O cenário, os objetos que compõem a cena, o elenco, o figurino, os enquadramentos e os movimentos da câmera definem a linguagem de um produto audiovisual.- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Jornalista
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à teoria da imagem.
A imagem mental é formada a partir da visualidade mediada por equipamentos tecnológicos, como a câmera fotográfica.- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Jornalista
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à teoria da imagem.
O cinema tem como modelo a percepção natural objetiva.- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Jornalista
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a partir dos fundamentos de design da informação.
Os significados dos elementos visuais incluídos nas peças gráficas precisam ser analisados, pois podem variar conforme a sociedade e o seu contexto histórico.- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Jornalista
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a partir dos fundamentos de design da informação.
Entre os elementos que podem mudar a interpretação de uma informação, estão a falta de dados na mensagem; a falta de repertório do leitor e o contexto cultural/social diferente da mensagem vivenciada e experimentada por ele. Por isso, é necessária a realização de um estudo sobre o público-alvo, antes da produção das peças.- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (2ª edição) - Jornalista
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a partir dos fundamentos de design da informação.
Considerando-se os níveis semióticos, os problemas de reconhecimento dos elementos gráficos acontecem no nível pragmático.- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Instituto Quadrix - 2018 - Conselho Regional de Medicina - PR (CRM/PR) - Jornalista
- C. Certo
- E. Errado
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2018 - Secretaria de Estado de Comunicação - PA (SECOM/PA) - Jornalista
- A. O infográfico surgiu na comunicação, depois do século XX, com o intuito de facilitar o design da notícia, beneficiando o leitor, que passou a compreender melhor a informação.
- B. O infográfico é entendido como uma representação diagramática de dados e informações que garante a compreensão da notícia de maneira clara e objetiva.
- C. Na internet, a produção de infográficos pode incluir, também, recursos multimídia (como vídeos e áudios), a fim de estabelecer graus mais amplos de interatividade.
- D. O infográfico consegue transmitir informações textuais através de dados e referências tipográficas destinadas ao público-alvo, sem representar, de modo diagramático, os dados.
- E. O infográfico pode ser entendido como uma maneira de contextualizar um acontecimento específico através de informações relevantes e que precisam estar no texto.